Estratégia do Sicredi foi incentivar com premiações e programação  do depósito no investimento. | Divulgação
Estratégia do Sicredi foi incentivar com premiações e programação do depósito no investimento.| Foto: Divulgação

Em um ano econômico difícil, a poupança, velha conhecida dos brasileiros, chegou ao pior resultado de saques desde 1995. De acordo com o Banco Central, a saída líquida de janeiro até setembro de 2016 foi de mais de R$ 50 bilhões. Diante deste cenário, o Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,4 milhões de associados – lançou uma campanha com um desafio complexo: estimular os créditos na poupança em um ano de cenário complexo para o investimento.

Com o case “Quando vê poupou, quando vê ganhou” (vencedor na categoria serviços do Top de Marketing 2016), o Sicredi teve resultados bastante rápidos: entre junho e setembro de 2016, período em que a campanha foi veiculada, houve um crescimento de 99% no número de associados com poupança programada nas cooperativas Sicredi do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. O ticket médio nos depósitos hoje é de R$194 frente aos R$100 anteriores.

R$ 338 milhões

Valor do incremento no produto poupança até setembro trazido pela campanha “ quando vê poupou, quando vê ganhou”. A previsão inicial era de R$ 265 milhões para o ano todo.

4,5 mil

Funcionários atuam nas 350 agências do Sicredi em todo o Paraná. A instituição financeira cooperativa é referência internacional pelo modelo de atuação em sistema, e conta com mais de três milhões de associados em todo o país.

A instituição também registrou o aumento de 28,8% na captação, num montante que chegou a R$ 338 milhões, entre janeiro e outubro –ante uma média de R$ 265 milhões projetada para todo o ano de 2016. Enquanto isso, na média do mercado, as outras instituições financeiras do país perderam quase R$ 40 milhões no acumulado, cada.

“Vimos o desempenho aumentar já no primeiro mês e o retorno dos associados nos motivou”, conta o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, que enxergou na campanha, motivada pelo trabalho do Sicredi nacional, uma oportunidade de orientar e estimular os associados a pouparem mais de forma prática e fácil.

“Fizemos uma pesquisa e percebemos a necessidade de mostrar que poupar é algo que todos podem fazer. Descobrimos também que as pessoas veem o investimento como algo voltado apenas para os mais ricos”, diz Rogério de Lorenze Leal, diretor de marketing do Sicredi. Para ele, o maior ganho da campanha foi mostrar que economizar não é tão difícil quanto parece. Quando a poupança é programada, ou seja, a pessoa determina a data e o valor a ser debitado, isso se torna ainda mais fácil. “Todas as peças da campanha tiveram esse foco: mostrar que, ao programar o crédito na poupança, a pessoa fica tranquila para fazer outras coisas. Por isso, o mote era quando vê, poupou”, ressalta Leal.

Recompensa

Para estimular o hábito, o Sicredi premiou mensalmente 20 clientes com um valor de R$ 2 mil e sorteou R$ 500 mil em setembro entre todos os correntistas que depositaram pelo menos R$ 100 na poupança, em agências do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

“Conquistamos novos poupadores e melhoramos o desempenho das outras aplicações com os resultados alcançados”, completa Dasenbrock. O sucesso da ação motivou o Sicredi a prorrogar a campanha até o fim do ano.​

Para o Paraná, um estado com economia forte no agronegócio, o investimento em poupança é fundamental, já que o fundo de crédito rural está diretamente ligado aos valores administrados na cooperativa. Como produto de investimento, a poupança tem, ainda, características que beneficiam os poupadores, como isenção de tributação para pessoa física e liquidez diária. Outro ponto forte é a segurança do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), para depósitos de até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ.

Mais ganhos

O desafio agora é sustentar os números e continuar o trabalho de conscientização: em 2017, o Sicredi terá mais uma campanha com foco no agronegócio. Para além dos resultados, Rogério Leal acredita que o maior legado foi posicionar o Sicredi como uma instituição onde é possível poupar. “Nós mostramos também que todos podem ser investidores, independentemente do valor. E isso pode acontecer de forma fácil, conveniente e descomplicada”.