330 anos de Curitiba

Praia, café coado e Barigui: pesquisa revela preferências dos curitibanos

Redação
24/03/2023 11:00
Thumbnail

37% dos participantes da pesquisa citaram o Jardim Botânico como o ponto turístico que mais gostam; o MON - Museu Oscar Niemeyer foi o segundo mais lembrado (28%). | Secretaria Municipal do Meio Ambiente/Divulgação

Ser curitibano é também um estado de espírito. Implica ser e sentir-se parte da cidade, admirar suas belezas, conscientizar-se dos problemas, valorizar suas tradições e aceitar as mudanças. O curitibano é assim, tradicional, mas de olho nas inovações. Ele vive a cidade, ainda que goste muito de ficar dentro de casa.
Ao pensarmos no estereótipo do morador de Curitiba, uma série de adjetivos, hábitos e preferências invadem a mente. Em tempos de vida nas redes sociais, esse imaginário ganha proporções interestaduais e, em alguns casos, até nos tornamos meme. Diz-se, por exemplo, que para o curitibano nada se compara ao frio que faz por aqui. É só alguém reclamar do clima em alguma rede social para surgir um curitibano: “é porque você nunca veio para Curitiba”.
Brincadeiras à parte, o fato é que, sim, é comum generalizarmos comportamentos e hábitos de moradores e suas cidades. O paulistano é tido como o mais trabalhador; o carioca, o mais caloroso; já o baiano, o mais receptivo. A nossa fama – não podemos negá-la – é de que somos mais fechados e, quem sabe, até um pouco antipáticos. Mas será mesmo que os curitibanos se veem assim?
Para homenagear os 330 anos da cidade, a Gazeta do Povo realizou a segunda edição da pesquisa “Como você enxerga Curitiba?”, que buscou identificar não só os traços comuns da nossa personalidade e identidade, como também nossa relação com os espaços urbanos, gastronomia e arquitetura.
Informal e sem rigor científico, a pesquisa foi feita entre os dias 17 e 28 de fevereiro. Juntaram-se à Gazeta do Povo nessa empreitada as marcas Pinó, Bom Gourmet, HAUS, GazzConecta, Um Dois Esportes, Clube Gazeta e Tribuna do Paraná.
 Veja todas as reportagens do especial <a rel="noreferrer noopener" href="https://www.gazetadopovo.com.br/curitiba-de-todas-as-tribos/" target="_blank">Curitiba de Todas as Tribos.</a>
Veja todas as reportagens do especial <a rel="noreferrer noopener" href="https://www.gazetadopovo.com.br/curitiba-de-todas-as-tribos/" target="_blank">Curitiba de Todas as Tribos.</a>
Partindo da pesquisa, as marcas da Gazeta Jornais apresentam a segunda edição do especial Curitiba de Todas as Tribos, que lança um olhar para as tribos urbanas que compõem a capital paranaense. Dos engajados em comunidades aos que amam a gastronomia; passando pelos apaixonados por pet e pelos que enaltecem a cultura e a história da cidade. Cabe de tudo em Curitiba e a Gazeta do Povo mostra todas essas faces dos moradores em mais de 40 reportagens. Você acompanha todas aqui.
A pesquisa que traça o perfil do curitibano foi composta por 30 perguntas para tentar desvendar o que é mito e o que é verdade sobre o morador de Curitiba. A maioria dos respondentes (53%) nasceu e mora na cidade e tem entre 41 e 60 anos (42%). Confira as descobertas abaixo!
A Araucária (Pinheiro do Paraná) é o símbolo que melhor representa Curitiba para 29% dos participantes. Em segundo lugar, o ônibus expresso (28%).
A Araucária (Pinheiro do Paraná) é o símbolo que melhor representa Curitiba para 29% dos participantes. Em segundo lugar, o ônibus expresso (28%).

Reservado e inovador

A gente até tentou, mas apenas 3% marcaram a resposta “simpático” quando perguntamos qual a maior qualidade do curitibano. Se arrancar um sorriso logo de cara pode ser difícil, a explicação talvez venha da característica apontada por 46% como a mais evidente da nossa identidade: a de que somos reservados. Exigente, outra qualidade que nos é atribuída e que foi corroborada por 23% dos entrevistados, também pode ajudar a explicar essa fama.
Mas é desse comportamento mais reservado e introvertido – muitas vezes associado ao nosso clima mais frio – que faz com que nossa gente tenha um perfil mais disciplinado, qualidade mais apontada (41%) como nossa maior característica. E mais: 64% afirmaram que os curitibanos são inovadores. Não à toa, em 2022, Curitiba foi considerada como a cidade mais inteligente e conectada do país pelo ranking do Connected Smart Cities. A cidade é também celeiro de inovação e startups. São mais de 400 na cidade, segundo dados do Sebrae. Entre elas, as mais lembradas foram Ebanx (44%) e MadeiraMadeira (38%).

Cidade ecológica e seus parques

O Parque Barigui é o parque que os curitibanos mais gostam (45%) e também o local preferido para caminhadas (81%).
O Parque Barigui é o parque que os curitibanos mais gostam (45%) e também o local preferido para caminhadas (81%).
Talvez você se lembre, há alguns anos viralizou na internet uma foto de um concerto ao ar livre que mostrava que os curitibanos não pisavam na grama. O momento ficou famoso por mostrar o cuidado do cidadão com a preservação das áreas comuns. A cidade foi pioneira na reciclagem de resíduos, e mantem ações e projetos de olho na sustentabilidade ambiental. Tudo isso pode ajudar a explicar um pouco do sentimento coletivo de cuidado com a cidade. “Ser uma cidade limpa” é o maior motivo de orgulho para 58% dos curitibanos. E o título “cidade ecológica” é o que melhor define a cidade para 33% das pessoas.
Também conhecida por suas áreas verdes, a cidade passou a receber a construção de parques e áreas de lazer a partir da década de 1970, com a gestão do prefeito Jaime Lerner. Locais que hoje são referência para o lazer da cidade, como o Parque Barigui e o São Lourenço, surgiram nessa época. O Parque Barigui, aliás, é o preferido de 45% dos moradores, seguido pelo Jardim Botânico (13%). Além de espaço de lazer e de contato com a natureza, caminhar pelos parques e praças é a atividade física preferida para 32%, seguida pela academia, com 31%. Quando perguntados sobre atividades físicas em áreas de lazer da cidade, a caminhada no Parque Barigui foi apontada como o exercício predileto de 81%, seguido por corrida na canaleta de ônibus (14%).

Casa, sol e praia

Apesar de caseiro – 39% responderam que “ficar em casa” é o melhor programa para os finais de semana – o curitibano é solar. Dos respondentes, 30% preferem o verão e 46% escolheram a praia como o principal destino de viagem.
Mas, mostrando que sabemos aproveitar o melhor das quatro estações, primavera, outono e até o inverno apareceram logo na sequência, com 26%, 25% e 18%, respectivamente. Talvez porque já estamos acostumados a “ter as quatro estações no mesmo dia”, resposta à pergunta “Qual melhor definição para a cidade em relação ao clima?”, apontada por 65% dos entrevistados.

Símbolos de identidade, culturais e gastronômicos

37% dos participantes da pesquisa citaram o Jardim Botânico como o ponto turístico que mais gostam; o MON - Museu Oscar Niemeyer foi o segundo mais lembrado (28%).
37% dos participantes da pesquisa citaram o Jardim Botânico como o ponto turístico que mais gostam; o MON - Museu Oscar Niemeyer foi o segundo mais lembrado (28%).
Um dos pontos mostrados na pesquisa é como o curitibano valoriza suas tradições e símbolos. A araucária, árvore-símbolo da cidade, foi apontada como a que melhor representa Curitiba para 29% dos respondentes, desbancado o ônibus expresso (29%) que, na pesquisa de 2021 recebeu o primeiro lugar, com 28%, mostrando uma disputada acirrada. Em terceiro lugar, um símbolo da nova geração: a capivara, com 20% dos votos.
Entre os pontos turísticos da cidade, o Jardim Botânico foi o mais citado (37%), seguido pelo MON - Museu Oscar Niemeyer (27%) e Rua XV de Novembro (15%). E o que falar da nossa gastronomia e seus símbolos? O pinhão e a gasosa foram a comida e a bebida típica mais lembradas, com 34% e 42%, respectivamente.
E na cidade que já foi considerada como a capital nacional dos cafés especiais, pela efervescência de locais que torram e servem os melhores grãos de cafés, o preferido tipo de café preferido pelos curitibanos foi o café coado, com 45% dos votos, seguido pelo brasileiríssimo pingado, com 29%.
O café coado é o preferido dos curitibanos (45%), seguido pelo espresso (16,5%).
O café coado é o preferido dos curitibanos (45%), seguido pelo espresso (16,5%).
O Teatro Guaíra, palco de inúmeros concertos e peças ao longo de seus 53 anos de funcionamento, é o espaço cultural mais representativo de nossa cidade (36%), seguido pelo MON - Museu Oscar Niemeyer (26%). Quando pensamos nas figuras icônicas da nossa cidade, as mais lembradas foram o poeta Paulo Leminski e o “Oil Man”, empatados com 25% cada.
Por fim, quando questionados qual melhor presente dar para o 330º aniversário da cidade, as respostas mais populares foram: plantio de mais árvores (41%), um novo espaço cultural (26%) e um novo ponto turístico (19%). E você, caro leitor, como presentearia nossa cidade?
Confira os resultados completos da pesquisa abaixo!
Você nasceu em Curitiba?
Resultados:
  • Não nasci e nem moro em Curitiba: 5%
  • Nasci e moro na cidade: 53%
  • Nasci em Curitiba, mas não moro mais na cidade: 6%
  • Nasci em outra cidade, mas moro em Curitiba: 36%
Qual sua idade?
Resultados:
  • 60 anos ou mais: 22%
  • Até 21 anos: 4%
  • De 21 a 40 anos: 31%
  • De 41 a 59 anos: 43%
Qual sua atividade?
Resultados:
  • Autônomo: 20%
  • Empreendedor/Empresário: 24%
  • Estudante: 6%
  • Funcionário: 27%
  • Servidor público: 23%
Qual a característica mais marcante do curitibano?
Resultados:
  • Amigo: 3%
  • Exigente: 23%
  • Nenhuma das alternativas: 4%
  • Reservado: 46%
  • Simpático: 3%
  • Todas as alternativas: 21%
Qual sua estação do ano favorita?
Resultado:
  • Inverno: 19%
  • Outono: 25%
  • Primavera: 26%
  • Verão: 30%
Qual melhor definição para a cidade em relação ao clima?
Resultados:
  • A capital mais fria do país: 17%
  • A cidade onde o sol menos aparece: 13%
  • A cidade que tem todas as estações em um mesmo dia: 65%
  • O outono mais famoso do país: 5%
Qual título representa melhor a Curitiba de 2023?
Resultados:
  • Cidade da arquitetura e do design: 9%
  • Cidade da cultura: 15%
  • Cidade da gastronomia: 17%
  • Cidade da inovação: 26%
  • Cidade ecológica: 33%
Entre as opções abaixo, qual melhor representa Curitiba?
Resultados:
  • Araucárias (Pinheiro do Paraná): 29%
  • Capivara: 20%
  • Ipês coloridos: 10%
  • Ônibus expresso: 28%
  • Relógio das Flores: 1%
  • Rua XV de novembro: 12%
Do que você mais se orgulha na cidade?
Resultados:
  • De ser uma cidade limpa: 58%
  • Do clima da cidade: 3%
  • Do jeito de ser curitibano: 11%
  • Dos parques e pontos turísticos: 28%
E entre os pontos turísticos da cidade, qual você mais gosta?
Resultados:
  • Jardim Botânico: 37%
  • MON - Museu Oscar Niemeyer: 28%
  • Ópera de Arame: 11%
  • Passeio Público: 7%
  • Relógio da Flores: 2%
  • Rua XV de novembro: 15%
Qual parque/bosque você mais gosta?
Resultados:
  • Bosque do Alemão: 6%
  • Bosque do Papa: 4%
  • Jardim Botânico: 13%
  • Parque Bacacheri: 3%
  • Parque Barigui: 45%
  • Parque Tanguá: 11%
  • Parque São Lourenço: 6%
  • Parque Tingui: 6%
  • Passeio Público: 6%
Aos fins de semana, o que você gosta de fazer?
Resultados:
  • Ficar em casa: 33%
  • Ir à casa de parentes ou amigos: 15%
  • Ir a cultos e missas: 6%
  • Ir à feirinha do Largo da Ordem: 15%
  • Ir ao parque: 24%
  • Ir ao shopping: 7%
Para onde você mais gosta de viajar?
Resultados:
  • Fora do estado: 12%
  • Fora do país: 20%
  • Interior do estado: 11%
  • Montanhas, trilhas e cachoeiras: 14%
  • Praia: 43%
Qual produto cultural você mais consome?
Resultados:
  • Cinema: 29%
  • Livro: 44%
  • Museu: 7%
  • Show: 15%
  • Teatro: 5%
Qual é a personalidade mais icônica de Curitiba?
Resultados:
  • "Oil Man": 25%
  • Ary Fontoura: 7%
  • Dalton Trevisan: 11%
  • Helena Kolody: 3%
  • Paulo Leminski: 25%
  • Poty Lazzarotto: 23%
  • Outros: 6%
Qual tipo de comida você mais gosta?
Resultados:
  • Carnes: 30%
  • Lanches (pizza, hambúrguer, cachorro-quente): 17%
  • Massas: 29%
  • Pratos mais elaborados: 17%
  • Um bom PF: 7%
Qual comida é a cara do curitibano?
Resultados:
  • Carne de onça: 31%
  • Chineque: 8%
  • Pão com bolinho: 11%
  • Pastel de feira: 14%
  • Pinhão: 34%
  • Rollmops: 2%
Qual bebida representa o curitibano?
Resultados:
  • Cerveja artesanal: 20%
  • Gasosa: 42%
  • Mate: 9%
  • Quentão: 18%
  • Vinhos de Santa Felicidade: 11%
Qual café é a cara do curitibano?
Resultados:
  • Capuccino: 9%
  • Coado/passado: 45%
  • Espresso: 17%
  • Pingado: 29%
Qual desses lugares você mais gosta de frequentar?
Resultados:
  • Feiras livres diurnas e noturnas: 20%
  • Feirinhas gastronômicas: 16%
  • Festivais gastronômicos: 10%
  • Mercado Municipal: 33%
  • Praças de alimentação: 6%
  • Supermercados: 15%
Como é sua alimentação?
Resultados:
  • Como carne: 84,7%
  • Flexitariana (consumo reduzido de alimentos de origem animal): 12%
  • Vegana: 0,4
  • Vegetariana: 3%
Qual estilo de moradia mais representa o curitibano?
Resultados:
  • Apartamento: 32%
  • Casa de rua: 26%
  • Casa em condomínio: 14%
  • Sobrado: 28%
Qual lugar você acha a cara da cultura curitibana?
Resultados:
  • Biblioteca Pública do Paraná: 5%
  • Cine Passeio: 3%
  • Cinemateca: 1%
  • Largo da Ordem: 32%
  • Museu Oscar Niemeyer: 26%
  • Teatro Guaíra: 33%
Entre as construções históricas de Curitiba, qual a sua preferida?
Resultados:
  • Castelinho do Batel: 13%
  • Paço da Liberdade: 25%
  • Palacete dos Leões: 5%
  • Prédio histórico da UFPR (Praça Santos Andrade): 46%
  • Teatro Paiol: 11%
Qual dessas empresas melhor representa o ecossistema de inovação de Curitiba?
Resultados:
  • Contabilizei: 9%
  • Ebanx: 44%
  • MadeiraMadeira: 39%
  • Olist: 6%
  • Pipefy: 2%
Você acredita que o curitibano é inovador?
Resultados:
  • Não: 9%
  • Sim: 65%
  • Talvez: 26%
Qual característica empreendedora você acredita que o curitibano mais tem?
Resultados:
  • Capacidade de colaboração e trabalho em equipe: 6%
  • Criatividade: 18%
  • Disciplina: 41%
  • Inovação: 20%
  • Resiliência: 15%
Onde você prefere fazer exercícios?
Resultados:
  • Em casa: 8%
  • Não pratico exercícios: 14%
  • Nas academias: 32%
  • Nas pistas de caminhada/ciclovia: 14%
  • Nos parques e praças da cidade: 32%
Qual dessas atividades/exercícios você mais gosta de praticar?
Resultados:
  • Basquete nas quadras públicas: 4%
  • Caminhada pelo parque Barigui: 81%
  • Corrida na canaleta do ônibus: 13%
  • Skate na praça Afonso Botelho: 2%
Qual é a sua principal reclamação de saúde?
Resultados:
  • Sinusite: 12%
  • Rinite: 41%
  • No verão, nada: 43%
  • Faringite: 4%