Projeto Fazenda Urbana conquistou o prêmio nacional de design em inovação e bem-estar.
Projeto Fazenda Urbana conquistou o prêmio nacional de design em inovação e bem-estar.| Foto: Daniel Castellano/SMCS

O aniversário de Curitiba sugere um momento de reflexão sobre os caminhos trilhados ao longo de 329 anos e que vão além da “capital sustentável” – a cidade é conhecida por iniciativas que vão desde a separação de lixo muito antes do assunto ser pauta global - e soluções em integração de transporte urbano. Porém, existem muito mais motivos para comemorar, entre os quais o reconhecimento internacional como um dos principais polos de design do país.

A professora de Design da Educação do UniCuritiba, Waleska Pacheco, o design vai além da “experiência estética”, o que significa a promoção da melhor experiência ao usuário considerando funcionalidade e usabilidade, por exemplo.

Certificados para reverenciar esta condição não faltam. Em 2014, por exemplo, Curitiba recebeu o título de Cidade do Design da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A cidade também conquistou o direito de usar o selo “Curitiba Cidade do Design” da Unesco. Ao lado da capital paranaense, figuram nesse panteão cidades como Buenos Aires (Argentina), Nagoya (Japão), Shenzhen (China), Shangai (China), Bilbao (Espanha) e Graz (Áustria).

FAZENDA URBANA

Em 2021, mesmo durante a pandemia, Curitiba saiu à frente e recebeu o Design for a Better World Award (DFBW Award) com o Projeto Fazenda Urbana da Prefeitura Municipal de Curitiba. O prêmio valoriza iniciativas que impactam de forma positiva a sociedade em busca de um mundo melhor e que são direcionadas para o bem-estar da população, indo além do universo usual do design.

A iniciativa Design for a Better World é uma criação do Centro Brasil Design (CBD), um hub nascido em Curitiba cuja missão é inspirar, informar e estabelecer conexões que promovam impacto positivo nos negócios, utilizando o design e a inovação como drivers estratégicos. Desde 2018, o hub é signatário do Pacto Global da ONU e vem compartilhando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Como sede do Centro Brasil Design (CBD), a capital paranaense atrai a atenção internacional dos mais prestigiados escritórios. Além disso, através do CBD, a cidade é a representante nacional de uma das mais relevantes premiações de design mundial, o iF DESIGN.

EXPERIÊNCIA ESTÉTICA

A professora Waleska Pacheco destaca que o perfil da cidade é compatível com essas ações e iniciativas. “Curitiba é uma cidade que respira criatividade, promove e fornece todas as ferramentas para o design se desenvolver e acontecer”, enfatiza.

<a href="https://www.ayoshii.com.br/" target="_blank" rel="noreferrer noopener" aria-label="As diversas tribos que presenteiam Curitiba em seus 329 anos. (abre numa nova aba)">As diversas tribos que presenteiam Curitiba em seus 329 anos.</a>
As diversas tribos que presenteiam Curitiba em seus 329 anos.

Para ela, “a confluência de iniciativas públicas e profissionais levou ao desenvolvimento da disciplina (Design) com especificidades variadas”, explica, citando desde o desenvolvimento do Design generalista até a formação de áreas específicas de jogos, moda, design de educação, interface gráfico de produtos, entre outros.

Essa condição única mantém a capital à frente de muitas localidades: “tanto que Curitiba foi nomeada e reconhecida pela própria Unesco como uma das cidades criativas e cidade do design, justamente por termos um campo grande de inovação e consumo, grandes escritórios internacionais, indústrias, grandes museus. Tudo isso, enfim, favorece a condição de Curitiba ser conhecida como a capital do design.”