Campanha Fatura Solidária: Copel reverte recurso para combater os efeitos da pandemia.| Foto: Divulgação
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Mais de 1,5 milhão de consumidores já aderiram à versão digital da fatura da Copel. Desde o início da pandemia de Covid-19, há dois anos, a empresa recebeu mais de 500 mil pedidos para alterar a forma de entrega da fatura para o formato digital, um aumento de 50% nos domicílios que adotam esta opção. Além de ser uma forma mais prática e sustentável de monitorar a conta de energia elétrica, a companhia também transformou a iniciativa em uma campanha de solidariedade no Paraná, com a Fatura Solidária.

Atualmente, mais de 30% dos clientes da concessionária de energia já aderiram à fatura digital. Em Curitiba, a adesão é proporcionalmente ainda maior: são 48% dos domicílios, num total de 412 mil unidades consumidoras. Quem não utiliza e-mail pode cadastrar o recebimento da conta por mensagem de texto (SMS).

FATURA SOLIDÁRIA

Com a campanha Fatura Solidária, quem faz a adesão ao formato ajuda a combater os efeitos da pandemia no Estado. Desde maio de 2020, a Copel destinou R$1,7 milhão para o combate dos efeitos da pandemia no Paraná. O recurso foi somado aos R$ 5 milhões doados pela empresa no início da ação e investido na compra de equipamentos médicos e hospitalares para os hospitais e profissionais da saúde do Paraná. Foram adquiridos 200 mil kits para testes, 1,2 milhão de máscaras e 21 respiradores e ventiladores de UTI.

O superintendente comercial da Copel, João Acyr Bonat Junior, destaca que, além dos benefícios decorrentes da campanha Fatura Solidária, há ainda as vantagens para o meio ambiente com a redução de uso do papel. Ele ressalta que a fatura digital pode ser armazenada da mesma forma e serve como comprovante de endereço.

A psicóloga e professora universitária Adriane Wollmann diz que optou pela fatura digital há um ano, quando mudou de endereço, e já aproveitou para cadastrar a conta em débito automático. “Além da questão ambiental, é a sustentabilidade da minha memória. Minha rotina é muito agitada e, se não for dessa forma, eu esqueço de pagar”, brinca.

Adriane, que diz ter 100% das contas fixas cadastradas, entende que esse processo de digitalização é um “caminho sem volta”. “É tudo muito prático, eficiente e eu nunca tive nenhum contratempo”, destaca.

As diversas tribos que presenteiam Curitiba em seus 329 anos.

CAMPANHA

A cada residência que faz a adesão à fatura digital, a Copel doa R$ 2 para a Campanha Fatura Solidária. Além disso, outros R$ 3 são doados para cada cadastro de conta em débito automático.

A adesão à fatura digital pode ser feita no site da Copel ou pelo aplicativo, disponível gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e App Store. Tanto o site quanto o aplicativo foram reformulados recentemente e estão ainda mais fáceis de navegar.

Os consumidores que quiserem efetuar o cadastro da conta em débito automático podem recorrer aos canais virtuais de atendimento. No Banco do Brasil, é preciso informar o número do convênio: 13896. Além disso, é importante confirmar com o banco se a adesão foi concretizada e acompanhar os débitos mensalmente.