Toyota Corolla Cross no Largo da Ordem, em Curitiba| Foto: Rodolfo Buhrer
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Pioneira na tecnologia de carros híbridos pelo mundo, a Toyota vem fazendo história no mercado brasileiro. O lançamento recente do Corolla Cross consolida o domínio da marca japonesa nas vendas de veículos que combinam o motor convencional ao elétrico.

O SUV médio-compacto divide o showroom com Corolla Hybrid e RAV4 Hybrid, assumindo de vez o protagonismo desse movimento e carimbando que o automóvel híbrido não é o futuro, mas sim o presente nas ruas do país.

Essa referência da Toyota é ainda mais valorizada por ser a única a oferecer um propulsor híbrido flex, que também pode ser abastecido com gasolina e etanol.

Corolla Cross é mais uma carro híbrido no showroom da Toyota no Brasil.| Foto: Rodolfo Buhrer

Toyota domina 80% do mercado híbrido no Brasil

O pontapé da Toyota no Brasil com a tecnologia começou em 2013, com o Prius. Até março de 2021, a fabricante já havia emplacado cerca de 28 mil carros híbridos. É um número muito expressivo, uma vez que no mesmo período foram vendidos no país 47 mil carros entre híbridos e elétricos, segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). Ou seja, a Toyota abocanhou quase 60% desse mercado nos últimos 8 anos.

Só em 2020 a marca japonesa foi responsável por mais de 80 % dos veículos vendidos no segmento de “veículos verdes”, como é conhecido.

“A Toyota realmente largou na frente com a opção híbrida, afinal há anos possui o Prius, que já nasceu híbrido, e com garantia comprovada da tecnologia”, salienta Moacir Cossia, diretor-presidente do Grupo Sulpar, com lojas em Curitiba e Paranaguá, no Paraná.

O RAV4 é vendido no Brasil somente com motorização híbrida.| Foto: Rodolfo Buhrer

O executivo ressalta que há uma movimentação mundial muito forte na eletrificação da motorização dos automóveis. E, o Brasil começa a fazer parte desse processo.

“Para a Toyota, o mercado brasileiro de híbridos já é uma realidade, com quatro modelos. O Corolla e o RAV4 híbridos estão indo muito bem nas vendas. Na Sulpar, às vezes, tem até fila de espera. E o Cross seguirá o mesmo caminho, dada a intensa procura pelo modelo com motor 1.8 híbrido flex”, destaca.

Vale ressaltar que a importação do Prius do Japão está paralisada desde o ano passado devido à disparada do dólar e o sucesso do Corolla híbrido, feito em Indaiatuba (SP).

Toyota Corolla Hybrid de test drive da concessionária Sulpar.| Foto: Rodolfo Buhrer

Corolla e RAV4 dominam ranking de híbridos

Os números nacionais confirmam o otimismo do diretor do grupo paranaense. Das dez versões de carros eletrificados mais comercializadas no Brasil em 2020, as seis primeiras ostentam o logotipo Toyota, conforme dados da ABVE.

O Corolla Hybrid é o campeão da lista, seguido logo pelo RAV4, que só está disponível na motorização híbrida. Em breve o Cross deve ocupar esse pódio, com previsão de fechar o ano no lugar mais alto.

Com o sucesso do Prius, a Toyota percebeu que era hora de investir pesado no segmento eletrificado. Hoje, o Corolla Hybrid responde por 30% da produção e das vendas do sedã. Já para o Cross, essa proporção híbrida sobe para 40%.

Corolla Cross Hybrid é uma opção para quem busca economia de consumo entre os SUVs.| Foto: Rodolfo Buhrer

“A produção local consolida a motorização híbrida em solo brasileiro e a tendência a partir de agora é que este propulsor ganhe espaço nos próximos lançamentos da marca e na participação nos atuais modelos”, salienta Moacir.

O executivo enfatiza que essa possibilidade de o consumidor poder escolher entre a tecnologia que mais lhe agrada é o diferencial da Toyota.

“Ao invés de querer criar uma demanda, as marcas devem sempre estar atentos às novas tecnologias, mas sempre respeitando a velocidade dos consumidores em querer ou não migrar para novas experiências”, observa.

Híbridos da Toyota não precisam de tomada

Interior do Corolla Cross Hybrid, que traz painel digital e multimídia flutuante.| Foto: Rodolfo Buhrer

O diretor da Sulpar revela que a concessionária teve bastante dificuldade no início para divulgar a tecnologia usada pela Toyota, pois havia confusão sobre a forma de carregamento da bateria elétrica. Além disso, o Prius era um carro importado e desconhecido no mercado nacional.

De acordo com Moacir, a importação do novo RAV híbrido, modelo já bastante familiar do brasileiro, e da fabricação nacional da versão híbrida do Corolla sedã, a procura e a curiosidade pelo novo conceito deu um salto.

“Agora, com o Corolla Cross, temos tido uma procura cada vez maior, já com relatos positivos de clientes que adquiriram as versões híbridas”, afirma.

Os veículos híbridos da Toyota não são plug-in, ou seja, não há a necessidade da recarga das baterias em tomadas. O sistema é regenerativo e alimentado pela energia produzida durante as frenagens e desacelerações, e que também é fornecida pelo motor a combustão.

Isso desonera gasto com eletricidade doméstica e o uso de recarregadores portáteis ou instalação de estação de recarga residencial.

Toyota RAV4 no showroom da concessionária Sulpar, em Curitiba.| Foto: Rodolfo Buhrer

“Explicamos para os clientes que o veículo se autocarrega por meio do próprio motor a combustão. Já o sistema de freios regenerativos faz com que a energia dissipada alimente as baterias. Há ainda o aproveitamento da energia gerada pela desaceleração do carro ao tirar o pé do acelerador.”

Luís Carlos Júnior, gerente de Pós-Venda da Toyota Sulpar

Manutenção do híbrido é similar ao convencional

Há ainda outros fatores que motivam o cliente a buscar cada vez mais a configuração que mescla o motor a gasolina e etanol com o elétrico.

O fato de ter modelo “quase” exclusivo, mais adequado com as questões ambientais e enorme economia de combustível. Corolla e Cross híbridos passam fácil dos 17km/l na cidade, com o motor 1.8 híbrido flex, de 123 cavalos de potência combinada, conectado ao câmbio automático do tipo CVT.

Corolla Hybrid, o carro híbrido mais vendido no Brasil.| Foto: Rodolfo Buhrer

E também por entregar mais conforto na condução mais silenciosa – no modelo elétrico, o nível de ruído que entra na cabine é praticamente zero.

Em relação ao plano de manutenção, o custo da revisão é similar ao do modelo flex. O único componente que se destoa entre as motorizações é o filtro de ar da bateria híbrida.

“Os demais componentes são exatamente iguais aos do veículo com propulsor convencional. Isso é outro diferencial pelo histórico de valores baixos de manutenção dos veículos Toyota”, frisa Luís Carlos Júnior, gerente de Pós-Venda da Toyota Sulpar.

Outro motivo que explicam a força da Toyota no país entre os eletrificados é o fato de o Corolla sedã ser o híbrido mais acessível hoje no mercado – parte de R$ 149 mil. Já o Corolla Cross Hybrid começa em R$ 173 mil, enquanto o RAV Hybrid, em R$ 246 mil.

Toyota Corolla Cross no Largo da Ordem, em Curitiba.| Foto: Rodolfo Buhrer

Além disso, a garantia para a propulsão elétrico é de oito anos, o que gera mais confiança no produto, aliado aos cinco anos de garantia de fábrica dos modelos Toyota produzidos a partir de 2020.

“Curitiba é conhecida como a capital ecológica do país e a nossa população tem total ciência da importância da preservação do meio ambiente. A Sulpar detém certificação ambiental. Isso casa perfeitamente à oferta de veículos híbridos com a proposta da cidade e da sua população com a da Sulpar”, finaliza Moacir Cossia.

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