Novo Kia Cerato na região do Largo da Ordem, em Curitiba| Foto: Rodolfo Buhrer/ La Imagem
Ouça este conteúdo

Sabe aquele carro que mesmo lançado há um bom tempo parece que é sempre novidade, por exibir um projeto que foge ao lugar comum no mercado automotivo? É o caso da quarta geração do Kia Cerato. Ela estreou no Brasil em outubro de 2019 e ainda continua despertando olhares nas ruas.

E com o mesmo preço de entrada praticado há mais de um ano, quando foi lançado, enquanto os rivais reajustaram algumas vezes durante a pandemia (leia mais abaixo).

Fomos conferir os detalhes do modelo na Kia Sulpar, concessionária do grupo atende também as operações da Toyota em Curitiba e Paranaguá. A loja da marca sul-coreana está em novo endereço, ao lado da Toyota Sulpar, no Hauer.

Novo Kia Cerato na região do Largo da Ordem, em Curitiba,| Foto: Rodolfo Buhrer/ La Imagem

Evolução do Kia Cerato vai do visual ao motor

O novo Cerato buscou inspiração visual no Stinger GT, o fastback esportivo com cara de mau, vendido no Brasil também pela Kia Motors. O sedã médio não lembra em nada a geração anterior, seja no design, motorização, espaço e equipamentos.

O modelo é vendido sempre na motorização 2.0 flex e conectado ao câmbio automático de seis marchas. O propulsor, aliás, divide com a aparência as duas mais importantes evoluções.

Agora são 167/ 157 cv de potência e 20,6/ 19,2 kgfm de torque (etanol/ gasolina), ante o motor 1.6 de 128 cv e 16,5 kgfm do antecessor.

Kia Cerato em frente à nova loja da Kia Sulpar, em Curitiba.| Foto: Hedeson Alves/ La Imagem

Consumo

Ele vem com sistema de partida a frio por aquecimento dos injetores, o que dispensa o tanquinho de combustível. No teste de consumo do Inmetro, o Cerato obteve média de 9,9 km/l na gasolina e 7,8 km/l no etanol.

“O novo Kia Cerato está maior, mais leve e potente que o anterior. Além do seu design expressivo, conforto e tecnologia, marcam essa nova geração a motorização 2.0 com câmbio automático de 6 marchas”, destaca Wilian Takenaka, gerente de Vendas de Novos e Seminovos da Kia Sulpar, em Curitiba.

Modelo mantém o preço de lançamento

Os carros da Kia são reconhecidos por oferecer um bom nível de equipamentos sem cobrar mais caro por isso. Uma equação que se traduz em excelente custo-benefício.

Produzido no México, o Cerato é um dos sedãs médios mais baratos no Brasil. Só fica atrás do Nissan Sentra, porém, entrega 27 cavalos a mais de potência. O Kia parte de R$ 94.990 na versão EX 2.0 e chega a R$ 109.990, na SX 2.0.

Novo Kia Cerato em frente ao Teatro Guaíra, em Curitiba.| Foto: Rodolfo Buhrer/ La Imagem

A tabela inicial ainda repete a do lançamento, há quase 15 meses, enquanto o valor do topo da linha encareceu “somente” R$ 4 mil. Uma diferença mínima quando comparada aos preços praticados pelos principais concorrentes.

“Até mesmo antes das constantes altas de preços dos demais veículos nesse período de pandemia, o Cerato se mostrava com um excelente custo-benefício. Uma vez que possui itens de série que somente versões mais completas da concorrência entregam e por um valor bem superior”, diz Wilian Takenaka.

Modelo Motor Preços
Nissan Sentra 2.0 flex, de 140 cv R$ 91.090 a R$ 108.990
Kia Cerato 2.0 flex, de 167 cv R$ 94.990 a R$109.990
Honda Civic 2.0 flex, de 150 cv/ 1.5 turboflex, de 173 cv R$ 107.200 a R$ 146.500
CAOA Chery Arrizo 6 1.5 turboflex, de 150 cv R$ 108.750
Chevrolet Cruze 1.4 turboflex, de 150/ 153 cv R$ 114.800 a R$ 137.600
Toyota Corolla 2.0 flex, de 177 cv/ 1.8 híbrido flex, de 121 cv R$ 114.590 a R$ 154.390
Volkswagen Jetta 1.4 turbo, de 150 cv/ 2.0, de 230 cv R$ 136.340 a R$ 172.130

Muitos clientes cobravam uma motorização mais potente, mesmo o 1.6 sendo surpreendente. Porém, a motorização 2.0 com 167 CV veio para somar no conjunto do novo Cerato, entregando também mais tecnologia, conforto e segurança na hora de dirigir e um desempenho incrível.

Wilian Takenaka, gerente de Vendas de Novos e Seminovos da Kia Sulpar

Kia Cerato mistura elegância e esportividade

A inspiração no Stinger faz do Kia Cerato um dos sedãs médios mais bonitos do mercado.  Ele mistura detalhes esportivos na dianteira com um perfil mais elegante na traseira.

A frente tem aberturas superdimensionadas e faróis que se projetam pelas laterais. A grade “nariz de tigre” foi redesenhada, levemente reduzida e agora vem com acabamentos cromados no exterior. Já a entrada de ar inferior aumentou.

No pacote ainda estão a antena tipo tubarão, faróis de neblina com lentes de projeção, capô alongado e saída de escapamento esportiva cromada. As rodas são aro 16 nas duas versões.

Kia Cerato vem com iluminação em led e a inconfundível grade "nariz de tigre". | Foto: Rodolfo Buhrer/ La Imagem
As rodas são aro 16 nas duas versões do Cerato.| Foto: Rodolfo Buhrer/ La Imagem

Upgrade para o novo sedã

De acordo com Wilian Takenaka, o novo Cerato fez com que muitos proprietários do modelo anterior, que já era sucesso de vendas dentro da montadora sul-coreana, com mais de 66 mil unidades vendidas (desde 2009), fizessem um upgrade para a nova geração.

“E ainda trouxe novos clientes para a marca, com perfis mais jovens, que gostam do conforto de um sedã, mas não abrem mão de design, tecnologia e segurança”, salienta.

O sedã cresceu em relação à geração anterior, aumentando o espaço interno.| Foto: Rodolfo Buhrer/ La Imagem

O gerente afirma que o visual inspirado em um superesportivo trouxe ao Cerato linhas marcantes, com traços fortes e acentuados. “Um exemplo é seu farol com projetores envolvidos em luzes de led em forma de “X”, que lembram o estilo do Kia Ceed Europeu”, observa.

Um dos maiores porta-malas da categoria

O sedã cresceu em relação à geração anterior. Ficou 8 centímetros mais comprido (4,64 m) e 2 cm mais largo (1,80 m). A distância entre os eixos é de 2,70 m e a altura, 1,44 m.

Com isso o porta-malas está mais generoso. São 520 litros contra 421 l do antecessor. É o segundo mais volumoso entre os principais concorrentes do segmento.

O visual da traseira do Cerato acompanha o estilo esportivo.| Foto: Hedeson Alves/ La Imagem
Modelo Porta-malas
CAOA Chery Arrizo 6 570 l
Kia Cerato 520 l
Honda Civic 517 l
Volkswagen Jetta 510 l
Nissan Sentra 503 l
Toyota Corolla 470 l
Citroën C4 Lounge 450 l

Cerato “aprende” o estilo de condução do motorista

Durante o test drive que fizemos com uma unidade da concessionária Kia Sulpar pudemos constatar o salto de desempenho da nova geração. O sedã mostrou boa capacidade de aceleração, especialmente nas retomadas.

O motor trabalha em sintonia com a transmissão de seis marchas, de forma bem suave, sem trancos que possam incomodar. A estabilidade também passa segurança, com bom controle do balanço da carroceria em curvas.

Multimídia tem estilo flutuante.| Foto: Rodolfo Buhrer/ La Imagem

O motorista tem à disposição quatro modos de condução: econômico, esportivo, conforto e “smart”. Segundo Wilian Takenaka, o dispositivo permite escolher a melhor opção para o momento.

“No uso urbano, por exemplo, pode ser habilitado o modo econômico para o melhor consumo de combustível e a suavidade na troca de marchas. Já em trajetos mais longos, como rodovia, o modo Sport gerencia uma troca de marcha em rotação mais alta, entregando assim mais esportividade e desempenho”, explica o gerente.

No modo “smart”, o carro “aprende” a forma de conduzir da pessoa e, após o aprendizado, passa a se adaptar e a reproduzir o estilo do motorista.

Principais itens de série do Kia Cerato

Quadro de instrumentos mescla marcadores analógicos com tela digital.| Foto: Rodolfo Buhrer/ La Imagem

O Cerato vem com um bom pacote de equipamentos para brigar com as versões básicas e intermediárias da concorrência, custando bem menos.

A versão de entrada vem com painel digital, seis airbags, central multimídia com tela de 8″ flutuante, assistente de partida em rampa, câmera de ré, entre outros. A linha SX inclui ar digital de duas zonas, luzes diurnas em led, bancos com couro sintético, botão de partida, banco com aquecimento e borboletas para trocas de marcha no volante etc.

Como ocorre com quase todo o catálogo Kia, o Cerato tem garantia de cinco anos ou 100 mil quilômetros rodados, o que ocorrer primeiro.

O que traz cada versão

Kia Cerato EX 2.0

  • direção elétrica;
  • computador de bordo com tela em LCD de 3,5" e mostrador digital de velocidade;
  • luz diurna em led;
  • acendimento automático dos faróis;
  • seis airbags (frontais, laterais e de cortina);
  • painel com revestimento soft touch;
  • sistema multimídia com tela flutuante de 8”, com comando de voz e pareamento do celular com tecnologia Android Auto e Apple CarPlay;
  • câmera de ré;
  • console central com 3 portas USB para carregamento de energia, tomada 12V e entrada auxiliar;
  • assistente de partida em rampas;
  • quatro modos de condução;
  • controles de estabilidade e de tração;
  • volante e alavanca do câmbio revestidos de couro;
  • volante multifuncional, com ajuste de altura e profundidade;
  • sensor de pressão dos pneus;
  • piloto automático;
  • modo econômico, conforto e esportivo de condução;
  • rodas de liga aro 16;
  • escapamento com ponteira cromada;
  • grade dianteira com detalhes cromados;
  • faróis de neblina;
  • Isofix para cadeira infantil;
  • destravamento das portas em caso de colisão;
  • coluna de direção com ajuste em altura e profundidade.
Quadro de instrumentos mescla marcadores analógicos com tela digital.| Foto: Rodolfo Buhrer/ La Imagem

Kia Cerato SX 2.0

Acrescenta

  • chave presencial (abre e fecha as portas com a chave no bolso);
  • partida por botão e abertura do porta-malas à distância;
  • ar-condicionado digital de duas zonas com saída para o banco traseiro;
  • bancos em couro sintético;
  • bancos dianteiros com aquecimento;
  • retrovisores externos com rebatimento elétrico, aquecimento e setas em led integradas;
  • retrovisor interno antiofuscante;
  • modo “smart” de condução;
  • borboletas atrás do volante para troca manual de marchas;
  • pedais, apoio de pé e maçanetas internas em aço escovado;
  • lanternas traseiras em led.
Lanternas do Kia Cerato têm iluminação em led.| Foto: Rodolfo Buhrer/ La Imagem