Cléber Lima, coordenador de Oficina da Sulpar.| Foto: RODOLFO BUHRER
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Fim de ano chegando e, geralmente, é época de fazer a manutenção periódica no veículo. Se ele ainda está na garantia de fábrica, o proprietário não tem dúvida em levá-lo na concessionária de confiança. Mas se a cobertura já acabou, ainda vale a pena continuar com a revisão na autorizada?

Se a pergunta fosse feita alguns anos atrás, a resposta certamente seria não. No passado, não muito distante, os preços de mão de obra e de serviços nas concessionárias eram muito superiores aos praticados por oficinas particulares.

Funcionário Leandro Souza checado um Corolla na concessionária Sulpar Hauer. Foto: Rodolfo Buhrer

No entanto, isso vem mudando. As revisões com valor fixo viraram uma prática comum nas filiais das montadoras, motivada, principalmente, pela forte concorrência.

Com isso, os custos caíram bastante, a ponto de uma simples troca de óleo do motor na concessionária ser mais em conta do que em centros automotivos e oficinas independentes.

Preços competitivos em trocas básicas

“Infelizmente o motorista ainda tem a imagem de que na concessionária é mais caro, devido ao custo das peças e da mão de obra”, salienta Luís Carlos Júnior, gerente de Pós-Venda da Toyota Sulpar, em Curitiba.

Porém, uma pesquisa rápida no mercado paralelo mostra que não é bem assim. A troca do filtro de combustível original da marca Toyota para o Corolla XEi 2.0 automático, por exemplo, é feito na Sulpar por R$ 35. É o mesmo preço da Branello Centro Automotivo e mais barato que na Dpaschoal, que sai por R$ 55.

Luís Carlos Júnior, gerente de Pós-Venda da concessionária Sulpar, em Curitiba.| Foto: Rodolfo Buhrer

Já a troca das palhetas dianteiras do para-brisa do sedã médio custa R$ 99 no Centro Automotivo Alto da XV. Na Sulpar, elas são ofertadas por R$ 76.

O filtro de ar, por sua vez, sai por R$ 101 na Dpaschoal, enquanto na Sulpar custa R$ 89.

Quando o preço do serviço é maior na loja da Toyota, o valor fica bem próximo ao do mercado paralelo. Para a troca do óleo do motor e do filtro de óleo é cobrado R$ 264 na Sulpar e R$ 242 na Dpaschoal.

Diferencial na qualidade na manutenção periódica

Na verdade, a diferença nos custos da manutenção entre concessionária e o mercado paralelo depende muito da qualidade do produto e do serviço oferecido.

“Mostramos para os nossos clientes que os serviços na concessionária Sulpar ficam muito próximo ou até mesmo mais baratos que em oficina particular”, salienta Luís Carlos.

Ele observa que muitas vezes o motorista acaba se confundindo entre trabalho bem realizados ou não.

“Na Sulpar, investimos forte nos treinamentos da nossa mão de obra e as peças são 100% de procedência e com a sua devida garantia”, ressalta.

O gerente reforça ainda que a concessionária só usa peças genuínas, com garantia de 1 ano, e, principalmente, profissionais treinados e qualificados, como também ferramentas especificas e suporte da fábrica.

Ou seja, as revisões são mais aprofundadas e específicas numa concessionária. Afinal, quem está cuidando do seu carro é a própria marca que o fabrica.

Cléber Lima, coordenador de Oficina da Sulpar.| Foto: Rodolfo Buhrer

Além disso, a concessionária carimba as revisões periódicas no manual, o que valoriza o veículo na hora da venda.

“É a forma mais rápida do proprietário mostrar para a pessoa interessada que seu veículo realizou os serviços na autorizada da fabricante. Isso passa maior segurança ao interessado”, reforça Cléber Lima, coordenador de Oficina da Sulpar.

Serviço de pós-venda exclusivo agiliza atendimento

Realizar a manutenção em concessionária fica mais vantajosa quando a loja oferece serviços exclusivos, como é o caso do Auto Center Sulpar. O programa é voltado para trabalhos rápidos, como trocas de óleo, de filtros, palhetas e bateria.

“A iniciativa também oferece descontos exclusivos em peças e cortesia na mão de obra”, diz Luís Carlos Júnior. “No Auto Center ainda há o atendimento expresso, no qual o cliente aguarda na loja ou acompanha o serviço juntamente com o técnico”, complementa.

Funcionário Fernando Schmidt na oficina da Toyota Sulpar, em Curitiba. | Foto: Rodolfo Buhrer

Vale lembrar que revisões periódicas são fundamentais para vida útil do veículo. Uma vez que as peças têm prazo de validade e sofrem com desgastes naturais. Por isso, necessitam ser substituídas para correta funcionabilidade do veículo.

“Estes itens são analisados justamente nas manutenções, realizadas pela concessionária”, finaliza Cléber Lima.

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