Fábrica localizada no CIC é uma das mais modernas do segmento na América Latina
Fábrica localizada no CIC é uma das mais modernas do segmento na América Latina| Foto:

A indústria de aerosol paranaense têm em julho crescimento recorde da sua história e prevê expansão de sua planta industrial, que é referência para o segmento na América Latina.

Enquanto a indústria brasileira retrai 18,8%, segundo dados publicados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no mês de junho, a Aeroflex comemora 109% de crescimento em relação ao primeiro semestre de 2019. O último mês, julho, foi o melhor mês da sua operação desde que decidiram empreender há 15 anos.

A indústria que hoje é uma referência nacional na produção de aerossol, quando começou suas atividades em Ponta Grossa, só pensava em atender o "quintal de casa". "Nós vendíamos, descontávamos o título para comprar matéria prima e embalagens para conseguir entregar os pedidos para nossos clientes. Sem nenhum capital mas muita vontade de trabalhar", conta Márcio Paranhos Miksza, um dos fundadores que no início da empresa tinha a pretensão  só de atender a região dos Campos Gerais.

Depois de pouco mais de um ano de fundar a empresa, com a esposa Geisa Carla Cividini Miksza e o amigo Ricardo de Freitas, que conheceu na indústria de aerosol que trabalhavam anteriormente em Ponta Grossa, surgiu a necessidade de transferir a pequena produção para Curitiba para encurtar o tempo de produção. Foi aí que a Aeroflex viu seu quintal crescer. 

"Depois que nos instalamos em Curitiba fomos ficando conhecidos, contratamos representantes comerciais, ampliamos nossa área de vendas e passamos a atender todo o Brasil. Hoje temos linhas voltadas para a exportação", conta Márcio. 

Companheirismo empreendedor

"Nosso chefe da empresa de aerosol que trabalhávamos em Ponta Grossa, foi um grande incentivador para empreendermos. Ele atendia o segmento automotivo e via um mercado crescente em outras vertentes para o negócio. Foi um momento onde a indústria nacional estava se abrindo e estávamos no momento certo e na hora certa" conta Geisa. 

Os três sócios saíram de dentro da fábrica. Sabiam produzir e foram adquirindo experiência e habilidades. Ricardo passou a cuidar da produção e do controle de qualidade, Geisa da área administrativa e financeira, e Márcio da área comercial e expansão. 

Márcio e Geisa chegaram à Ponta Grossa já casados, vindos da pequena cidade de Cambira, localizada no Vale do Ivaí com pouco mais de 7 mil habitantes. Eles se conheceram trabalhando em uma indústria da cidade, namoraram, se casaram e chegaram a Ponta Grossa em busca de oportunidades. Sempre trabalhando juntos, a primeira filha do casal, Maria Eduarda, nasceu no primeiro ano da Aeroflex e com 15 dias de vida já era levada para a fábrica. "Sempre soubemos e tentamos separar bem o negócio da vida familiar, embora seja difícil. Nos completamos muito como sócios e temos muito orgulho da trajetória que construímos e ainda temos muito a construir", conta Geisa. 

E a relação de família e aliança está também nos laços com os colaboradores. Um primeiros funcionários da Aeroflex, de quando ela começou a operação em 2005, continua na empresa, valorizando os laços de crescimento e valorização da equipe.

A válvula do crescimento

Um dos pontos de virada de para o crescimento e ganho de mercado da Aeroflex foi a diversificação do portfólio. O Brasil tinha uma dependência muito grande dos produtos aerosol vindos da Argentina, mas com a crise econômica do país vizinho, a empresa paranaense passou ampliar seu leque e produzir também produtos de limpeza, cosméticos e artigos para festas. Com o aumento da gama de produtos a fábrica que ficava às margens da BR 166 ficou pequena.

Para a ampliação os sócios foram buscar referências das modernas unidades fabris de aerossol do mundo, e a nova fábrica, hoje instalada na Cidade Industrial de Curitiba há quatro anos está entre as cinco principais empresas do canal técnico industrial para o segmento de construção civil e automotivo do Brasil. "A legislação brasileira não é bem clara quanto a regulamentação no setor, por isso, buscamos na legislação europeia a referência quanto a separação de risco", comenta Márcio, que destaca que depois das multinacionais, a fábrica da Aeroflex é uma das mais modernas do país e uma referência na América Latina.

Hoje a produção industrial para o segmento automotivo e construção civil corresponde a 60% do volume de produção, mas é na área de saneantes e cosméticos que a Aeroflex aposta o crescimento para os próximos anos. "O mercado de cosméticos cresceu muito durante a pandemia, no primeiro semestre de 2020 tivemos um crescimento geral de 109% em relação ao mesmo período de 2019", conta Geisa. 

Já nas primeiras semanas da pandemia do Covid-19, quando a procura por álcool gel disparou e fez com que houvesse um desabastecimento mundial na matéria prima responsável pelo álcool virar gel, a Aeroflex, desenvolveu uma tecnologia de álcool 70% em forma de aerosol. "Nossa equipe de desenvolvimento foi muito ágil, a aprovação pela Anvisa foi rápida e hoje outras fábricas já estão desenvolvendo este produto. Neste mês nós faremos nossa primeira exportação de álcool aerosol para os Estados Unidos", conta Márcio. 

A pequena fábrica de Ponta Grossa que se tornou em uma referência nacional cresceu ao longo dos anos com investimento próprio e tem planos para ampliar a estrutura fabril nos próximos meses. Está prevista uma ampliação de 12 mil metros, o que consequentemente vai gerar mais empregos e aumentar a produção.

Para o casal empreendedor, o segredo do crescimento dos últimos anos e o cenário promissor que vislumbram é se manter atualizado e estar muito perto do negócio. "Acompanhamos os números, temos uma governança clara, investimentos em pessoas e estamos muito próximos do negócio. Aproveitamos as oportunidades e crescemos conhecendo o mercado e respeitando toda a cadeia produtiva e nossos concorrentes", destaca Márcio que de origem muito humilde junto de seus sócios, vê a empresa crescer ano após ano, em projeções que eles jamais imaginavam quando começaram o negócio, fruto de muito trabalho e espírito empreendedor.

A Aeroflex é filiada ao LIDE Paraná. Exemplo de empreendedorismo, de empresa liderada por princípios éticos e hoje presente em todo o Brasil levando o nome do Paraná. Semanalmente nesta coluna o LIDE Paraná trará exemplo de empresas e empreendedores paranaenses que venceram momentos de adversidades e são exemplos a se inspirar em um momento como o que estamos vivendo.