Vista área da planta da Coopcana.
Vista área da planta da Coopcana.| Foto: divulgação

A Cooperativa Agrícola Regional de Produtores de Cana - Coopcana, com sede em São Carlos do Ivaí, gera emprego, renda e movimenta toda a economia da região noroeste do Paraná, além de realizar um trabalho importante na reutilização dos resíduos industriais para preservar o meio ambiente.

Com mais de 40 anos de história, a Coopcana é uma das cooperativas que mais faturam com setor sucroalcooleiro no Paraná. Na safra 2023/24, a Cooperativa deve processar 3 milhões, 200 mil toneladas de cana e produzir 140 milhões de litros de etanol, 170 mil toneladas de açúcar do tipo VHP e 150 mil megawatts de energia na sua Usina Termoelétrica. O álcool anidro, misturado à gasolina, e o álcool combustível, são vendidos para o mercado interno e o açúcar bruto é exportado, principalmente para a Europa, África e Oriente Médio, através do terminal PASA, no Porto de Paranaguá, do qual é associada.

O diretor secretário da Coopcana, Ronaldo Magno Baggio, explica que a Cooperativa está ampliando a fábrica de açúcar para aumentar a capacidade diária de produção em 15 por cento. De acordo com ele, a obra deve ficar pronta até setembro deste ano e se os preços do produto no exterior estiverem atrativos, a fábrica irá trabalhar a todo favor em 2024.

Ronaldo Magno Baggio conta que a Cooperativa atua de acordo com as demandas do mercado interno e externo, sempre primando pela segurança financeira da empresa, dos seus 170 cooperados e dos 550 funcionários. Além disso, a Coopcana desempenha um papel importante na economia da região noroeste do Paraná, principalmente na geração de empregos diretos e indiretos e na movimentação dos setores agrícola e comercial. A Cooperativa também tem uma atuação social forte nas cidades vizinhas e auxilia financeiramente diversas entidades, como asilos, escolas, APAEs e creches, o que agrega, valoriza e dá mais qualidade de vida para todos que moram na região, afirma Ronaldo.

E pensando sempre na sua responsabilidade social, a Coopcana trabalha fortemente para minimizar os impactos da cadeia produtiva da cana ao meio ambiente, para isso, investe em três frentes: energia renovável, redução de emissão de gás carbônico e adubo orgânico. A Usina Termoelétrica usa o bagaço da cana para produzir toda a energia do parque industrial e ainda vende o excedente (suficiente para abastecer uma cidade de 30 mil habitantes) em parceria com a Companhia Paulista de Força e Luz de São Paulo. Já os resíduos da indústria, a vinhaça, a cinza e a torta de filtro, viram fertilizantes orgânicos que são usados nas lavouras de cana, reduzindo a aplicação de adubo químico. Para não ser lançado na atmosfera, o gás carbônico gerado durante a fermentação nas dornas, vira bicarbonato de sódio verde, através da parceria que a empresa possui com a empresa total mix, situado ao lado da coopcana.

Segundo Ronaldo Magno Baggio, desde o início, a Coopcana buscou ser sustentável e ter responsabilidade com o meio ambiente. Ao longo dos anos, uniu forças com outros setores da agroindústria para investir mais e hoje, colhe os resultados da integração da produção, da transformação da cana, com a alta tecnologia, e tudo isso, gera maior eficiência e resultados benéficos para toda a cadeia produtiva da cana-de-açúcar.

A Coopcana é filiada ao LIDE Paraná. O LIDE Paraná trará semanalmente exemplos de empresas e empreendedores paranaenses, em expansão ou que venceram as adversidades e são modelos a se inspirar.