Dataprom foi responsável pelo suporte tecnológico que transformou Curitiba em referência nas décadas de 80 e 90.
Dataprom foi responsável pelo suporte tecnológico que transformou Curitiba em referência nas décadas de 80 e 90.| Foto: Anele Trentin

Empresa é responsável pelo sistema de bilhetagem eletrônica, gestão de frotas e semáforos inteligentes de diversas cidades da América Latina, entre elas Curitiba.

Uma empresa que tem como cartão de visitas a inteligência das cidades, especialmente a da capital paranaense, onde a Dataprom está sediada desde 1988. Com Curitiba a relação é ainda mais profunda, quase se mistura ao DNA inovador do negócio. Isso porque toda a evolução de ambas rumo ao conceito de smart cities está entrelaçado desde o primeiro momento dessa transformação digital.

Na década de 80, foi a Dataprom que apresentou uma solução moderna para a época, para leitura do consumo de água e luz, ao desenvolver um equipamento de coleta de dados que imprimia as faturas no local para depositar nas caixas de correios dos usuários dos serviços. Quase no mesmo período começou todo o movimento de modernização da cidade puxado pela reurbanização proposta no Plano Diretor. “Vimos o nicho de mobilidade e passamos a fabricar controladores que gerenciam os semáforos, a partir da reurbanização de Curitiba entre as décadas de 80 e 90. O primeiro desafio foi fazer o controle das interseções semafóricas do corredor central de 11 quilômetros ligando o terminal do Boqueirão à Praça Carlos Gomes, dando prioridade aos ônibus”, relembra a diretora de relações institucionais da Dataprom, Jacqueline Felisbino.


De lá para cá, todo reconhecimento nacional e internacional dos projetos de urbanismo, mobilidade e qualidade de vida que fizeram de Curitiba uma referência tiveram na Dataprom um parceiro à altura para desenvolver o suporte tecnológico necessário às demandas técnicas, expandindo a modernidade. “Fizemos e fazemos parte do desenvolvimento desse modelo que é Curitiba e passou a ser modelo para o mundo. Curitiba sempre foi copiada no transporte público e no gerenciamento de trânsito e mobilidade”, ressalta Jacqueline.

Ela considera que as soluções em mobilidade são o carro-chefe da Dataprom, que responde desde o sistema de bilhetagem eletrônica, a gestão de frotas e semáforos e botoeiras inteligentes. “Ao mesmo tempo que a Dataprom proporciona solução para gerenciar o transporte, também disponibiliza a melhor tecnologia para melhorar a fluidez no trânsito de veículos, bicicletas e segurança para o pedestre que também precisa ser atendido nesse contexto de mobilidade”.

Essa atenção em não se deixar estagnar naquilo que já foi conquistado é o que leva a melhoria contínua da Dataprom, mesmo no que já é reconhecido. Prova disso é que, em 2015, a cidade de Curitiba foi contemplada com o Prince Michael International Awards (PMIRSA), o mais importante prêmio em segurança viária no mundo, criado pela FIA Fundation. O prêmio foi devido ao advento das botoeiras para pedestres acopladas ao semáforo inteligente e acionadas pelos cartões de transporte da Urbs. Elas garantem mais tempo para a travessia segura de pedestres idosos ou com dificuldade de locomoção. “Fomos evoluindo porque existia demanda. Temos órgãos inteligentes como IPPUC e a Urbs, assim como tivemos e temos gestores inteligentes que se interessam por soluções inovadoras, integradas, sustentáveis, tecnológicas e de fácil aplicabilidade, que de fato melhoram a qualidade de vida da população, transformando cidades em smart cities”, avalia.

A maior parte dos empregos gerados pela Dataprom fica no Paraná. “A engenharia-cérebro fica em Curitiba, na sede, com aproximadamente 200 colaboradores”, afirma Jacqueline. “Nosso foco de atuação é a América Latina, mas sempre iremos buscar um parceiro local para desenvolver projetos interessantes para nos desenvolvermos em qualquer lugar do mundo”, conclui.

Antares Evolution

Com o domínio das soluções de controle viário, a Dataprom passou a desenvolver tecnologia para outros modais, como por exemplo inteligência para Passagem de Nível (ferrovias) e segurança para Portos e Aeroportos. A necessidade de controle também se estendeu para outras áreas da gestão pública. “O primeiro projeto de Muralhas Digitais foi em Campo Largo, onde software consegue trazer informações sobre tudo que está acontecendo na cidade, como encontrar um carro que foi roubado em pouco tempo”, explica.


Embora Curitiba e Feira de Santana (BA) sejam duas referências na implementação do conceito de cidades inteligentes, Jacqueline explica que ainda não há uma cidade inteligente completa. “Mas todas as cidades têm condições de começar a implementar esse conceito em fases, por módulos”, assegura. O software Antares foi desenvolvido pela Dataprom com esse objetivo e já se encontra em operação em muitos centros urbanos como: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Palmas (TO), Cuiabá (MT), São Luís (MA), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Goiânia (GO) e Cartagena, na Colômbia.

A Dataprom é filiada ao LIDE Paraná. Semanalmente, nesta coluna, o LIDE Paraná trará exemplos de empresas e empreendedores paranaenses que venceram momentos de adversidades e são exemplos a se inspirar em um momento como o que estamos vivendo.