Adonai Arruda, recebendo na sede da FACOP grupo de empresários membros do LIDE
Adonai Arruda, recebendo na sede da FACOP grupo de empresários membros do LIDE| Foto: Rubens Nemitz Jr.

Qualificação dos profissionais de facilities corta gastos, gera eficiência de entregas e amplia resultados financeiros para as empresas.

Limpar um refeitório é, acima de tudo, uma tarefa que promove  saúde!  Essa máxima já é suficiente para desconstruir o senso comum de quem lida com profissionais de facilities. Em cada tarefa existem processos, materiais adequados, e principalmente a necessidade de profissionais bem preparados, que entendam a importância do que estão fazendo. Essa é a principal missão da FACOP - Fundação do Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities do Paraná, que  está ampliando a sua atuação. Desde a sua fundação a empresa já emitiu mais de 70 mil certificados e atualmente trabalha com EAD - Ensino à distância.

Fundada em 2002 e pioneira em formação de profissionais de conservação, a FACOP atua  como uma extensão das empresas quando o assunto é seleção de profissionais e também no que se refere à medicina e segurança do trabalho. Por ter capacitado milhares de profissionais e contar com mais de 50 cursos na área de saúde, segurança e limpeza, a FACOP se consolida como a maior empresa de capacitação em facilities da América Latina. Uma jornada que começou quando o presidente do SEAC-Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação, Adonai Arruda, e presidente do SIEMACO- Sindicato dos Empregados do Asseio e Conservação, Manassés de Oliveira, se uniram para oferecer cursos que atendessem a necessidade das empresas e o interesse dos trabalhadores.

Cada etapa da formação visa ensinar os profissionais a enxergarem desperdícios, métodos e crescimento com uma filosofia que promova a  transformação pessoal e a valorização do próprio trabalho. Esse profissional chega com outra visão dentro das empresas e acaba gerando resultados que impactam também os resultados financeiros.

Dentro dos “cases” da organização encontramos a URBS - Urbanização de Curitiba que, por meio da contratação e capacitação de seus colaboradores, com os cursos oferecidos pela FACOP, passou a ter uma economia significativa nesse ano. “Como administração pública tivemos uma redução enorme de custos. Gastávamos com profissionais e produtos para higienizar a Rodoferroviária de Curitiba o equivalente a 1 milhão de reais ao mês e, hoje, passamos a destinar de 300 a 350 mil reais ao mês, com uma equipe mais enxuta e com resultados melhores. Uma economia de quase meio milhão de reais ao mês e de quase 6 milhões ao ano aos cofres públicos”, sem falar na percepção dos usuários em um ambiente que chega a receber 50 mil pessoas em dias mais movimentados, conta o diretor administrativo financeiro da URBS, Pedro Henrique Scherner Romanel.

A experiência também é relevante na Itaipu Binacional, onde os profissionais treinados pela Facop têm um olhar voltado também para o desenvolvimento da carreira. A Direção da área abriu oportunidade para que colaboradores da limpeza migrassem para a copa e se surpreendeu com os resultados.   O próprio LIDE Paraná tem experiência pra contar. Um dos colaboradores da entidade, Fabiano Pereira, controlador de acesso, fez a formação na FACOP e hoje chama a atenção dos filiados pela pró-atividade e educação com que desempenha sua função.

O presidente da FACOP, Adonai Arruda, filiado do LIDE Paraná, conta que a organização nasceu com o intuito de, além de qualificar os profissionais, fazer com que as empresas e colaboradores passassem a ter o reconhecimento pela prestação de serviços e atualmente busca expandir para outros países.

O crescimento fora do Brasil faz parte de um projeto de crescimento chamado “Expansão de Fronteiras”, iniciado no ano passado e que já teve a sua primeira unidade criada no Chile. De acordo com o presidente, a missão da FACOP, em território internacional também é promover o desenvolvimento social através de conhecimentos, acesso ao mercado de trabalho e promoção da saúde ocupacional, contribuindo para o fortalecimento e valorização do setor de limpeza e conservação. “O projeto veio no momento em que algumas essências se perderam. E quando você traz a qualificação, reconhecimento do profissional e a evolução da carreira, nós entendemos que estamos deixando um legado para o mundo”, fala o presidente.

Durante sua trajetória, a FACOP ganhou destaque graças a iniciativas inovadoras, incluindo o lançamento do material de Educação a Distância. Além disso, o projeto Bastidores da Limpeza, aprovado pela Lei Rouanet, revela o cotidiano dos profissionais de limpeza de forma única. Dentre seus diversos projetos, destaca-se ainda o pioneiro Museu da Limpeza Profissional, que preserva e narra a história desse setor ao redor do mundo.

A FACOP é filiada ao LIDE Paraná e semanalmente nesta coluna divulgamos iniciativas de empresas paranaenses que impactam diferentes mercados.