Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Apresentado por:Imagem do anunciante
Made in Paraná

Grupo Reciclex recebe moção de reconhecimento internacional em Paris

Na foto, o Desembargador Mário Luiz Ramidoff, Fernanda Faret Oliveira de Andrade e Fabiola Bungenstab, co-realizadora da III Missão CR Connection e também filiada ao LIDE Paraná. (Foto: divulgação)

Ouça este conteúdo

Tecnologia brasileira, com DNA paranaense, que transforma lixo orgânico em adubo em 24 horas conquista reconhecimento internacional na Universidade Paris I – Panthéon-Sobornne

Reconhecido por transformar inovação em impacto socioambiental, o Grupo RecicleX foi homenageado na Universidade Paris I – Panthéon-Sorbonne, uma das instituições mais prestigiadas da Europa, durante a III Missão CR Connection. A moção de reconhecimento internacional destacou a contribuição pioneira do Grupo RecicleX no desenvolvimento de soluções tecnológicas e ambientais integradas para a gestão estratégica de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Entre os avanços, destaca-se a tecnologia de compostagem acelerada, capaz de transformar resíduos orgânicos em adubo de alta qualidade em apenas 24 horas. A conquista evidencia como é possível aliar responsabilidade ambiental, geração de valor econômico e protagonismo global na agenda da sustentabilidade.

De abrangência internacional e focada em Resolução Alternativa de Disputas (ADR), a III Missão CR Connection teve como tema “Pontes para a Paz: Inovação e Sustentabilidade na Resolução de Conflitos – França & Brasil”. O objetivo foi promover o conhecimento e as melhores práticas em ADR, bem como fortalecer a colaboração entre profissionais e instituições francesas e brasileiras na área.

Durante o encontro, o Grupo RecicleX, membro LIDE Paraná,  apresentou suas soluções integradas em gestão de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, o aproveitamento energético de subprodutos e a implantação de programas de educação ambiental. Um dos exemplos práticos destacados foi o projeto em Belém do Pará, onde, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Belém (SEMA), o adubo gerado a partir dos restos de comida das praças de alimentação é destinado ao reflorestamento da cidade — um modelo de economia circular de baixo carbono que inspira outras iniciativas pelo país.

No painel, o Grupo RecicleX também trouxe debates sobre temas estratégicos como planos de bioeconomia para o Brasil no contexto das mudanças climáticas, oportunidades de mediação e arbitragem para novos projetos sustentáveis e a proposta de candidatura do Brasil para sediar o Tribunal Climático Internacional — ideia defendida pela ministra Nancy Andrighi na ONU. Também foi destacada a importância da COP30 como vitrine para soluções ambientais que transcendam o negacionismo e coloquem o país na vanguarda das boas práticas ambientais.

Além do Grupo RecicleX, nomes de grande peso também foram homenageados, como a Ministra do TST Morgana Richa; a ex-Conselheira do CNJ, Maria Tereza Uille Gomes; o Embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares; a Ministra da Suprema Corte de Cassação da França, Frédérique Agostini; o Presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comércio Brasil-França, Philippe Lecourtier; o Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o deputado estadual Gugu Bueno; e a Prefeitura de Curitiba, lembrada por suas iniciativas de sustentabilidade.

“Essa conquista mostra que nossos projetos de soluções integradas, que já transformam realidades do norte ao sul do Brasil e agora ganham força também na América Latina, estão no caminho certo. Estar ao lado de ministros, autoridades do direito e líderes globais é uma honra, mas, acima de tudo, reforça que excelência se constrói com trabalho, inovação e propósito”, destaca Fernanda Faret Oliveira de Andrade, diretora do Grupo.

O Grupo Reciclex é membro e mantenedor ESG do LIDE Paraná que periodicamente aborda nesta coluna cases de empresas e empreendedores paranaenses que se destacam no Brasil e no mundo, levando a vanguarda do nosso estado para os mais diferentes segmentos de atuação.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.