Na vitrine do mundo, a IMAM veicula ativação da marca em OOH na Times Square, em Nova Iorque
Na vitrine do mundo, a IMAM veicula ativação da marca em OOH na Times Square, em Nova Iorque| Foto: divulgação

Em 2024, a IMAM, agência de publicidade que nasceu em Curitiba, completa 20 anos de história. São duas décadas construídas com base em dois grandes pilares: inovação e parcerias estratégicas. O grande diferencial por trás do sucesso da empresa vem da capacidade de se envolver genuinamente com cada cliente, entendendo dores, necessidades, conhecendo profundamente o negócio e apresentando soluções que se comunicam com o público, indo além da campanha publicitária tradicional.

Desde sua criação, acompanhou grandes mudanças que transformaram completamente o mercado da comunicação e a forma como as pessoas se comunicam. A ascensão da internet, a explosão das redes sociais e a convergência tecnológica reconfiguraram completamente o relacionamento das pessoas com as marcas, o que gerou grandes desafios nesta jornada.

“Um mercado saturado exige das marcas muita criatividade e inovação para se destacar. Já a proliferação de canais implica em estratégias com abordagem abrangente e precisa. Por fim, a sobrecarga de informação implica em conteúdo relevante. A IMAM sempre teve uma visão guiada pelo futuro, temos campanhas feitas com o Google no começo dos anos dois mil, costumo brincar que tenho recibo impresso deles”, conta Helisson Schiavinato, CEO na IMAM Publicidade e Propaganda.

Em todos os canais 

O foco no digital está no DNA da agência, desde sua criação. No entanto, Schiavinato afirma que a comunicação eficaz exige uma estratégia omnichannel, abrangendo diferentes canais para alcançar públicos específicos com mensagens personalizadas. “Um dos diferenciais da IMAM foi o trabalho com o digital, que na época era novidade e nos deu espaço no mercado. Mas a TV, o jornal, a mídia out of home, etc, têm seus papéis e entregam comunicação com suas particularidades”, completa.

Pesquisa e inteligência artificial 

A realização de pesquisas é um pilar crucial para o sucesso de campanhas publicitárias. Através da coleta e análise de dados sobre o público-alvo, o mercado e a concorrência, profissionais de marketing podem tomar decisões estratégicas mais assertivas e eficazes, aumentando as chances de sucesso das suas ações.

No entanto, esse processo acaba sendo demorado. Pensando nisso, a IMAM desenvolveu seu próprio mecanismo de pesquisa de mercado usando a inteligência artificial. “Há dois anos estamos desenvolvendo a MAMI, uma ferramenta que consegue nos fornecer dados sobre orçamento e mídias ideais para cada projeto. O que demorava de 15 a 30 dias, hoje conseguimos reduzir para 3 a 4 dias”, explica o CEO.

Comemoração dos 20 anos 

Para celebrar as duas décadas da agência em grande estilo, a IMAM criou uma série de campanhas publicitárias que serão vinculadas nacionalmente durante o ano de 2024. Em todas as mídias tradicionais e conteúdos digitais, com  ações criativas e inovadoras que celebram a trajetória da agência e sua paixão por comunicar.

A IMAM é membro do LIDE Paraná que nesta coluna aborda a trajetória de empresas com DNA paranaense, que ganharam mercados no Brasil e no mundo.