Equipe da Klas coleciona cases inspiradores de clientes pelo mundo, mas o desafio está sempre em surpreender o próximo passageiro.
Equipe da Klas coleciona cases inspiradores de clientes pelo mundo, mas o desafio está sempre em surpreender o próximo passageiro.| Foto:

Mercado de viagens corporativas e incentivos retoma crescimento gradativo semana após semana, depois do pior momento do setor nos últimos anos, e perspectivas para 2021 são promissoras e aposta são nas experiências. E a procura por viagens de incentivo cresce para reconectar equipes de alto desempenho para o momento pós-pandemia.

O mercado do turismo viveu o maior baque dos últimos anos com a pandemia do Covid-19. Países fecharam suas fronteiras, voos cancelados, hotéis fechados e agências de turismo tiveram que contornar um cenário de caos. Depois de meses redescobrindo uma nova forma de trabalhar e pensando no momento pós-pandemia, a Klas Viagens de Incentivos já está neste novo momento. Voltou a fechar grandes contratos de viagens de incentivo, e as demandas de viagens corporativas e de lazer crescem semana a semana.

"Durante essas quase duas décadas de trajetória passamos por uma série de crises econômicas nacionais e internacionais, altas e baixas de mercado. Mas esta que estamos vivendo certamente é a mais desafiadora. Por outro lado, um cenário de oportunidades. Foi um período onde aproveitamos para rever processos internos, adequar estratégias, ajustar fornecedores. Estávamos crescendo rápido e muito no automático, agora vamos crescer de forma mais organizada e sustentável", destaca Rodrigo Klas, diretor da Klas Viagens de Incentivo.

As viagens de incentivo são muito utilizadas como uma forma de valorização de seus times pelo desempenho  e para relacionamento com clientes. "Uma das formas mais eficientes de manter equipes de alta performance é recompensar esses profissionais, e muitas vezes a recompensa não é monetária, ela está na experiência. Além de que, em uma viagem, o colaborador estreita a relação com os colegas e fortalece a imagem da organização", destaca Emmanuele Mourão, especialista em recursos humanos. E neste momento de pós - pandemia, muitas empresas precisarão investir em reconectar suas equipes.

De generalista a especialista
Uma empresa familiar, que começou suas atividades em 2001 de forma tímida atuando como uma agência de viagens tradicional em uma salinha comercial como tantas empresas do segmento. Mas somente em 2016, com a criação do departamento de Viagens de Incentivo passou a atender contas nacionais e internacionais, se tornando uma referência no segmento no país.

No último mês de setembro, em plena crise no segmento turístico, ganharam a concorrência nacional de uma gigante do segmento de bebidas multinacional. "Na área de incentivo o que vale é a criatividade. Ganhamos nossos clientes pela experiência que proporcionamos e pelo atendimento. Geralmente quem vai nessas viagens são pessoas que podem pagar por essas viagens em qualquer lugar do mundo, por isso, precisamos pensar em experiências personalizadas que vão além do que o dinheiro pode proporcionar", destaca Rodrigo.

O crescimento levou a Klas a expandir sua operação para o Rio de Janeiro, onde abriram uma filial em 2014. "Hoje nossa operação é nacional, apesar da nossa matriz ficar em Curitiba, nossos maiores concorrentes ficam em São Paulo, e brigamos por concorrências com players internacionais. Confiamos na nossa entrega e nosso portfólio nos dá reputação no mercado", destaca o empresário.

Hoje a empresa está instalada na região do Barigui, e nos últimos anos fez a internalização do seu departamento de marketing e tem um departamento de qualidade que é essencial para seu crescimento. "Temos certeza que com a estrutura que foi montada, daremos plenas condições para que todos possam desenvolver o seu melhor, e que possamos atingir nossos objetivos em conjunto", comenta Rodrigo.

Rodrigo conta que em 2020, pela dinâmica da economia internacional e do país a Klas estava com um grande projeto de expansão ousado e que teve que ser pausado momentaneamente. Mas que o foco na operação dos últimos meses certamente vai reverter em mais eficiência para os clientes. "Ninguém esperava esta pandemia, mas parar este tempo foi importante para repensarmos o negócio e foi estratégico. Com certeza vamos retomar de forma mais forte", destaca o empresário de um dos setores mais atingidos pela crise.

A Klas Viagens de Incentivos é filiada ao LIDE Paraná. Semanalmente nesta coluna o LIDE Paraná trará exemplo de empresas e empreendedores paranaenses que venceram momentos de adversidades e são exemplos a se inspirar em um momento como o que estamos vivendo e elevam a marca do estado para outros territórios.