Time da L8 Group durante a festa de início das atividades de 2020
Time da L8 Group durante a festa de início das atividades de 2020| Foto:

Referência em soluções de tecnologia para o mundo corporativo, a L8 Group, aposta na industrialização como um novo passo para o seu crescimento nos próximos anos. Usinas e novas fábricas estão nos planos do grupo.

Com um portfólio de produtos e serviços que concorre com os principais players internacionais, a L8 Group, dobra de faturamento ano a ano e a aposta na diversificação no portfólio para seguir crescendo em ritmo acelerado, mesmo em cenários econômicos complexos como o que vivemos. Está presente em 7 estados brasileiros e agora acelera a industrialização em um novo momento da expansão.

Formada por empresas de tecnologia com foco em fornecer e implantar soluções de ponta, a L8 foi fundada em 2014 pelos sócios Leandro Kuhn e Guilherme de Oliveira Franco que foram colegas de trabalho na gigante sueca Ericsson. "Quando conheci o Guilherme percebi de imediato que ele era fora da curva, um grande especialista, o melhor que conheci até hoje, e de uma postura e honestidade exemplares", conta Leandro, que conheceu o futuro sócio quando estava instalando uma rede na Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu.

Na multinacional eles atendiam o mercado das grandes empresas, e Leandro viu que no mercado de pequenas e médias havia uma oportunidade de negócio. Os dois se complementam, Leandro na área comercial e Guilherme na área técnica. "Em 2009 fiz a proposta para Guilherme para empreendermos, fundarmos uma empresa, e atendermos o mercado de pequenas e médias empresas com a mesma qualidade que atendíamos as grandes empresas. Ele topou na hora, mas cada ano vinham novas promoções, novos desafios, e fomos adiando o sonho. Até que um dia o Guilherme me intimou, e em março de 2014 pedimos demissão e demos início à nossa trajetória empreendedora", conta Leandro, que é gaúcho de Novo Hamburgo e entrou na Ericsson depois de abrir mão da estabilidade da carreira de funcionário público em Curitiba, onde era concursado do Centro de Computação Eletrônica da UFPR – Universidade Federal do Paraná.

A L8 começou do zero, com a entrega principal sendo soluções de telecomunicações. Era uma microempresa no simples, e dos primeiros clientes eles tiveram até dificuldades para receber porque não tinham nem conta no banco, mas a reputação e trabalho dos dois foi fundamental para o rápido crescimento. Por estar no regime tributário simples poderiam faturar até R$3 milhões, mas já no primeiro ano venderam R$18 milhões, e precisaram faturar via distribuidores. No segundo ano além de mudar o regime tributário, também tiveram que investir em equipe e revisar a estratégia, uma vez que além de atender pequenas e médias empresas, passaram também a atender grandes corporações, como a GVT que foi um de seus primeiros clientes na época.

"Todo o ano dobramos o faturamento, mesmo em anos em que o país encolheu o PIB (Produto Interno Bruto), como em 2015 e 2016. Em 2019 chegamos nos R$100 milhões e nossa meta em 2020 é R$200 milhões, mesmo sendo um ano desafiador estamos com um crescimento de 40% até agosto. A cada ano o desafio aumenta porque dobrando a cada ano nosso delta fica maior", destaca Leandro, que conta que durante os últimos meses, onde muitos negócios sofreram com a crise econômica em decorrência da pandemia do Covid-19, os negócios da L8 Group não foram tão afetados, uma vez que os projetos de energia e investimentos em tecnologia continuam na pauta dos clientes.

Multiplicação de oportunidades

O segredo do crescimento foi a inovação e diversificação do negócio, para atender diferentes necessidades de clientes, tanto da iniciativa privada, quanto da pública. Hoje o grupo L8 é composto por serviços de tecnologia em telecomunicações, segurança da informação, automação, segurança eletrônica, e energia renovável de ponta.

A unidade de energia solar é uma das mais promissoras, e hoje é a segunda maior empresa do grupo com distribuição de kits fotovoltaicos para todo o Brasil. Com filiais no Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Norte, Bahia e Rondônia, neste ano ainda abrirão filiais no Pará e Minas Gerais.

Com o reconhecimento na entrega dos projetos, e certificações junto aos maiores fornecedores do mundo, a L8 também passou a criar soluções sob demanda para seus clientes. A primeira empreitada do grupo na área industrial foi uma "fabriqueta", como diz Leandro, que começou com 70 metros quadrados, hoje tem 210 metros, e é focada na produção de estruturas de alumínio para usinas solares.

Segundo Leandro o sonho grande do Grupo é ajudar na reindustrialização e desenvolvimento do país. A fábrica de painéis solares, em parceria com a Electra, está nos planos e deve sair do papel nos próximos meses. Serão cerca de R$20 milhões investidos na primeira fase de obras em uma área de 10.000 metros quadrados, que deve ser instalada na Região Metropolitana de Curitiba. "Nós temos um time de desenvolvimento fantástico e desenvolvemos soluções muito avançadas. Depois desta, o próximo passo será uma fábrica de células fotovoltaicas. Hoje 99% dos painéis que usamos são produzidos na Coreia Sul e na China, sendo que o Brasil tem a maior reserva de silício do mundo", complementa o empreendedor que tem planos audaciosos para o futuro.

Além da fábrica de painéis solares. A L8 Group também está investindo na implantação de fazendas próprias de energia solar e eólica. A primeira já está em implantação no norte de Minas Gerais e a outra deve ser implantada em Palmas, na região Sul do Paraná, com um primeiro gerador em uma área com capacidade para dezenas de geradores, sendo que cada gerador depende de um investimento de R$25 milhões aproximadamente.

Sempre a frente dos concorrentes quando o assunto é inovação, a L8 lançou soluções importantes nos últimos meses como o reconhecimento facial mais rápido e preciso do mundo, a telha solar que é uma solução para ambientes residenciais, e o poste inteligente que além de câmera de reconhecimento facial e conexão com fibra ótica, também mede temperatura e é uma solução para smart cities. Durante a pandemia, a empresa doou para o Hospital do Trabalhador, um dos centros de referência no Paraná ao atendimento ao Covid-19, uma câmera termográfica para a recepção de pacientes.

Apesar de jovem, com seis anos de atuação, a L8 disputa território com grandes players do segmento de tecnologia. "Hoje estendemos a mão para quem eram nossos concorrentes, e assim vamos fortalecendo o mercado" conta Leandro, que passou nos últimos anos a ser acionado por redes internacionais como a rede Dolce Gabbana que os contratou para fazer toda a rede wi-fi das lojas na América Latina e na África do Sul. Este mês também será oficializada a parceria com o Facebook para difusão das redes wireless.

O maior desafio da L8 para crescer hoje não é a concorrência, mas sim a complexidade tributária do Brasil. "Nós temos cinco contadores internos, mais três escritórios e consultorias contratadas, e ainda assim é muito difícil fazer a precificação pela variação fiscal nos estados de origem e destino. Ajudaria muito se o IVA fosse implementado", salienta o empresário sobre a necessidade de uma simplificação tributária no país.

Hoje a L8 tem um time de 115 pessoas, e para crescer nos diferentes ramos de negócio os sócios Leandro e Guilherme apostaram em um sistema de meritocracia, cedendo um percentual da empresa para os talentos se tornarem sócios das verticais. Uma forma de reter os melhores profissionais em um mercado super disputado, e manter o compromisso deles com o grupo.

A L8 Group é filiada ao LIDE Paraná. Semanalmente nesta coluna o LIDE Paraná trará exemplo de empresas e empreendedores paranaenses que venceram momentos de adversidades e são exemplos a se inspirar em um momento como o que estamos vivendo.