Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Apresentado por:Imagem do anunciante
Made in Paraná

O EB-5 como opção estável para imigração em tempos de mudança

Mila de Olano, em agenda recente na Casa LIDE explica que visto EB5 garante todos os benefícios de um cidadão americano, só não dá direito ao voto. E o recurso investido para obtenção é devolvido na integridade ao proponente. (Foto: Rubens Nemitz Jr - fotografista.)

Ouça este conteúdo

As mudanças nas políticas imigratórias dos Estados Unidos anunciadas nesta semana trazem novos desafios para quem planeja investir, estudar ou trabalhar em solo americano, mas os paranaenses Mila de Olano e Tadeu Ferreira, especialistas em processos imigratórios explicam queo visto EB-5 continua sendo uma opção segura para a obtenção do Green Card e investimento no exterior 

Com os decretos recentemente assinados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, as políticas de imigração no país estão se tornando mais rigorosas. O endurecimento das regras traz mudanças significativas, impondo restrições crescentes e gerando incertezas para candidatos à imigração. Essas alterações aumentam as exigências para a imigração legal, tornando o processo mais complexo e, consequentemente, mais demorado.

Enquanto vários programas de visto enfrentam novas restrições, o Programa de Investidores Imigrantes EB-5 deve manter sua estrutura essencial preservada. Esta modalidade permite que investidores estrangeiros obtenham residência permanente ao realizar um investimento (atualmente $800.000 em áreas designadas ou $1.050.000 em áreas não designadas) em um projeto comercial que gere empregos no país atendendo a requisitos exigidos pelo Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS). 

"O processo para o EB-5 é diferente dos demais vistos porque ele é objetivo e não discricionário. Programas como o EB-1 (para profissionais qualificados), L-1 (transferências corporativas) e B1/B2 (negócios/turismo) dependem de argumentações subjetivas, o EB-5 segue critérios estritamente técnicos e transparentes, que exige apenas o cumprimento de requisitos documentais claros. O processo funciona quase como uma auditoria completa do investimento", explica Tadeu Ferreira, advogado de imigração da Leaf Law Firm. 

Outro fator que contribui para a estabilidade do programa foi a reforma implementada em 2022 pelo governo de Joe Biden, cujas mudanças aumentaram a segurança e a credibilidade do processo. “Após a reforma de integridade, o programa se fortaleceu, com regras mais rigorosas e maior transparência em relação aos requisitos e benefícios. Desde então, ele está operando com normas mais exigentes, alinhadas ao objetivo de fomentar a economia local e gerar um impacto positivo nas comunidades, razão pela qual não deve sofrer grandes mudanças”, explica Mila de Olano, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina.

O EB-5 oferece uma via rápida para o Green Card, com o processo podendo durar de 9 a 12 meses em projetos rurais e de 18 a 24 meses em projetos urbanos, beneficiando o investidor, a esposa e filhos menores de 21 anos. Além disso, não é necessário visto de estudante ou de trabalho, permitindo morar, trabalhar e estudar livremente nos EUA.

“É ainda uma excelente opção para investidores que já estão nos Estados Unidos com outro tipo de visto, como H1B, L1, E2 ou F1, pois é possível aguardar a decisão enquanto já reside no país. Esses investidores podem ajustar seu status de imigração sem a necessidade de sair dos Estados Unidos. Além disso, muitos investidores brasileiros que já residem temporariamente nos EUA optam pelo EB-5 como uma forma de regularizar sua situação”, conta Ferreira.

A aplicação para esta modalidade pode ser realizada também em nome de filhos. Mesmo que o investidor não tenha a intenção de se mudar para os Estados Unidos, ele pode garantir que seu filho tenha a oportunidade de estudar e viver no país com tranquilidade. Esse tipo de estratégia é particularmente atraente para pais que querem proporcionar educação de qualidade e oportunidades profissionais para seus filhos, sem necessariamente alterar sua própria residência.

“Além disso, após o período de investimento (geralmente de 3 a 5 anos), o dinheiro investido no programa é devolvido ao investidor. Uma solução interessante é que os pais podem fazer um adiantamento de herança, ou até mesmo um empréstimo para o filho, que será investido no EB-5. Quando o investimento retorna, o dinheiro pode ser devolvido aos pais”, complementa Ferreira. 

O retorno gerado pelo investimento oferece uma excelente oportunidade para aumentar o capital aplicado, com a possibilidade de direcioná-lo para novos negócios e o Paraná é um excelente polo de oportunidades de investimento. Ele não só se destaca pela diversidade econômica e potencial de inovação, como oferece infraestrutura desenvolvida, ambiente regulatório favorável e a presença de polos de inovação que transformam o estado em um hub de desenvolvimento econômico. Investidores encontram aqui não apenas oportunidades financeiras, mas um ambiente que estimula a criatividade, a inovação e o crescimento sustentável.

O EB5 é membro do LIDE Paraná que nos próximos dias 17 e 18 de março farão road shows nas cidades de Londrina, Maringá e Curitiba reunindo empresários que querem conhecer mais sobre essas modalidades de investimento. Mais informações podem ser obtidas via equipe de relacionamento do LIDE Paraná.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.