Semeadura, Germinação e Florescer são as fases do Programa que terá mais de 490 horas de formação e mentoria
Semeadura, Germinação e Florescer são as fases do Programa que terá mais de 490 horas de formação e mentoria| Foto: Shutterstock

Com o apoio do LIDE Paraná e com realização da consultoria de inovação e ESG do Instituto Legado Empreendedorismo Social e da Impactability, o projeto fomenta investimentos em startups de impacto ESG

As perspectivas de negócios de impacto sustentável ganharão um apoio extra em 2023  com o Programa Semente que tem apoio do LIDE Paraná. O Semente é um programa que busca a promoção, criação e desenvolvimento de startups de impacto em ESG (Environmental, Social and Governance) – de meio ambiente, social e governança. O projeto conta com a consultoria de inovação e ESG Impactability, membro LIDE Paraná,  e do Instituto Legado, que há 10 anos fomenta a transformação com o apoio ao empreendedorismo social.

Desafiando empreendedores a buscarem soluções para os grandes problemas da sociedade, meio ambiente e gestão, o Semente LIDE é um acelerador de startups de impacto. Para James Marins, Presidente do Instituto Legado, “O ecossistema da inovação voltada para o impacto socioambiental demanda apoio empresarial desde seus estágios iniciais, pois é justamente o momento onde podem florescer as iniciativas mais transformadoras. A esse apoio denominamos filantropia estratégica, capaz de gerar efeitos sistêmicos no modelo econômico”. As instituições envolvidas desejam fomentar, além de empreendedores, também o trabalho conjunto com empresas, instituições de ensino, ONGs e outras organizações interessadas em promover mudanças positivas e consistentes no mundo em que vivemos.

“O Programa Semente é um grande incentivador. É essa fomentação que faz com que a gente consiga melhorar e ampliar o ecossistema. Em 2023, esperamos incentivar e apoiar não empresas do Paraná e do Brasil inteiro”, conta um dos idealizadores Leo Tostes, co-fundador da Impactability.

O Programa possui cinco fases: Semeadura, Germinação e Florescer que contarão com mais de 490 horas de formação e mentoria para criação, formatação e refinamento do negócio. Com o fechamento do ciclo de formações, três startups serão classificadas por uma banca julgadora. A partir disso, os negócios aprovados receberão acompanhamento para evolução com mentorias trimestrais, rodadas de negócios com potenciais clientes e investidores.

“O programa piloto que iniciou em 2019 demonstrou que startups com propósito social podem ser poderosas ferramentas de transformação que ajudam a criar soluções inovadoras para problemas complexos”, ressalta Glauco Gundim, co-fundador da Impactability.

A equipe do Programa busca outras empresas que desejam participar da criação de negócios que ajudem a gerar soluções inovadoras para problemas complexos do ponto de vista social, ambiental e de governança. Além disso, é uma grande oportunidade para que as empresas atinjam as metas de ESG, por meio do envolvimento no projeto.

Para o empresário Leo Tostes o aumento da exigência dos consumidores, funcionários, comunidades e fornecedores, a adoção de boas práticas ESG passou a fazer parte do dia a dia das empresas e dos processos de avaliação dos investidores. “Cabe também aos empresários, ampliar as discussões e fortalecer soluções”, finaliza.

O LIDE Paraná tem atuado nesta pauta com dedicação desde o último ano, onde criou um Comitê de ESG envolvendo seus membros. "Mais do que uma sigla em voga, essas práticas devem ser e são realidade em empresas de todos os portes. Vemos no dia a dia que muitas empresas já adotam ferramentas potentes de transformação, mas tem dificuldades de implantar metodologias, outras querem se adequar e não sabem por onde começar. Ví no Programa Semente uma forma de unir ecossistemas e promover mudança real nos negócios", destaca a presidente do LIDE no Paraná, Heloisa Garrett.

Impactability - A Impactability é uma consultoria de inovação e hub de soluções. A Impactability nasceu para ajudar organizações a acelerarem suas agendas ESG e causar mais impactos socioambientais através de design estratégico, articulação com stakeholders e geração de valor compartilhado. Impactando positivamente a biosfera e a sociedade por meio de conexão que fortalecem os negócios em rede, integrando inovação e sustentabilidade.

Instituto Legado - O Instituto Legado de Empreendedorismo Social foi criado em 2013 para impulsionar o Movimento Transformador Massivo por meio do Empreendedorismo Social. O objetivo do Instituto por meio do Programa é apoiar a criação de casos de negócios que sejam exitosos tanto do ponto de vista econômico como social, para que possam inspirar uma nova geração de empreendedores e influenciar grandes iniciativas públicas e privadas em sua atuação junto à sociedade.

LIDE Paraná - Integrante do Sistema LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, o LIDE Paraná atua na construção de uma agenda positiva voltada ao fortalecimento da economia do Estado com o quarto maior PIB do Brasil.

Semanalmente, nesta coluna, o LIDE Paraná trará exemplos de empresas e empreendedores paranaenses ou em expansão no Paraná que são exemplos de empreendedorismo e inovação.