Anderson Peres e Marcos Fernandes, sócios fundadores da Valore Elbrus
Anderson Peres e Marcos Fernandes, sócios fundadores da Valore Elbrus| Foto:

Distribuir produtos financeiros exclusivos do Credit Suisse e protagonizar o fortalecimento da plataforma Modalmais estão no radar das empresas paranaenses, que desde 2009 (Valore) e 2016 (Elbrus) atuam de maneira sofisticada na transformação do mercado

A virada de junho para julho marcou um novo capítulo na história das paranaenses Valore Investimentos e Elbrus Capital, que consolidaram um relacionamento de três anos alimentado por um mesmo entendimento dos movimentos do mercado financeiro, confirmando a fusão que deu origem a Valore Elbrus. A novidade veio acompanhada por outra importante mudança que surgiu em meio ao processo de fusão, na qual Valore e Elbrus deixaram a plataforma XP Investimentos, com uma custódia de R$ 2 bilhões e passaram a ser um escritório relevante na plataforma Modalmais/Credit Suisse, fruto de outra parceria recente feita por meio do IPO da Modal em que o Credit Suisse adquiriu percentual relevante do banco digital.

Valore Investimento foi fundada, em 2009, no Paraná, focada em distribuição de títulos e valores mobiliários. Possui escritórios em Curitiba e Maringá, e profissionais na área de crédito em todo o sul do país e São Paulo. Já a Elbrus está no mercado desde 2016, com alto nível de especialidade no atendimento a Pessoas Físicas. “Valore e Elbrus são empresas corteses entre si há mais de três anos e sempre falávamos sobre mercado e como se desenvolveria, o que se confirmou. Atualmente, o mercado passa por movimento de consolidação, após um grande período de pulverização”, revela o fundador e CEO da Valore Elbrus, Marcos Araújo Fernandes. Enquanto Valore possuía antes da fusão R$ 1,2 bilhão sob gestão e atuação destacada no segmento de investimentos de empresas, a Elbrus é direcionada a grandes fortunas (alta renda e private). Isso corrobora com o fato de o banco digital Modalmais, que possui mais de um milhão de correntistas, agregar ao portfólio os produtos financeiros exclusivos do Credit Suisse, que virou sócio em concomitância com o IPO realizado. “No IPO eles trouxeram o conceito de não pulverização e de ter poucos e bons parceiros como a Valore Elbrus”, informa.

Para quem busca um prêmio nas operações financeiras é possível afirmar que Valore Elbrus começou com o pé direito essa etapa da história de duas empresas paranaenses que também respondem pela transformação recente de todo o mercado e a quebra da hiper concentração bancária. “Tamanha credibilidade se traduz em nosso crescimento que se dá por relacionamento, pois sempre tivemos uma NPS (Net Promoter Score) bem alta, acima de 90%, que impulsiona toda a nossa credibilidade junto aos investidores”, afirma Fernandes.
O principal objetivo da Valore Elbrus é ampliar a capacidade de atender melhor os clientes com produtos financeiros sofisticados. “O Modal surgiu com uma proposta de valor muito mais interessante no tocante à exclusividade, pois conseguimos estar no partnership do banco e ser parte do negócio mesmo”. Outro aspecto positivo da mudança é que a decisão foi tomada de forma plural, com aprovação do comitê societário. “Nosso modelo é formado por sócios e quaisquer decisões passam pelo crivo destes”, comenta Fernandes.

Fernandes declara, ainda, que a decisão ganhou melhores contornos à partir da certeza de que a oferta de valor para os clientes da Valore Elbrus se amplificaria muito. A arquitetura aberta de produtos do Modalmais, aliada à expertise centenária do Credit Suisse na concepção de produtos para atender grandes clientes foram fatores preponderadas para a tomada de decisão. “Sem uma melhoria significativa em nossa capacidade de atender os clientes, não teríamos realizado este movimento”, conclui.

Valore Elbrus é filiada ao LIDE Paraná. Semanalmente nesta coluna o LIDE Paraná trará exemplo de empresas e empreendedores paranaenses que venceram momentos de adversidades e são exemplos a se inspirar em um momento como o que estamos vivendo.