Muito já foi feito e mais está por vir. Logo após a desintegração do sistema metropolitano, a Associação Metrocard assumiu a gestão da bilhetagem eletrônica na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e, desde então, renovou o sistema de validação nas catracas e implantou uma das tecnologias para transporte urbano mais modernas do mundo, desenvolvida pela Transdata Smart.
Novo aplicativo facilita a vida dos passageiros
Mais facilidade no autoatendimento
Biometria facial elimina fraudes
Nova sede traz conforto ao usuário
Tudo isso foi a base para uma infinidade de serviços que ainda estão por vir para os proprietários dos 254 mil cartões já emitidos para atender 298 mil passageiros que passam pelas catracas de 18 municípios da RMC diariamente, com mais segurança e agilidade nos embarques. “Trouxemos modernidade, praticidade, diminuímos o número de fraudes no transporte. Temos priorizado o acesso à informação para o usuário. Agora queremos firmar mais parcerias com outras empresas e agregar novos serviços em benefício dos passageiros”, destaca o presidente da Associação Metrocard, Lessandro Zem.
Trouxemos modernidade, praticidade, diminuímos o número de fraudes no transporte. Temos priorizado o acesso à informação para o usuário. Agora queremos firmar mais parcerias com outras empresas e agregar novos serviços em benefício dos passageiros.
Novidades estão programadas para o início do segundo semestre. Ainda em agosto, a primeira Máquina de Autoatendimento para recargas de crédito será instalado para testes dos usuários no Terminal de Pinhais. Além de adquirir valores para as passagens de ônibus no cartão, o totem terá outras funções, como aceitar pagamentos de boletos bancários.
Em breve, a Metrocard lança seu próprio aplicativo, que vai facilitar a comunicação com os clientes, oferecer informações em tempo real sobre a localização dos ônibus e auxiliar na programação de rotas com as linhas atendidas pela bilhetagem da Metrocard.
Esses serviços unem-se a outros benefícios, como a função pré-pago, que permite habilitar o cartão Metrocard para compras em toda a rede comercial que aceita a bandeira Mastercard, inclusive via internet, ou como o acesso gratuito à internet via redes Wi-Fi em terminais da RMC ou estações-tubo.
“Com esse cartão, o usuário tem um uso muito mais consistente do transporte coletivo, acesso facilitado à informação, convergência de serviços. São investimentos que parecem simples para quem usa o transporte, mas complexos no seu desenvolvimento e de retorno positivo para todos: quem usa o transporte, quem o gerencia e nós, que apostamos no setor como negócio”, destaca o diretor comercial da Transdata Smart, Devanir Magrini.
