
Em mais uma parceria com a MasterCard, a Metrocard irá lançar até o final de maio um sistema que permite que usuários do transporte público de Curitiba e região metropolitana paguem suas passagens com cartão de crédito, débito e pré-pago usando uma nova tecnologia, a de aproximação, sem a necessidade de digitar senha. O teste-piloto será feito em 30 veículos e até o final do ano toda a frota estará equipada com as novas máquinas de leitura. As linhas contempladas com a novidade ainda não foram definidas.
A tecnologia funciona da seguinte forma: ao invés de passar o cartão ou inseri-lo no validador, o usuário só precisa aproximá-lo do aparelho para que a transação seja aprovada. Essa tecnologia torna os pagamentos mais práticos e rápidos em compras do dia a dia, incluindo as passagens de ônibus. Com ele, basta aproximar o cartão na máquina para fazer o pagamento. Além dos cartões de crédito, débito e pré-pagos, também poderão ser usados cartões registrados em carteiras digitais de celulares.
A tecnologia integrada ao transporte público contribui para melhorar a mobilidade urbana, um dos maiores desafios das grandes cidades do mundo. “A MasterCard trabalha para tornar os pagamentos mais simples, seguros e inteligentes, e com o mesmo cartão (sem contato) que o usuário utiliza nas compras do dia a dia, ele pagará a passagem. A nova solução traz mais segurança, porque elimina a necessidade de usar dinheiro, conveniência, porque basta aproximar para pagar, além de promover a inclusão financeira porque o usuário pode ter um cartão pré-pago mesmo ser ter conta em banco” destaca Fernanda Braz, diretora de desenvolvimento de negócios com o setor público e transporte MasterCard Brasil e Cone Sul”.
De acordo com ela, a tecnologia foi desenvolvida pela empresa pensando na mobilidade urbana. “O objetivo é facilitar o dia a dia das pessoas, assim como restringir o dinheiro em circulação, objetivando a segurança”, argumenta.
A inovação, segundo a executiva, também irá contribuir para que as cidades se tornem mais eficientes e sustentáveis. “O projeto promove a inclusão financeira para os usuários”, analisa, já que para o uso não é preciso estar cadastrado, basta ter um cartão do banco com a tecnologia. Além disso, com o cartão aumenta-se a segurança, já que o dinheiro em espécie sai de circulação. “O produto só veio somar junto aos outros já disponibilizados pela empresa. É o que chamamos de inclusão financeira”, lembra.
“Gostaria de ressaltar a parceria com a MasterCard, que mais uma vez nos coloca à frente quando o assunto é inovação”, destaca Lessandro Zem, presidente da Metrocard.
Como funciona?
O funcionamento do sistema de pagamento é muito simples. Essa tecnologia, chamada de contactless, já é usada em vários países do mundo e garante bastante segurança nas transações. A leitura dos dados do cartão é feita sem contato como, por exemplo, em um leitor de código de barras. Para que o comprador possa usar o sistema, é necessário que o cartão seja dotado da tecnologia de leitura e que o estabelecimento também tenha maquininhas sem necessidade de contato. Hoje, vários bancos, como Caixa Econômica e Santander, já oferecem. Quem tem o serviço Samsung Pay também poderá usar a novidade, pagando a passagem pelo celular.
Qual o valor?
Os pagamentos com valor inferior a R$ 50 podem ser feitos sem que o comprador digite sua senha bancária. Já nas compras com valor superior a R$ 50, o sistema de aproximação continua valendo, mas será necessário informar a senha para que a transação seja autorizada. A Caixa Econômica estabelece um limite de R$ 200 em pagamentos por aproximação no mesmo dia. Esse limite é fixado para garantir a segurança do usuário caso o cartão seja extraviado. A funcionalidade sem contato está disponível em cartões de crédito, débito e pré-pagos, que poderão ser utilizados para pagamentos do transporte público.
Parceiros
Para proporcionar ao setor de transportes e à sociedade esse novo mecanismo de pagamento – que integra a tecnologia existente (Mifare) com a EMV (pagamento sem contato) -, a Mastercard liderou o projeto ao conectar as empresas de bilhetagem (fornecedoras de hardware e software para o transporte) com o adquirente.
As localidades participantes do novo modelo são as capitais Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre; e a Região Metropolitana de Curitiba.
As empresas participantes estão relatadas a seguir:
Operadores de Transporte: SuperVia, no RJ (Central do Brasil), Metra, em SP (linha Diadema – Brooklin) e Metrocard, no PR.
Empresas de Bilhetagem: Empresa1, no RJ AUTOPASS, em SP e Transdata, no PR
Fornecedor do leitor: Gertec
Adquirente: Stone
Digital Wallet: Samsung Pay
Londres foi precursora
Além da grande Curitiba, mais outras três capitais nacionais e duas internacionais já usam o cartão sem contato. No Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre já implantaram o sistema. No mundo, Londres e Singapura foram as capitais precursoras. O piloto do projeto foi dividido em fases e avaliará a tecnologia embarcada (utilizada nos novos validadores) e os processos operacionais de pagamento inicialmente em três regiões: em São Paulo (na linha Diadema/Berrini – Metra) e no sistema de trens do Rio de Janeiro (principais estações do ramal Deodoro), no mês de outubro. Nos ônibus da Região Metropolitana de Curitiba, o piloto está previsto para o próximo mês.
A expectativa da Mastercard é levar a tecnologia de pagamento sem contato para as principais capitais do País no transporte metroferroviário (trem e metrô) e nos ônibus urbanos até dezembro deste ano e beneficiar diretamente os passageiros que utilizam o transporte público diariamente.
Segundo estudos da Mastercard, a arrecadação aproximada deste mercado é de R$ 80 bilhões/ano. Deste total, estima-se que o uso de dinheiro no transporte público represente uma fatia de 30%. Esse montante gera custos operacionais e logísticos para o operador, além dos problemas com falta de troco e de segurança.
