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Segurança

Tecnologia ajuda a evitar fraudes

Desde que entrou em operação, a tecnologia já ajudou no bloqueio de quase dois mil cartões isentos usados de forma indevida

Sistema de biometria facial implantado pela Associação Metrocard identifica passageiros que tentam se passar por isento sem ter o benefício | Felipe Rosa
Sistema de biometria facial implantado pela Associação Metrocard identifica passageiros que tentam se passar por isento sem ter o benefício (Foto: Felipe Rosa)

No que diz respeito à segurança, o combate a fraudes no transporte público é um dos pontos altos do Sistema Metrocard. Desde novembro de 2015, os usuários que têm direito à isenção de tarifa, ao entrar nas estações-tubo ou nos coletivos, passam por um equipamento acoplado ao leitor do cartão que faz a identificação do passageiro por meio da biometria. 

No total, em quase dois anos em operação, o sistema já bloqueou quase dois mil cartões por uso indevido da gratuidade. O impedimento da perpetuação das fraudes ajuda a garantir o direito de quem tem direito à isenção e evita eventuais prejuízos às empresas, que conseguem manter, assim, o preço justo da tarifa para todos os usuários da rede. 

De acordo com assistente de atendimento da Metrocard, Marco Aurélio Gomes, a adesão ao sistema biométrico é simples. Quem tem direito à isenção deve comparecer a um posto de atendimento Metrocard, munido dos documentos exigidos por lei. “É realizado um cadastro do usuário, que é fotografado de frente e de perfil e as fotos são vinculadas ao cartão de isento desta pessoa. É por meio desta foto que é feito o reconhecimento pelo sistema”, explica. 

Na prática, ao utilizar o cartão de acesso ao transporte público, o equipamento de biometria facial registra cinco fotos seguidas, que são comparadas automaticamente pelo sistema de cadastramento. “Quando o sistema encontra alguma inconformidade entre a foto da pessoa que utilizou o cartão com as fotos cadastradas no sistema, o mesmo envia para um funcionário da Metrocard efetuar uma conferência manual”, explica Gomes. Caso seja confirmado que quem utilizava o cartão não era o usuário que tinha direito ao benefício, é feito o bloqueio. 

Para evitar a utilização indevida, é importante que o usuário que tiver o cartão furtado ou roubado efetue o bloqueio pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), por meio do telefone (41) 3099-9599. “Três dias após o bloqueio o usuário deverá comparecer em um posto de atendimento com seus documentos e efetuar o pagamento da taxa de segunda via para poder voltar a usar o sistema”.

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