Sistema de biometria facial implantado pela Associação Metrocard identifica passageiros que tentam se passar por isento sem ter o benefício | Felipe Rosa
Sistema de biometria facial implantado pela Associação Metrocard identifica passageiros que tentam se passar por isento sem ter o benefício| Foto: Felipe Rosa

No que diz respeito à segurança, o combate a fraudes no transporte público é um dos pontos altos do Sistema Metrocard. Desde novembro de 2015, os usuários que têm direito à isenção de tarifa, ao entrar nas estações-tubo ou nos coletivos, passam por um equipamento acoplado ao leitor do cartão que faz a identificação do passageiro por meio da biometria. 

No total, em quase dois anos em operação, o sistema já bloqueou quase dois mil cartões por uso indevido da gratuidade. O impedimento da perpetuação das fraudes ajuda a garantir o direito de quem tem direito à isenção e evita eventuais prejuízos às empresas, que conseguem manter, assim, o preço justo da tarifa para todos os usuários da rede. 

De acordo com assistente de atendimento da Metrocard, Marco Aurélio Gomes, a adesão ao sistema biométrico é simples. Quem tem direito à isenção deve comparecer a um posto de atendimento Metrocard, munido dos documentos exigidos por lei. “É realizado um cadastro do usuário, que é fotografado de frente e de perfil e as fotos são vinculadas ao cartão de isento desta pessoa. É por meio desta foto que é feito o reconhecimento pelo sistema”, explica. 

Na prática, ao utilizar o cartão de acesso ao transporte público, o equipamento de biometria facial registra cinco fotos seguidas, que são comparadas automaticamente pelo sistema de cadastramento. “Quando o sistema encontra alguma inconformidade entre a foto da pessoa que utilizou o cartão com as fotos cadastradas no sistema, o mesmo envia para um funcionário da Metrocard efetuar uma conferência manual”, explica Gomes. Caso seja confirmado que quem utilizava o cartão não era o usuário que tinha direito ao benefício, é feito o bloqueio. 

Para evitar a utilização indevida, é importante que o usuário que tiver o cartão furtado ou roubado efetue o bloqueio pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), por meio do telefone (41) 3099-9599. “Três dias após o bloqueio o usuário deverá comparecer em um posto de atendimento com seus documentos e efetuar o pagamento da taxa de segunda via para poder voltar a usar o sistema”.