Sustentabilidade
| Foto: Andressa Miretzki

Sustentabilidade, políticas ESG, pegada de carbono. Em todo mundo se fala sobre ações para poupar o meio ambiente e, pelo menos, manter a qualidade de vida da população. Mas, para muito além do discurso, especialistas dizem que, em breve, terá vantagens a instituição que coloca em prática essas agendas. Com este entendimento, a Composta + promoveu o primeiro Papo Paraná S/A e reuniu escolas de Curitiba e Região Metropolitana para discutir sustentabilidade na prática.

O evento teve a participação de Igor Oliveira, fundador e diretor de marketing da Composta +, Celize Ogg, coordenadora do Colégio Marista Anjo da Guarda, Wecker Mesquita, diretor de marketing do Colégio Adventista e Ricardo Bruner, diretor comercial da Composta +. Em pauta, o tema era “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, ou seja, como avançar para ações concretas além dos projetos pedagógicos.

sustentabilidade
Igor Oliveira, fundador e diretor de marketing da Composta +| Andressa Miretzki

Para Igor Oliveira, o primeiro passo é o conhecimento. “Dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) mostram que Curitiba gera mais de três mil toneladas de resíduos por dia. Desses, 45,3% são matéria orgânica. É um volume expressivo, que demanda destinação correta”, afirma Oliveira. Ele conta que esse lixo é levado para aterros, misturado a outros materiais, o que gera contaminação do lençol freático, liberação de gás metano e mau cheiro. A Composta + nasceu para oferecer uma alternativa sustentável e correta no tratamento do lixo orgânico. Na prática, a empresa coleta e recicla os resíduos orgânicos por meio da compostagem, transformando-os em adubo.

Compostagem residencial

O serviço é ofertado em bares, cafés, escolas e casas. Foi assim que Celize Ogg conheceu a Composta +. “Acredito que devemos nos reconhecer como parte da natureza, não apenas indivíduos sociais. E para que haja manutenção do nosso planeta, temos que nos posicionar”, conta a coordenadora que se tornou uma grande incentivadora da sustentabilidade no colégio onde atua. A ideia é criar uma grande corrente onde toda a comunidade escolar seja impactada, informada e transformada. “É um trabalho longo e árduo, mas é nosso papel na formação dessas crianças”, completa Celize.

Em doze meses de parceria com a Composta +, o Marista Anjo da Guarda poupou 37,6 toneladas CO2 na atmosfera.

Certificação de sustentabilidade

Especialistas apontam que, muito em breve, as pessoas perguntarão sobre práticas ESG antes de consumir, frequentar ou usufruir de produtos e serviços das empresas. O diretor-presidente da Somos Educação, Mario Ghio, projeta que, entre três e quatro anos, a escola que não aderir à mentalidade ESG vai perder alunos para aquelas que adotaram o conceito.

Neste contexto, as certificações são pontos importantes. Dados do US Green Building Council (USGBC), criador de selo LEED de classificação de edifícios sustentáveis, o Brasil ocupa o 5º lugar entre 186 países, com registro de 219 empreendimentos, 2153 projetos oficializados e 929 certificados. No Colégio Adventista, o trabalho para buscar certificações e causar menos impacto ao meio ambiente, já começou. Hoje, todas as unidades do Paraná tem eficiência energética. Até 2030, o plano é que isso chegue aos colégios do sul do Brasil.

Wecker Mesquita também começou sua relação com a Composta + recebendo os baldes para compostagem em casa. Aos poucos, convenceu a direção da rede Adventista a iniciar um projeto piloto. De 2021 até hoje, foram quase 32 toneladas coletadas e compostadas e 2.901 sacos de lixo não utilizados no Colégio Adventista do Boqueirão.

Sobre a Composta +

A empresa curitibana Composta + surgiu em 2018 atuando em residências e, logo depois, passou a oferecer seus serviços para empresas. "No início eram três pessoas trabalhando na casa de um dos sócios. Hoje temos mais de 40 colaboradores, um barracão para armazenamento e, em breve teremos um ecoparque para transformação dos resíduos em adubo orgânico e biofertilizante", conta Ricardo Bruner, diretor comercial da empresa.

sustentabilidade
Primeira edição do Papo Paraná S/A reuniu diretores e coordenadores de escolas.| Andressa Miretzki

Além da gestão de resíduos orgânicos, a Composta + realiza a capacitação técnica da família e das equipes para separação dos resíduos. A empresa também entrega mudas de hortaliças e adubo todo mês para seus clientes residenciais e empresariais.