Ouça este conteúdo
Em 2026, o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) completa 65 anos de atuação impulsionando o desenvolvimento econômico do Sul do Brasil. No Show Rural Coopavel, em Cascavel, o banco destacou sua trajetória histórica e apresentou os planos de expansão, com linhas de crédito voltadas ao agronegócio, indústria, turismo e infraestrutura, reforçando seu papel estratégico para produtores e empresários da região.
Segundo René Garcia, presidente do BRDE, o crescimento da região se confunde com o desenvolvimento do banco.
“Celebrar 65 anos é celebrar o fortalecimento de produtores e empresários em todo o Sul do Brasil.”
René Garcia - presidente do BRDE
Durante a feira, o BRDE apresentou suas linhas de financiamento, prazos competitivos e convênios estratégicos que facilitam o acesso a crédito estruturado.
Expansão do agronegócio, indústria e serviços
René Garcia destacou que 46% dos empréstimos do BRDE são destinados ao agronegócio, setor que já chegou a representar 60% da carteira do banco. Além do agro, o BRDE financia projetos em energia, saneamento, hospitais e turismo, com prazos que variam de 5 a 30 anos e períodos de carência de até cinco anos, permitindo que produtores e empresários planejem e executem projetos de forma sustentável.
O banco está presente em 98% dos municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com uma carteira de financiamento que chega a R$ 6 bilhões. Entre os convênios apresentados, René Garcia destacou parcerias com associações comerciais que permitem crédito rápido e acessível para pequenos e médios empresários, com operações de até R$ 200 mil.
Foco no desenvolvimento regional
Durante a feira, o presidente do BRDE reforçou a importância de aproximar o banco dos produtores e empresários. “Nosso objetivo é que os projetos saiam do papel e se transformem em realidade”, disse Garcia, destacando o impacto do acesso ao crédito estruturado no crescimento econômico da região.
O marco dos 65 anos também foi celebrado com ações institucionais no evento, reforçando o histórico do banco e seu compromisso contínuo com o desenvolvimento regional e o fortalecimento do agronegócio, da indústria e do setor de serviços nos três estados do Sul do Brasil.
