Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Presidente da FIEP ressalta importância da indústria na cadeia do agronegócio

Edson Vasconcelos, presidente da FIEP, é o entrevistado da série do Paraná S.A durante o Show Rural Coopavel.

O presidente da FIEP, Edson Vasconcelos, concede entrevista ao jornalista Célio Martins durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel, e destaca a importância da indústria na agregação de valor e no desenvolvimento do agronegócio paranaense.
O presidente da FIEP, Edson Vasconcelos, concede entrevista ao jornalista Célio Martins durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel, e destaca a importância da indústria na agregação de valor e no desenvolvimento do agronegócio paranaense. (Foto: Divulgação)

Ouça este conteúdo

A indústria paranaense desempenha papel estratégico na agregação de valor à produção agrícola e no fortalecimento de toda a cadeia do agronegócio, segundo Edson Vasconcelos, presidente da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP). Ele destacou que o investimento em tecnologia, insumos, maquinário e processamento de alimentos é essencial para aumentar a competitividade nacional e internacional do setor.

A entrevista foi concedida à Gazeta do Povo no stand do Sicredi, durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel, que reuniu produtores, empresas e especialistas do agronegócio, oferecendo um espaço para discutir tendências, inovação e oportunidades de negócio.

Segundo Vasconcelos, a indústria tem presença em toda a cadeia: da semente ao fertilizante, passando pelo maquinário e pelo beneficiamento de alimentos.

"A produtividade do agronegócio se potencializa quando a indústria entra em ação, melhorando genética de sementes, performance de insumos e agregando valor aos produtos."

Edson Vasconcelos -
Presidente da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP)

Ele destacou ainda que a busca por produtos de alto valor agregado, como whey protein, proteínas de tilápia, feijão, milho e soja, é o caminho para a competitividade internacional do Paraná. "Nosso estado é vocacionado e temos condições de nos tornar um centro mundial de produção de alto valor agregado", disse.

Sobre o papel do governo, Vasconcelos reforçou que é necessário criar um ambiente favorável para empreendedores, oferecendo crédito, infraestrutura, logística, energia de qualidade e regulação previsível. "O ator principal é o empreendedor, mas ele precisa de condições adequadas para investir e inovar", completou.

O presidente da FIEP destacou também que a feira é uma oportunidade para mostrar tecnologia de ponta e estimular novos negócios: "Quem ainda não veio, venha. Este é o ápice da tecnologia, da indústria do agro, da agroindústria. O Paraná está trilhando um caminho importante e mostrando ao Brasil e ao mundo a força do setor", finalizou.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.