A tecnologia é a propulsora das principais transformações no mercado de trabalho. Mas não é a única. | Bigstock
A tecnologia é a propulsora das principais transformações no mercado de trabalho. Mas não é a única.| Foto: Bigstock

Posições mais tradicionais como gestor de operações e logística, advogado tributário, engenheiro ambiental ou trabalhos mais “fora da caixa” como agente de memes, condutor de drones e especialista de morte digital estão entre as carreiras apontadas como as 50 profissões do futuro para as próximas décadas, segundo um estudo da Inova Consultoria. 

No cenário atual já é possível observar um dinamismo nunca antes visto. Uma carreira com grande visibilidade pode ficar obsoleta em poucos anos ao mesmo tempo em que novas posições surgem todos os dias. A tecnologia, claro, é a propulsora das principais transformações no mercado de trabalho. Mas não é a única: a longevidade da população, a necessidade de atenção com os recursos naturais e a carência de infraestrutura, por exemplo, colocam algumas carreiras em evidência em um futuro próximo. 

Confira o Guia de cursos de Pós-Graduação no Paraná

 O gerente do escritório do Paraná da consultoria de recrutamento Michael Page, Thiago Gaudêncio, ressalta que para antecipar as novas profissões é preciso entender quais serão as demandas das pessoas para o futuro. “Dessa forma conseguimos identificar o que pode vir a ser uma carreira de sucesso Existem profissões que ainda não foram criadas, então existe claramente a possibilidade de fazer coisas diferentes no futuro..” Entre as áreas que podem ser consideradas como promissoras estão tecnologia, internet, genética, sustentabilidade, terceira idade e as engenharias. 

Formação para o futuro 

Além de investir em conhecimento, os trabalhadores precisam se adaptar ao perfil buscado pelas empresas, que também passa por mudanças. Os criativos, flexíveis e inovadores tendem a ser cada vez mais valorizados. Já os que trabalham de forma mecânica serão facilmente substituídos por sistemas. 

Para dar conta da capacitação desse novo perfil de trabalhadores as instituições de ensino vivem sua própria era de transição. “É preciso estar atento às novas demandas, mas sem deixar de lado as competências tradicionais”, ressalta o reitor da Uninter, Benhur Etelberto Gaio. Enquanto a graduação segue o foco em um conteúdo mais tradicional, os cursos de pós-graduação possibilitam trazer a inovação necessária para a formação em novas posições. 

“São cursos desenhados com mais rapidez, com conteúdo inovador e alinhados às necessidades atuais e do futuro. Hoje, não tem como oferecer um curso sem pensar nisso. O profissional precisa ser capacitado para funções que ainda não foram criadas e demandas que não conhecemos.” A instituição oferece 87 modalidades de pós-graduação, especialização e MBA em diferentes áreas do conhecimento. 

 Tanto o profissional recém-formado quanto o que já está inserido no mercado de trabalho precisam estar atentos a essa nova realidade para garantir sua empregabilidade e ascensão na carreira. “Hoje, as competências precisam ser requalificadas em todas as áreas. O conhecimento muda a cada dia. Não tem como não se atualizar”, afirma Gaio.

Confira algumas profissões novas para o futuro: 

Gestor de ecorrelações 

Conselheiro de aposentadoria 

Gestor de qualidade de vida 

Gestor de trendsinnovation 

Reciclador de urânio 

Arquiteto digital 

Mecânico de robots pessoais 

Consultor de simplificação 

Condutor de drones 

Especulador de moedas alternativas 

Administrador de morte digital 

Agente de memes 

Consultor de genoma 

Consultor de longevidade 

Polícia/Segurança virtual 

Fontes: Inova Consulting e Michael Page Consultoria 

 

Novas habilidades 

A consultoria Michael Page elencou as cinco habilidades para quem quer se destacar no futuro: 

1 – Domínio de programação 

2 – Inteligência computacional 

3 – Visões e competências com a terceira idade 

4 – Aptidões para carreiras dinâmicas 

5 – Orientado às best decisions 

Fontes: Inova Consulting e Michael Page Consultoria