Experiência própria e conexões com o que há de mais futurístico no mundo foram as chaves da palestra de Gustavo Caetano.  | Alexandre MazzoGazeta do Povo
Experiência própria e conexões com o que há de mais futurístico no mundo foram as chaves da palestra de Gustavo Caetano. | Foto: Alexandre MazzoGazeta do Povo

Mais de duzentos convidados e 100 mil internautas tiveram uma imersão no futuro durante o evento Futurize-se, promovido pela Gazeta do Povo com o patrocínio da Uninter. O encontro entre pessoas visionárias propôs uma reflexão sobre as mudanças que o mundo vem passando e a importância de repensar a forma de trabalhar e educar. 

A principal atração do evento, Gustavo Caetano, fundador da Samba Tech e autor do best-seller Pense Simples, falou durante 40 minutos sobre iniciativas disruptivas que conseguiram esse status justamente porque conseguiram antever um futuro até então inimaginável. Ele dividiu com o público sua própria experiência inovadora como empreendedor e também trouxe insights sobre essa discussão que participa ativamente junto de outros visionários pelo mundo. 

A maior provocação que Caetano fez ao público foi sugerir que pensem o futuro sem estar presos unicamente ao conhecimento do passado. A palestra dele pôde ser acompanhada ao vivo na Gazeta do Povo, na página da Gazeta do Povo no Facebook e nos mais de 600 polos de educação da Uninter. 

Andrea Greca, fundadora da Berlin e analista de tendências, trouxe uma reflexão sobre o futuro do mercado de trabalho. Ao contrário do que muitos pensam, não são apenas as carreiras ligadas à tecnologia que serão valorizadas. 

 

Vitor Torres, cofundador e CEO da Contabilizei, provocou o público a pensar que problemas precisam ser resolvidos na própria vida, na cidade ou até no mundo como um ponto de partida de um negócio de futuro. 

 


Anderson Godzikowski, advisor, investidor em projetos, startups e governança corporativa, resumiu em uma única palavra o que deve estar por trás de uma iniciativa visionária: a inquietude.  

No momento Uninter, o reitor Benhur Etelberto Gaio e o professor Elton Ivan Schneider mostraram a trajetória da instituição que inovou ao investir na educação à distância e agora se reformulou justamente pensando em preparar esse profissional para o futuro. 

 

 Na sequência, Diogo Ruiz, empreendedor do Vale do Silício, contou um pouco sobre a próxima etapa do Futurize-se.

Para o diretor de redação da Gazeta do Povo, Leonardo Mendes Júnior, o evento deixou claro como as grandes soluções hoje e do futuro são cada mais descentralizadas. “Antes você tinha o conhecimento concentrado em poucas mãos e o poder com menos gente ainda. Hoje o conhecimento é muito mais difuso e acessível e o poder de transformar esse conhecimento em solução também está ao alcance de todos. Um garoto de 18 anos tem a mesma possibilidade de revolucionar um setor como o automotivo, por exemplo, que o CEO de uma grande montadora. Ou até mais. O CEO está enfiado em uma teia corporativa e de processos gigantesca. O garoto não. Ele não tem essas amarras e sente muito mais a dor do usuário comum. E isso se replica para qualquer área. É o que já está transformando e irá transformar o mundo cada vez mais.” 

O vice-reitor da Uninter, Jorge Bernardi, classificou o evento como “extraordinário”. “Foi inovador. Disruptivo. Saio daqui mais entusiasmado de que nós podemos fazer a diferença e construir o futuro com determinação, coragem e criatividade”. O professor Alfredo Angelo Pires, diretor de negócios da Uninter, disse que há muito tempo não via uma palestra tão “dedo na ferida” como a de Gustavo Caetano.

*Por motivos contratuais, a palestra de Gustavo Caetano não pode ser reproduzida posteriormente ao evento.