Visita do programa Fábrica Aberta, da Unipar.
Visita do programa Fábrica Aberta, da Unipar.| Foto: Divulgação/ Unipar

Com o objetivo de aproximar e conscientizar a população sobre a importância do desenvolvimento sustentável e valores ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) nos processos industriais, a Unipar retoma neste mês de maio o Programa Fábrica Aberta.

A iniciativa da empresa líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC na América do Sul já recebeu mais de 125 mil visitantes nas plantas fabris de Cubatão e Santo André, em São Paulo, e Bahía Blanca, na Argentina.

O programa foi iniciado em 1985 na planta industrial de Cubatão e ficou paralisado durante a pandemia de Covid-19 por questões de segurança. Na época em que o projeto foi iniciado, o município do litoral paulista foi considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das cidades mais poluídas do mundo, devido à alta emissão de poluentes oriundos de processos industriais ao meio ambiente.

Por isso, a iniciativa focou na importância de mostrar como é possível produzir de forma harmônica com o meio ambiente, sendo esse um dos principais valores da Unipar. A empresa atualmente possui investimentos em diversas frentes para promover o desenvolvimento humano e a universalização do saneamento básico.

As visitas guiadas contam com monitores especializados, entre eles, colaboradores aposentados da Unipar, que conseguem explicar com maior propriedade os processos industriais da empresa. “Agora, perto do aniversário de 38 anos do programa, esperamos voltar a receber os visitantes presencialmente e mostrar como fazemos a química acontecer”, afirma Mauricio Russomanno, CEO da Unipar.

A atenção da Unipar em comunicar à sociedade este aspecto de sua visão se justifica pelo aumento da preocupação dos brasileiros com o desenvolvimento sustentável. Segundo o Índice do Setor de Sustentabilidade 2022, produzido pela Consultoria Kantar, 99% do público entrevistado admitiu que deseja adotar práticas sustentáveis no dia a dia e espera que as companhias as auxiliem nessas metas, oferecendo produtos que atendam esses requisitos.

Outro indicador importante é que os conceitos de ESG estão se tornando mais familiares à população em geral. Estudo desenvolvido pelo Google, MindMiners e Sistema B Brasil com 3 mil pessoas mostrou que entre os anos de 2020 e 2022, apesar de somente um em cada cinco brasileiros (21%) já terem ouvido falar na sigla, quatro em cada cinco (87%) declaram como importante a atuação de empresas e marcas em ações relacionadas ao meio ambiente, panorama social e governança.

“O nosso objetivo é ser um agente de transformação para um mundo mais sustentável, com mobilização dentro da Unipar e expandindo para nosso ecossistema. A retomada do Programa Fábrica Aberta faz parte da construção desse relacionamento de transparência com nossos visitantes, mostrando abertamente nossa produção responsável e a priorização de práticas sustentáveis”, finaliza Russomanno.