Parafusadeiras são extremamente versáteis para as tarefas de casa.
Parafusadeiras são extremamente versáteis para as tarefas de casa.| Foto: Divulgação/WAP

O movimento Do It Yourself, ou DIY, é cada vez mais forte em todo o mundo, inclusive no Brasil. Com origem na cultura maker nos anos 1950, o fazer por si só se espalhou de vez com blogs e canais no YouTube, incentivando as pessoas a se virarem nas pequenas intervenções da casa. Para isso, porém, é preciso ter as ferramentas certas para cada tarefa.

E se antes esses equipamentos ficavam somente com os profissionais de marcenaria e de obras, agora eles estão muito mais acessíveis e já estão na casa de muita gente. São parafusadeiras, furadeiras, serras, sopradores, pistolas. Uma grande variedade de produtos que facilitam muito na hora de colocar a mão na massa, sem precisar contratar alguém para fazer um furo na parede, montar um móvel ou pintar uma parede.

“Muita gente começou a mudar o cenário dentro de casa, mudou os quadros de lugar, trocou as cortinas, montou alguns móveis. E as ferramentas ajudaram muito nessas tarefas. As parafusadeiras e as furadeiras são boas aliadas”, diz o coordenador de Desenvolvimento de Produtos da WAP, Diego Mafioletti.

A WAP, por exemplo, tem uma linha de produtos que atinge exatamente esse público que está fazendo as coisas por conta própria e também para quem já está em um nível um pouco mais avançado. E eles estão disponíveis a preços acessíveis, muitas vezes mais baixos do que alguém pagaria para um prestador para realizar o serviço.

Hoje realmente basta ter as ferramentas certas e um mínimo de conhecimento sobre o que está fazendo. Essa segunda parte pode ser resolvida com os manuais dos produtos, mas também com vídeos na internet. Ou seja, praticamente não há desculpas para não resolver as coisas por conta própria.

Foi o que aconteceu com o técnico de operações, João Felipe de Azevedo, 37. Ele que já tinha o costume de desmontar e consertar brinquedos na infância - nem sempre funcionava -, decidiu assumir a empreitada de fazer um deck de madeira no apartamento para qual se mudou com a esposa assim que se casaram. No YouTube encontrou o caminho.

“Topei o desafio e saí para comprar o material e emprestar as ferramentas necessárias para não correr o risco de desistir da missão. Contei com a ajuda de um amigo, que tem menos habilidades manuais que eu, e após dois dias de trabalho e muita dor nas costas e nos braços, estava lá o resultado, digno de um profissional da área”, lembra.

Esse foi só o começo. Depois do deck vieram outras obras no apartamento, como pintura, elétrica e hidráulica. Para isso, precisou investir em ferramentas. E contou com amigos com as mesmas ideias para ir às compras. “Combinamos que cada um compraria determinadas ferramentas e conseguimos montar um verdadeiro arsenal como parafusadeiras, furadeiras, serras, e assim por diante”, revela João Felipe, que hoje ajuda amigos e familiares com pequenos reparos e consertos.

Assim como ele, teve mais gente que entrou de vez nesse movimento DIY, que pegou tanto gosto pela coisa, que tem se aventurado em tarefas mais complexas, especialmente por causa da pandemia. Aquela intervenção um pouco mais pesada, que definitivamente precisaria de um profissional, passou a ser possível com ferramentas adequadas. Essa foi a percepção da WAP, que busca também atender a esse público.

“Quem já tinha ferramentas, durante a pandemia acabou fazendo reformas mais pesadas, precisando furar laje, por exemplo. E à medida que usam mais, acabam buscando equipamentos mais robustos”, atesta Mafioletti.

Parafusadeiras e furadeiras atendem iniciantes e mesmo profissionais liberais.
Parafusadeiras e furadeiras atendem iniciantes e mesmo profissionais liberais.| Divulgação/WAP

Parafusadeira, a mais versátil e prática

De todas as ferramentas usadas para tarefas em casa, a mais popular é a parafusadeira. Ela ganhou destaque principalmente pela versatilidade e praticidade, praticamente aposentando as chaves de fenda, que muitas vezes não conseguem resolver o serviço. E muito dessa facilidade vem do fato de funcionar à bateria.

Além disso, ela é bastante ergonômica e ajuda na hora de realizar as tarefas. No caso das parafusadeiras da WAP, por exemplo, elas vêm com lâmpada LED para iluminação, o que é bom para serviços em locais escuros, como a parte interna de móveis. Sem contar a variedade dos bits, que são as pontas, que atendem grande parte das necessidades diárias.

“A parafusadeira ganhou mercado por não ter fio. Isso torna o trabalho mais prático e rápido. E elas podem fazer desde tarefas de parafusar até outras que as próprias pessoas identificaram”, explica Mafioletti.

Sem precisar de fio, as parafusadeiras garantem praticidade e agilidade.
Sem precisar de fio, as parafusadeiras garantem praticidade e agilidade.| Divulgação/WAP

O curioso é que realmente ela não serve apenas para parafusar ou desparafusar. Ela pode também ser útil para escovar estofados e tapetes ou para misturar tinta. Há quem use para pequenos furos ou mesmo para fazer bijuterias. Claro, tudo com algumas adaptações, bem típicas da criatividade brasileira.

A parafusadeira também pode ser furadeira, como é o caso de alguns modelos da WAP. Ao executar as duas funções, a parafusadeira e furadeira dá mais versatilidade e fica mais barata do que comprar dois equipamentos. Além disso, elas vão ficando mais potentes, com melhor torque e maior velocidade.

Dicas de ferramentas para fazer tudo por conta própria

A WAP conta com uma linha completa de ferramentas, para várias utilidades, das mais simples às mais complexas. Confira algumas sugestões:

Mais simples de usar, mais fácil de recarregar
Parafusadeira a bateria WAP BP 4,8V Li-Ion

Mais voltagem, mais força e precisão
Parafusadeira e Furadeira a bateria WAP BPF 12V Li-Ion

Ergonomia para operação segura e confortável
Parafusadeira e Furadeira de impacto 1/2" 600W WAP EFI600

Muito robusta e eficiente
Parafusadeira e Furadeira de impacto 1/2" 600W WAP EFI600K com maleta

Pedra, concreto, tijolo, telha ou o que mais você quiser cortar
Serra Mármore 4.3/8" 1300W WAP ESM1300

Qualidade e eficiência e o melhor: economia!
Pistola de pintura elétrica 400W WAP EPP400

Leve, compacto e muito fácil de usar
Soprador térmico WAP EST1900