Dúvidas na hora de decorar o lavabo? Inspire-se com oito projetos originais

HAUS
31/10/2017 17:30
Thumbnail

Foto: Fernando Zequinão. | Fernando Zequinão

Os lavabos são espaços marcados pela elegância na décor. Neles, é permitido ousar sem medo de cansar da decoração, já que o ambiente é reservado aos visitantes. Pisos e revestimentos arrojados, com desenhos e padronagens fora do comum são bem-vindos. A escolha da cuba, do espelho e da iluminação também são elementos que podem mudar a cara e dar personalidade ao espaço.
Selecionamos sete lavabos apresentados em projetos do Anuário Haus 2017 que fogem do comum e surpreendem pelo bom gosto. Confira e se inspire!

Papel de parede

O papel de parede é um dos protagonistas do projeto do lavado assinado por Leopoldo Roesler e Camila Kredens. Feito de mica, ele traz um ar moderno para o espaço a partir de sua composição com o tampo de fórmica cobre. Seguindo o mesmo conceito, os profissionais substituíram o espelho padrão por um painel de marcenaria com iluminação embutida nas laterais de piso a teto. O tampo da pia ainda é fixado nas laterais e vazado no fundo, para manter a modernidade e o desenho mais simples e reto.
Foto: Rodrigo Ramirez
Foto: Rodrigo Ramirez

Bancada em ônix

Jayme Bernardo buscou criar um ambiente impactante e acolhedor, que fosse o cartão de visita da nova decoração de um apartamento de 385 m². O destaque do espaço é a bancada esculpida em ônix âmbar retroiluminada. As paredes foram revestidas com papel de parede com textura bem marcada e geometria moderna, que se contrapõe ao espelho na cor bronze.
Foto: Eduardo Macarios
Foto: Eduardo Macarios

Cobre

A aposta na tonalidade cobre foi o recurso utilizado pela decoradora Yara Mendes para decorar um lavabo pequeno. Ela está presente do papel de parede em laca e da cuba em vidro murano às torneiras do ambientes monocromático.
Cuba em vidro e acessórios cobre deixam o lavabo mais sofisticado e moderno. Foto: Fernando Zequinão
Cuba em vidro e acessórios cobre deixam o lavabo mais sofisticado e moderno. Foto: Fernando Zequinão

Minimalista

O lavabo assinado por Judy Dembicki tem proposta clean e minimalista, com o uso do branco como base da decoração. O espelho prata foi usado para trazer profundida ao espaço e também para refletir a textura da pedra em mosaico aplicada como destaque em toda a parede lateral. A cuba foi desenhada com linhas retas, em coluna, e esculpida em silestone branco Zeus. As iluminação pontual evidencia os elementos do décor.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão

Contraste

O lavabo de Barbara Kubrusly traz cores sóbrias para as paredes, por meio do papel de parede em tons terrosos, e também para o piso, com o mármore Grigio Armani. O contraste vem com a cuba esculpida em silestone Haiku e os espelhos. O pendente sobre a cuba completa a décor do espaço.
Papel de parede deixa o lavabo com ares de sofisticação. Foto: Fernando Zequinão
Papel de parede deixa o lavabo com ares de sofisticação. Foto: Fernando Zequinão

Moderno

Papel de parede com estampa em tons neutros, cuba esculpida em mármore Calacata e mobiliário em lâmina natural compõem o ambiente moderno e descontraído do lavabo assinado por Nathalia Locks. A iluminação é composta por fachos de luz vindos do espelho e um mix de pendentes.
Foto: Eduardo Macarios
Foto: Eduardo Macarios

Redgold e cinza

Isabella Marinho e Siomara Setti optaram por manter o mesmo revestimento da área social, tanto no piso quanto na bancada, trazendo leveza e unidade ao lavabo. Isso possibilitou utilizar metais e louças em tons mais marcantes, como redgold e cinza, respectivamente. O mármore Perlino Bianco, que tem base neutra, foi utilizado na cuba. O destaque do espaço, no entanto, fica por conta do papel de parede com estampa floral.
Foto: Fernando Zequinão.
Foto: Fernando Zequinão.

Iluminação

Eliza Schuchovski apostou na simplicidade e elegância para o lavabo de uma residência. Para isso, o piso e a parede receberam revestimento em limestone e a cuba e a prateleira foram esculpidas em ônix âmbar. Retroiluminadas, elas produzem um efeito visual que traz sofisticação ao lavabo.
Foto: Marcelo Stammer
Foto: Marcelo Stammer

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!