5 composições com folhagens e árvores em diferentes ambientes

No escritório ou em casa, veja inspirações de como utilizar plantas nos ambientes de maneira assertiva, trazendo beleza e vida para o décor

Em diversos tamanhos e espécies, as plantas trouxeram vida ao ambiente formal do escritório. Foto: Eduardo Macarios

por Ana Flavia Silva*

12/12/2019

compartilhe

Seja no escritório ou em casa, as plantas dão vida e cor aos ambientes. Mas, para integrá-las à decoração é importante seguir alguns passos. O primeiro deles, sem dúvida, é escolher a espécie adequada, levando em consideração a rotina do local onde elas devem ficar. Depois, é só montar composições que façam o verde se tornar um ponto de destaque, dando personalidade aos espaços. Nestes cinco projetos que fazem parte do Anuário HAUS 2019 estão algumas inspirações de como inserir as plantas nos ambientes de maneira assertiva. Inspire-se!

Diferentes tamanhos e tipos

A proposta da Arquea Arquitetos para a sede de um grande escritório de advocacia misturou elementos rústicos e acabados. As plantinhas entraram na decoração com vasos de concreto, que harmonizam com o piso de cimento queimado. Em tamanhos, tonalidades e tipos de folhas diferentes, elas dão um respiro ao ambiente formal e sério, trazendo um toque de leveza.

Em diversos tamanhos e espécies, as plantas trouxeram vida ao ambiente formal do escritório. Foto: Eduardo Macarios

Verde “pra quê te quero”

As plantas foram a inspiração de Gabriela Meister e Roseli Aderno, que usaram o Jardim Botânico como base para desenvolver o projeto deste escritório. A natureza está integrada aos ambientes de forma elegante, agregando à decoração e reforçando o conceito de sustentabilidade. Não apenas nos vasos e em forma natural, as plantas também figuram na estampa da parede escura, que contrasta com o verde da área da recepção.

O conceito de natural e sustentável está na presença das plantas e no verde da recepção. Foto: Francis Larsen

Complemento natural

O layout do paisagismo, incluindo jardins e decks externos, é a cereja do bolo na fachada da loja de móveis assinada por Ivan Wodzinsky. A madeira usada no terraço e no deck contrasta com o verde de diferentes espécies, formando uma composição harmônica. Plantas diretamente no solo ou em vasos de tamanhos e materiais variados expõem as possibilidades de decoração que elas oferecem.

 

A aposta em diferentes formas de aplicação traz harmonia para a composição. Foto: Samuel Berger

Árvore no vaso

Para imprimir a personalidade da marca de alimentos ultracongelados, que queria reforçar conceitos como praticidade e minimalismo em sua sede e loja, Marjorie Guibur utilizou diversos elementos naturais. Além das placas de OSB no mobiliário, as plantas aparecem em detalhes sutis, como uma folhagem sobre a mesa de escritório e as pequenas árvores em vasos em diferentes ambientes.

Conceito de sustentabilidade e ligação com a natureza é reforçado pelas plantas. Foto: Fernando Zequinão/ Gazeta do Povo

Cercado pelo verde

De plantas no chão ao jardim vertical, a vegetação, literalmente, envolve o projeto da MR+ Arquitetos. O mini-shopping desenvolvido por Raphael Cozitsky e Mônica Floreste, a partir do estudo de viabilidade econômica da área, conta com um projeto de paisagismo com a intenção de dar um ar de “jardim de casa”. A ideia é reforçar o conceito de pertencimento do edifício à comunidade do bairro.

Jardim ao redor do prédio confere aconchego aos visitantes. Foto: reprodução

LEIA TAMBÉM

5 residências com personalidade em ambientes compactos

Do lado de fora: 6 diferentes soluções para ambientes externos inspiradores

Integração total: 9 soluções de projetos com ambientes amplos

Natureza por perto: 5 projetos que usam o estilo rústico e texturas naturais

*especial para HAUS

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você