Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Projeto assinado pela arquiteta Diane Justus utilizou elementos curvos e circulares, com inspiração nas linhas femininas.
Projeto assinado pela arquiteta Diane Justus utilizou elementos curvos e circulares, com inspiração nas linhas femininas.| Foto: Ricardo Perini/Divulgação

Na arquitetura comercial, os ambientes devem ser planejados para atender todas as especificidades e necessidades do negócio. Tão importante quanto isso é que eles também sejam atraentes e agradáveis para permitir que o público tenha a melhor experiência possível no local.

Em tempos de busca por lugares “instagramáveis”, projetos comerciais que se diferenciam por sua beleza e estilo também ganham pontos extras com os clientes — e elogios no feed das redes sociais.

Siga a HAUS no Instagram

O Anuário HAUS 2021 apresenta projetos de arquitetura comercial de estilos e funcionalidades diversas, de loja de cosméticos até concessionária de carros de luxo. São inspirações para quem tem um negócio e quer reformar ou decorar de maneira sofisticada e contemporânea. Selecionamos cinco propostas que vão muito além do tradicional. Confira!

Linhas curvas e femininas

| Ricardo Perini/Divulgação

A arquiteta Diane Justus propôs algo que rompesse com o visual tradicional de salões de beleza e lojas de cosméticos para este empreendimento comercial. O projeto nasceu focado na experiência e no cuidado, com uma atmosfera visual em torno do aconchego e da experiência de imersão na marca.

| Ricardo Perini/Divulgação

Inspirada nas linhas femininas, a arquiteta imaginou ondas em LED nas paredes, que simulam o movimento de fios de cabelo. Elementos curvos e circulares comunicam a fluidez e a continuidade dos ciclos do sol e da lua. Itens de arte e plantas, junto aos vários espelhos, imprimiram ares de living aos ambientes.

| Ricardo Perini/Divulgação

Nas paredes e mobiliários, a cor branca permitiu dar mais destaque aos produtos. Um projeto sofisticado, atemporal e cheio de leveza.

Confira todos os projetos do Anuário HAUS 2021

Esporte com sofisticação

| Matheus Kaplun/Divulgação

Desenvolvido para uma loja de roupas esportivas femininas, este projeto assinado pelo escritório FS Arquitetura foi proposto de maneira a setorizar o ambiente de exposição e da área de trabalho.

| Matheus Kaplun/Divulgação

Os materiais propostos incluem serralheria, concreto e mármore, que trazem contemporaneidade e sofisticação. Módulos em serralheria foram desenvolvidos para exposição e armazenagem de produtos.

| Matheus Kaplun/Divulgação

Neste projeto de arquitetura comercial que aposta na marcenaria inteligente, o provador fica mimetizado em um painel ripado. Destaque para o tapete desenhado pela arquiteta especialmente para esse projeto. Na área de trabalho, a mesa em mármore com a base em serralheria é ressaltada pelo painel ao fundo.

Concessionária de luxo

| Gabriel Goulart/Divulgação

O projeto de interiores desta concessionária teve como conceito o design de um showroom de carros de luxo em estilo contemporâneo, lembrando as boutiques de carro italianas.

| Gabriel Goulart/Divulgação

Os interiores idealizados pela equipe do escritório Marina Goulart Design receberam atenção especial por meio do design de mobiliário exclusivo, do painel luminoso e do logotipo da empresa, que imprimem ao projeto uma linguagem arrojada e inovadora.

| Gabriel Goulart/Divulgação

As instalações personalizadas deste projeto de arquitetura comercial acolhem os clientes em um ambiente aconchegante, que mescla diferentes materiais, pontuados por painéis ripados que funcionam tanto como divisórias, quanto como cenários que emolduram os carros, que são destaques e protagonistas do espaço.

Arquitetura leve e contemporânea

| Mariana Maciel/Divulgação

O escritório Soiê Arquitetura assina essa boutique conceito que tem arquitetura comercial contemporânea e sensorial, que explora diversos materiais e texturas, almejando um ambiente natural e sofisticado.

| Mariana Maciel/Divulgação

A boutique surgiu da vontade de duas jovens empresárias que buscavam criar um espaço que traduzisse os ideais de autenticidade, delicadeza e equilíbrio, que foram simbolizados no projeto com uso de elementos naturais como madeira, micros seixos e vegetação.

| Mariana Maciel/Divulgação

Criou-se um painel em muxarabi que traz uma permeabilidade visual, filtrando a luz natural e proporcionando sensações com essência leve e pura. Uma loja interativa com fluxos bem definidos e que cria experiências em forma de cenários para serem fotografados e compartilhados.

Ótica jovial

| Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

O escritório Gazzalle Arquitetura assina o projeto de interiores dessa ótica, que é a mais antiga da rede de lojas da família. Com pouco tempo para preparar tudo, o escritório tratou o projeto e a execução com cautela e rapidez.

| Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Um dos destaques, trabalhado em MDF cimento queimado, é o balcão-caixa, que tem um desenho prismático. As texturas da parede e o amadeirado complementam a composição jovial e atrativa.

Conteúdo editado por:Sharon Abdalla
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]