Limites difusos

Anuário Haus 2022

4 ideias para integrar a varanda com o ambiente interno

HAUS*
04/11/2022 13:17
Thumbnail
Mais do que aumentar a área útil de casas e apartamentos, a integração dos ambientes interno e externo permite que os moradores estejam mais próximos da natureza. Não foi à toa que, ao longo do período de isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, cresceram as reformas para integrar livings, quartos e outros ambientes a varandas, terraços e jardins -- tendência que se mantém forte, como é possível perceber nos projetos do Anuário HAUS 2022.
Para inspirar os que desejam segui-la, separamos cinco projetos do Anuário que contam com varandas integradas. Confira!

Apreciação da natureza

Nesta incrível casa de campo, as amplas varandas que dão acesso ao deck da piscina são elementos de destaque. Rodeada por uma paisagem encantadora, a reforma executada pela OneTip Arquitetura e Engenharia, buscou valorizar a apreciação da natureza. Para isso, foram utilizadas portas-janelas que dão acesso à varanda. Já para expressar a personalidade do imóvel, que segue um estilo clássico, foram utilizados elementos em tons claros, detalhes amadeirados, madeira maciça e textura projetada.

Para receber os amigos

Partindo da ideia de receber os amigos, a reforma deste apartamento executado pela Magenta Arquitetura, integrou a varanda ao living, criando um ambiente mais amplo e confortável. Com o objetivo de aproveitar a iluminação natural, toda a varanda é fechada com painéis de vidro, o que também facilita para contemplar a vista, composta por prédios da cidade. Outro destaque do projeto é o balanço suspenso em formato oval, que de onde é possível observar a vista.

Imóvel aberto

Um apartamento de casal que valorizasse e respeitasse as individualidades de cada membro: esse foi o conceito que norteou o projeto executado pela Petillo Arquitetura. Com isso em mente, o imóvel foi concebido de forma aberta, integrando espaços, como a varanda e a cozinha. Para criar um ambiente relaxante, foram utilizados materiais contemporâneos e pontos de cor e texturas.

Valorizar a vista

O ponto de partida do projeto de reforma deste apartamento foi a ideia de valorizar as paisagens emolduradas pelas janelas do imóvel. Assim, Bárbara Kubrusly utilizou a varanda toda fechada com painéis de vidro, possibilitando a entrada de muita luz natural e a ampliação do espaço. Outro destaque do projeto é a composição de uma arquitetura livre, com a mistura de materiais e acabamentos, equilibrando elementos leves e pesados, como o couro, linho, forro de madeira, pedra bruta e tapete em lã.
*Colaborou Amanda Zanluca.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!