Arte em casa

Anuário Haus 2022

6 projetos que criam uma conexão entre arte e arquitetura

HAUS*
03/11/2022 12:59
Thumbnail

Obras de arte são destaque em projeto assinado pelo escritório Petillo Arquitetura. | Ricardo Perini

Criar o ambiente adequado para dar protagonismo à uma obra de arte, seja ela qual for, exige muita sensibilidade do profissional responsável pela execução do trabalho. Dentro desta perspectiva, o espaço do projeto passa a ser uma "tela em branco", e a pintura ou escultura artística selecionada para a composição é como a cor que mais chama a atenção em um quadro.
Para mostrar como integrar obras de arte à decoração de interiores, separamos 6 projetos do Anuário HAUS 2022 que trazem pinturas, esculturas e outras artes como um dos pontos centrais do ambiente. Confira!

Arte e elegância

Esta sala de refeições, assinada por Ivan Wodzinsky para a Mostra Artefacto, traz toques de modernidade, charme e elegância em cada detalhe. A composição do ambiente apresenta obras de arte marcantes, como a tela Paisagem Brasileira, de Gilvan Nunes, da Galeria Simões de Assis, e obras de Yuri Serodio, Luiz Moreira e Cahique Lahgiz, da galeria Sérgio Gonçalves.

Pontos de cor

Obras de arte são destaque em projeto assinado pelo escritório Petillo Arquitetura.
Obras de arte são destaque em projeto assinado pelo escritório Petillo Arquitetura.
Este apartamento, projetado pelo escritório Petillo Arquitetura, tinha o objetivo de valorizar as vivências cotidianas dos moradores. O espaço apresenta traços e materiais contemporâneos, contrastes, texturas e pontos de cor. A união entre arte e arquitetura é um dos destaques do projeto, e pode ser encontrada por meio dos quadros da artista Laura H. Rubin e das diferentes peças de design brasileiro.

Contraste de elementos

O living, reformado por Diana Suckow Arquitetura, apresentava o desafio de transformar uma sala de estar dos anos 70 em um espaço moderno e atual. Uma das propostas foi trazer tons monocromáticos e neutros ao espaço, para que as obras de arte, os itens de decoração e o piano escuro pudessem contrastar com a paleta de cores, ganhando, assim, um maior destaque.

Fluidez e harmonia

Este projeto, assinado por Will Kullak | Kullak Arquitetura, buscou reorganizar a planta triangular do imóvel para trazer mais conforto e fluidez ao espaços. Um dos destaques do interior da residência são as obras de arte de André Mendes, Sandra Barreiro e Vato, que são capazes de expressar a personalidade da família.

Acolhimento e sutileza

Este apartamento, assinado pela Crippa e Assis Arquitetura, tinha a missão de ser um espaço de acolhimento afetivo que trouxesse, ao mesmo tempo, sutileza, conforto e funcionalidade. O ambiente de 'receber' consegue apresentar sofisticação e elegância por meio de elementos como a mesa de jantar de mármore branco Paraná. O destaque, ali, é a obra de arte da artista Nicole Wells.

Cor e energia

Esta casa, assinada por Will Kullak | Kullak Arquitetura, apresenta alta integração à natureza, sem abrir mão da privacidade. Sua fachada contém brises metálicos, revestimentos especiais que trazem cor e textura e contrastam com a sobriedade dos materiais brutalistas de base, como o concreto moldado in loco. As obras de arte, como as de Marcelo Conrado, André Mendes, José Gonçalves e Eduardo Custódio, conseguem transmitir mais cor e energia à residência.
*Colaborou Bruna Colmann

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!