Dispositivos domésticos inteligentes

Anuário Haus 2022

6 projetos que usam a tecnologia parar criar espaços mais inteligentes e confortáveis

HAUS*
07/11/2022 17:41
Thumbnail

Apartamento automatizado projetado pelo escritório Machado e Weiss Arquitetura e Interiores. | Nenad Radovanovic

Foi-se o tempo em que as casas inteligentes e automatizadas eram encontradas apenas em filmes ou seriados de TV. Para se ter uma ideia, o mercado mundial de dispositivos domésticos inteligentes cresceu quase 12% em 2021 em comparação com 2020, de acordo com o relatório Worldwide Quarterly Smart Home Device Tracker da IDC.
A tendência também é verificada no Brasil, onde cada vez mais projetos integram o uso de tecnologias e da automação para tornar os espaços ainda mais agradáveis a quem os frequenta. Aqui, listamos 6 projetos presentes no Anuário HAUS 2022 que fazem uso de ferramentas tecnológicas para tornar as casas mais inteligentes. Confira!

Automatização total

Este apartamento, assinado pela designer de interiores Renata Fraidg, tinha o objetivo de trazer mais modernidade e aconchego aos moradores. Um dos grandes diferenciais do imóvel é a automação, presente em praticamente todos os espaços, como na iluminação, no som, na televisão e no ar-condicionado. A utilização da tecnologia consegue gerar mais praticidade, funcionalidade e conforto aos proprietários.

Piso aquecido, cortinas automatizadas

Na residência, projetada pelo escritório Nara Moraes Interiores, a parte térrea é 100% integrada, visando ser um espaço prático e aconchegante para receber as visitas. Além da integração, contribuem para isso o piso aquecido, as cortinas automatizadas e o projeto luminotécnico inteiramente em LED. Outra tecnologia que facilita o dia a dia dos moradores é o elevador.

Persiana motorizada

Este projeto, desenvolvido pela designer de interiores Bruna Justi, consiste na reforma interna de uma imobiliária, que apresentava como uma das premissas fazer com que os clientes se sintam em casa. A tecnologia aparece nas persianas motorizadas, que trazem o conforto e a praticidade para quem trabalha no local e para quem o visita.

TVs camufladas

Apartamento automatizado projetado pelo escritório Machado e Weiss Arquitetura e Interiores.
Apartamento automatizado projetado pelo escritório Machado e Weiss Arquitetura e Interiores.
A residência da youtuber, projetada pelo escritório Machado e Weiss Arquitetura e Interiores, apresentava a necessidade de ser um ambiente instagramável e adequado para a produção de conteúdos digitais da moradora. A automação está presente em praticamente todo o imóvel: iluminação, sonorização, cortinas, ar-condicionado, eletrodomésticos e sistema de piso aquecido (Hotfloor) em todo o apartamento e nas paredes do closet, que pode ser acionado por tablet, celular ou comando de voz. O apartamento também contém painéis de espelhos que se transformam em tevês por meio de tecnologia que possibilita que o equipamento apareça apenas quando estiver ligado.

Comando de voz

Este apartamento, assinado pelo escritório Rodolfo Fontana Arquitetura, teve como elemento direcionador a laje nervurada, que trouxe uma estética mais industrial ao imóvel. A iluminação do projeto foi pensada para momentos relax e de festa, e a automação completa do apartamento funciona por comando de voz.

Da iluminação ao som

Além de se propor a valorizar a vista das janelas e a misturar materiais e acabamentos leves e pesados, o projeto assinado pela arquiteta Bárbara Kubrusly para este apartamento também foi concebido para ampliar o conforto dos moradores – e visitantes – por meio do uso de ferramentas tecnológicas. Assim, usa iluminação, persianas e som ambiente totalmente automatizados.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!