Momento de acolher

Anuário Haus 2022

Aconchego, beleza e empatia compõem capa do Anuário HAUS 2022

Equipe do Anuário HAUS
25/10/2022 17:32
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Foto: Fernando Zequinão | Arte final: Bruno Loureiro PVAG

A missão para a produção editorial do Anuário HAUS 2022 era utilizar a beleza única da tapeçaria exclusiva da Botteh Handmade Rugs, marca patrocinadora da capa deste ano, unida ao conceito do morar bem. Para essa missão, HAUS convidou a produtora cultural Consuelo Cornelsen, que trabalhou com três pilares: peças surpreendentes de vários momentos do design brasileiro; a tapeçaria como obra de arte e capaz de traduzir o aconchego; e um cão, um amigo que remete à empatia e alegria, tão necessárias para a vida de todos nós.
Uma fotografia de capa em uma revista é igual às outras artes: deve ter uma dimensão de prazer e não tolerar a neutralidade. A partir dela, como uma porta que se abre, vamos viver a aventura do conteúdo. Isso deve implicar clareza e uma expressiva simplicidade para todas as circunstâncias. Para que dê certo, devemos entender o momento e revelá-lo. Pensando assim, tentei transmitir, na tapeçaria o aconchego, na iluminação o conforto, no móvel a beleza e no cão a amizade, e neste conjunto, buscar a integração com esses novos tempos.
Consuelo Cornelsen
Foram fotografadas cinco cenas com tapetes diferentes, provando que as peças conseguem transformar o mesmo espaço. Os produtos usados foram: Kilim Box Tak Multicolor (capa), uma peça artesanal, com pigmentação natural, feita à mão no Paquistão; o tapete Fish, com as carpas simbolizando prosperidade, é inteiro nodado à mão em lã sobre seda, desenvolvido no Nepal, com 150 mil pontos por m2; o Darya Red Nepal, com pelagem alta, nodado à mão, com cores quentes e tons terrosos; o Kilim Oriente, com design étnico, feito à mão em lã no Paquistão, e o Reloaded, de origem iraniana, tem como curiosidade o fato de ser uma peça produzida entre os anos 1930 e 1940 e que foi submetida a processo de descoloração e estonagem, depois tingida com pigmentos vegetais, preservando a tecelagem e os padrões orientais.
Confira abaixo a história e os detalhes das peças que estão nessa produção:

Marquesa, de Oscar e Anna Niemeyer

As curvas sinuosas da Marquesa, peça que aparece na capa, foram desenhadas em 1974 por Oscar e sua filha Anna Maria Niemeyer. Ela é uma linha ondulante desenhada no espaço. O próprio arquiteto refletiu sobre a aproximação entre arquitetura e design em artigo da revista Módulo, fundada por ele. “É interessante assinalar como a técnica da madeira prensada nos aproxima da arquitetura: a mesma possibilidade de novas formas, o mesmo empenho em reduzir a secção e simplificar o sistema construtivo.”

Poltrona Senhor, de Bernardo Figueiredo

Bernardo Figueiredo trabalhou por quase 60 anos na área do design de móveis, arquitetura, urbanismo e suas relações interdisciplinares. Sua identidade profissional sempre esteve ligada à sua espiritualidade, às praias cariocas, à bossa nova e toda efervescência cultural que acontecia na época. A Poltrona Senhor é uma peça de jacarandá maciço e precintas de couro com fivelas, parafusos de latão maciços, com um couro de alta qualidade e pluma importada. Ela foi originalmente desenhada para a sede da revista Senhor e depois produzida para uso residencial.

Luminária Bubblegum, de Marcelo Stefanivicz

Marcelo Stefanovicz é natural de Irati (PR), vive e trabalha em São Paulo. Atua com uma variedade de disciplinas: design experimental e de produto, vídeo, assemblagem, fotografia, escultura, pintura e em outros campos das artes visuais. A luminária Bubblegum surgiu a partir de memórias da infância, do cheiro doce, da rebeldia e da irreverência do chiclete mascado encontrado debaixo das mesas de estudo, em muros e nas poltronas do cinema. As peças foram produzidas em vidro soprado, com moldes grandes de dentes produzidos em cobre para fazer as marcações no cristal.

Luminária EIVA, de Leornardo Sokolivicz

Leonardo Sokolovicz é uma das referências nacionais do design artístico autoral. Traz de família o gosto pela criação e ainda na oficina do avô começou a desenvolver móveis em madeira, material que é uma marca do seu trabalho. A luminária EIVA tem cúpula de madeira, refletor de cobre fosco, tornando a iluminação sutil e indireta. O termo eiva vem de fenda, greta, rachadura e o design da peça extrai o melhor do desenho natural. É limpa, elegante e fluida e sua composição valoriza ainda mais a madeira.

Serviço

Locação e tapetes da Botteh Handmade Rugs.
• Avenida do Batel, 1.114, Batel, Curitiba.
• Telefone (41) 3527-0604.
• Instagram: @botteh_cwb.
Moldura moldurarte, em madeira trabalhada, com gesso, laqueada preto fosco da Moldura Festina.
• Rua Lodovigo Geronazzo, 1.612, Boa Vista, Curitiba.
• Telefone (41) 3257-3880 e (41) 9.9157-4090.
• Instagram: @moldurasfestina.
Poltrona Senhor, disponível na Oslo Design.
• Rua Pará, 875, Água Verde, Curitiba.
• Telefone (41) 3329-5151.
• Instagram: @oslo_design
Luminárias Bubblegum e EIVA, disponíveis na Ideally Iluminação.
• Rua General Aristides Athayde Júnior, 54, Bigorrilho, Curitiba.
• Telefone (41) 3339-1525.
• Instagram: @ideallycwb.
Participação especial da Dálmata Margot, de 6 anos.
• Tutoras: Gláucia Regina e Thais.
• Instagram: @dalmata_margot.
• Telefones (41) 9.9921-2570 e (41) 9.9983-4621.

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