Iluminação & design

Anuário Haus 2022

Luminárias com design trazem estilo e sofisticação a ambientes; inspire-se com 4 projetos

Vivian Faria, especial para HAUS
16/11/2022 15:31
Thumbnail
A iluminação pode transformar ambientes e permitir que eles se adaptem a diversas ocasiões. As peças que compõem o projeto luminotécnico, por sua vez, podem dar o tom do espaço e torná-lo mais sofisticado por meio do seu design. Uma única luminária com design pode evidenciar o gosto pessoal dos moradores, agregar requinte e servir não apenas à iluminação, mas também à decoração.
Para inspirar, separamos 4 projetos do Anuário HAUS 2022 que utilizam luminárias com design para transformar ambientes. Confira!

Geometria, cobre e quartzo

Entre as inúmeras peças utilizadas na residência projetada pela Griff Arquitetura estão os pendentes e arandelas da linha Carbonite Aura, como o utilizado sobre a mesa de jantar. Assinadas por Waldir Junior para a Aver Metais, as peças têm design geométrico e acabamento em cobre, além de contar com drusas de quartzo natural, que criam uma iluminação impactante.

Arandelas exclusivas

Na hora de reformar as áreas comuns de um edifício de mais de 30 anos, criando uma churrasqueira com cozinha integrada a um salão de festas, os profissionais da RA.w STUDIO decidiram desenhar arandelas exclusivas para o projeto. As peças, com cúpula, como se fossem abajures, foram feitas em parceria com a Duo Light.

Pendentes diferenciados

O living contemporâneo, assinado pelo escritório Juliana Maciel Arquitetura e Interiores, recebe bastante luz natural.
O living contemporâneo, assinado pelo escritório Juliana Maciel Arquitetura e Interiores, recebe bastante luz natural.
Para o projeto de living contemporâneo assinado pelo escritório Juliana Maciel Arquitetura e Interiores, as profissionais também optaram por utilizar peças diferenciadas sobre a mesa de jantar. Os pendentes, considerados um dos destaques do projeto, são da Iluminação Pianovski.

Matéria-prima centenária

A sala de refeições criada pelo arquiteto Ivan Wodzinsky para a Mostra Artefacto é composta por inúmeras peças de design, inclusive as luminárias. Destaque para os pendentes Memória pendurados sobre a mesa, do Atelier André Ferri. As peças – autorais e únicas – integram a coleção Memória, que utiliza madeiras centenárias resgatadas do telhado do Espaço Comum Luiz Estrela, edifício histórico de Belo Horizonte, que foi restaurado.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!