Festival Bom Gourmet

Arquitetura

Anuário Haus 2023

5 projetos de espaços comerciais que valorizam a experiência e o bem-estar dos clientes

Amanda Zanluca, especial para HAUS
15/12/2023 15:03
Thumbnail
Da paleta de cores aos itens decorativos, cada detalhe influencia a sensação de bem-estar que um determinado ambiente proporciona – e, consequentemente, o comportamento dos frequentadores desse espaço. É por isso que, ao projetar um estabelecimento comercial, é necessário pensar em torná-los agradáveis e funcionais para atender bem às necessidades tanto dos funcionários quanto dos clientes.
Para mostrar como usar os projetos de arquitetura e design de interiores de forma estratégica em espaços comerciais, selecionamos 5 projetos do Anuário HAUS 2023 que foram pensados para promover uma experiência positiva para quem trabalha ali e também para os consumidores. Confira!

Conceito aberto e integrado

Ao reformar este centro de estética, Gazzalle Arquitetura e Construtora integrou os ambientes para permitir contato mais próximo entre clientes e funcionários. O conceito aberto tornou os fluxos entre salão principal, consultório, copa e banheiro mais natural e dinâmico. A recepção foi pensada para ser aconchegante e convidativa.

Estilo minimalista

Para oferecer a melhor experiência possível e atrair o público mais exigente a esta loja de automóveis, Mariana Saltini Arquitetura adotou o estilo minimalista e fez do produto de venda, o carro, o protagonista do projeto. Além disso, a arquiteta utilizou outros elementos para fortalecer a marca. Para atender bem aos colaboradores, a profissional criou um espaço fluido, ergonômico e aconchegante.

Layout funcional e confortável

Idealizado pelo escritório Gazzalle Arquitetura e Construtora, o projeto da franquia da Solar Prime adaptou as paredes e distinguiu de forma suave os diferentes espaços da loja. Isso permitiu flexibilidade para adaptar as áreas para diferentes usos. Além do layout, o espaço também segue a linguagem e ergonomia com detalhes de cores, formas e texturas da marca.

Cores e decoração

Julianna Lang combinou paleta de cores e diversos elementos – como papel de parede, móveis e estruturas metálicas – para criar uma loja de roupas onde crianças e adolescentes pudessem expressar sua identidade e construir autoestima. O resultado dessa fusão entre moda e arquitetura é um espaço comercial que agrega personalidade com um ambiente lúdico e acolhedor aos frequentadores do local.

Tecnologia e iluminação 

Uma boutique de revestimentos pensada de forma inovadora e elegante é a proposta deste outro projeto da Gazzalle Arquitetura e Construtora. Ali, a integração da iluminação natural e artificial proporciona um espaço agradável e com conforto visual. Além disso, há a integração com a tecnologia, o que não apenas facilita a rotina, mas cria um ambiente exclusivo e inovador.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!