Festival Bom Gourmet

Para crianças

Anuário Haus 2023

Arquitetura lúdica: 4 projetos para espaços infantis

Bruno Zermiani, especial para HAUS
06/12/2023 14:23
Thumbnail
Projetar espaços que serão usados majoritariamente por crianças exige que o arquiteto consiga, pelo menos por um momento, enxergar o mundo novamente com um olhar infantil. Só assim é possível ter as ideais necessárias para desenvolver quartos, brinquedotecas e outros locais que sejam ao mesmo tempo funcionais e encantadores para os pequenos.
Confira quatro exemplos de projetos feitos especialmente para estimular a imaginação infantil presentes no Anuário HAUS 2023.

Paredes que contam histórias

Projetado por Mariana Saltini, o quarto conta a história da arca de Noé com um papel de parede autoral da Sonhos de Ninar e um beliche que representa a chegada dos animais à arca. A parede oposta mostra o arco-íris que apareceu depois do dilúvio, com destaque para o painel feito em MDF da Eucatex.

Homenagem personalizada

O quarto Natan é uma homenagem ao neto da arquiteta Nonnie Fenianos. O espaço faz alusão à história de Jonas e sua aventura no fundo do mar, dentro de um grande peixe. O espaço recebeu chapas de BP (tipo de revestimento) e um adesivo personalizado no chão e na parede.

Reimaginando histórias

Contar e recontar histórias. Bruna Justi reinterpreta a luta do personagem bíblico Davi contra um leão e um urso para proteger suas ovelhas. Aqui, o urso é um urso polar; o leão, um leão marinho; e as ovelhas viram um peixe. A designer brincou com o azul, o branco e formas orgânicas.

Organização e diversão

Uma brinquedoteca precisa de organização. Nesta, projetada por Julianna Lang, um grande painel deslizante foi criado para que o espaço possa ser fechado quando necessário. Os móveis também foram projetados para manter os brinquedos à mão dos pequenos de maneira organizada.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!