Festival Bom Gourmet

Primeira impressão

Anuário Haus 2023

Fachadas conferem personalidade às residências; inspire-se com 5 projetos

Bruno Zermiani, especial para HAUS
18/12/2023 12:52
Thumbnail
O estilo de um projeto arquitetônico residencial é evidenciado pela sua fachada. Ela não é apenas a primeira impressão que uma casa deixa, mas também parte fundamental do planejamento, revelando soluções, estilo e personalidade do projeto de arquitetura e de seus moradores.
Confira 5 projetos do Anuário HAUS 2023 com que têm distintas propostas de fachadas como destaque:

Entrada marcante

Réguas e colunas em concreto aparente se destacam na fachada da casa projetada pela FS Arquitetura. A porta principal em madeira ripada marca a entrada da casa e contrasta com o volume dos perfis de alumínio na cor grafite do ático. As esquadrias pretas, por sua vez, trazem toque de modernidade à fachada.

Sofisticação de dentro para fora

Para complementar o estilo moderno e sofisticado do sobrado projetado pela OneTip Arquitetura, a fachada tem linhas retas, abertura em vidro, iluminação de destaque, tons de cinza e pedras aparentes.

Encanto à primeira vista

Uma fachada imponente dá o tom do projeto de Amir Shafa e Licyane Cordeiro. O destaque está na pintura, feita com material que garante durabilidade e acabamento de qualidade, eliminando a necessidade de manutenção constante.

Caminhos da luz

Uma fachada também pode ser pensada com criatividade para explorar a iluminação. O muxarabi metálico projetado pela Arquitetare traz elegância e cria um belo e suave jogo de luzes e sombras nos espaços internos da residência.

Aproveitando o terreno

Desenvolvida a partir da topografia natural de um terreno em aclive, a casa em três níveis projetada pela Valliatti Patrão Arquitetura tem em sua fachada beirais largos, volumes sobrepostos revestidos em pedra, embasamento solto, esquadrias amplas e brises que se abrem e fecham, formando um conjunto imponente e moderno.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!