Festival Bom Gourmet

Para reunir família e amigos

Anuário Haus 2023

Integração, conforto e foco no lazer norteiam projetos arquitetônicos de espaços para receber

Amanda Zanluca, especial para HAUS
12/12/2023 17:55
Thumbnail

Área externa integrada garante mais espaço para convívio social e harmonia entre ambientes. | Marcelo Stammer

Não é de hoje que as áreas sociais voltadas para reunir a família ou receber os amigos são consideradas pontos importantes nos projetos de arquitetura e interiores. Mas, desde a pandemia, o olhar para elas tem sido mais atencioso e criativo.
De um lado, alguns buscam incorporar a elas recursos para ampliar as possibilidade de lazer. Do outro, estão os que querem tornar esses espaços cada vez mais aconchegantes. Para exemplificar tais possibilidades, selecionamos 4 projetos do Anuário HAUS 2023 que valorizam os espaços para receber e transformam a experiência de convivência e lazer. Confira!

Palco privado

No projeto "Oásis Urbano", de Renata Fraidg, a área de lazer inclui vários espaços exclusivos pensados para os momentos de celebração com família ou amigos. O grande destaque é o palco para shows privados, projetado com acabamentos em marcenaria de alta qualidade, resultando em uma verdadeira experiência de luxo.

Harmonia de elementos

Neste outro projeto, também de Renata Fraidg, o espaço para receber visitas fica no andar superior da cobertura, que reúne elementos naturais, tecnologia e móveis de alta qualidade. Também há uma área externa, composta por um espaço de convivência elegante com lounge e spa, que complementa o ambiente e proporciona diversão ao ar livre.

Ambientes integrados

Ao integrar a sala de jantar, o living, a sala da lareira e a cozinha de uma casa, Carolina Reis criou um amplo espaço para a família ter um convívio de muita harmonia. Além do andar social, que se tornou o local preferido para reuniões familiares, há o andar destinado a festas e encontros. Ali se destaca o espaço gourmet com mesa de jantar e um canto de relaxamento com parede verde.

Protagonistas da casa

Esta residência se destaca por seus espaços de convivência, que além de serem o coração da casa, são o convite perfeito para receber convidados. Idealizada por Soraya Surdi, conta com uma área gourmet integrada ao quintal e à piscina por meio de grandes portas de vidro. Duas lareiras (interna e externa) complementam o espaço.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!