Festival Bom Gourmet

Arquitetura de interiores

Anuário Haus 2023

Mobiliário solto e peças assinadas agregam valor e personalidade a ambientes

Amanda Zanluca, especial para HAUS
08/12/2023 10:56
Thumbnail
Se móveis sob medida são essenciais para garantir uso funcional do espaço onde estão, peças soltas e assinadas contribuem para tornar os ambientes mais exclusivos e cheios de personalidade. Isso porque possuem como características a originalidade, a criatividade e o valor artístico e cultural, o que permite criar espaços diferenciados que expressem a estética desejada.
Para mostrar como o mobiliário solto e peças de design assinado fazem a diferença em um espaço, apresentamos como são apresentados em seis projetos de interiores presentes no Anuário HAUS 2023. Confira e inspire-se!

Cultural e artístico

Ao reformar este apartamento para um morador de grande repertório cultural e artístico, Erick Mizushima Arquitetura incluiu obras de arte e mobiliário de artistas e designers brasileiros. Esses elementos com cores mais vibrantes harmonizam com a paleta de cores escolhida. Além disso, há também peças decorativas e tecidos com muita textura que valorizam ainda mais o projeto e agregam valor estético ao ambiente.

Mobiliário e iluminação

Jayme Bernardo Arquitetos optou por mobiliar um apartamento decorado com itens sofisticados da Artefacto, como a mesa de jantar Halston, o sofá Eos e a poltrona Pollux. Além disso, incluiu no projeto obras de arte e objetos decorativos que trazem pontos de cor ao espaço. Assim como os móveis, peças de iluminação especiais complementam e valorizam o ambiente.

Peças soltas e exclusivas 

Para criar um ambiente com estética refinada, o Estúdio Elmor utiliza em seu projeto diversas peças com design contemporâneo e sofisticado, além de revestimentos e materiais nobres. Na sala de estar e jantar destacam-se a poltrona, cadeiras, lustre e outros elementos que compõem a decoração. A combinação de peças exclusivas e bem elaboradas ressalta a personalidade e o estilo dos moradores.

Coleção Alcheme

Neste ambiente, Patricia Anastassiadis destaca peças de sua nova coleção para a Artefacto – a Alcheme, inspirada na alquimia. O espaço traz a requintada combinação entre a mesa de jantar Versa na cor vermelha, a cadeira Lille e o buffet Ether. Ali, há também outros objetos decorativos, como obras de arte, luminária e uma planta, criando uma composição harmônica.

Integração do design nacional e internacional

Nesta casa projetada pela NJ+ Arquitetos, o destaque está na harmonia de peças nacionais e na cultura de outros países. A residência segue um estilo clássico e conta com diversos elementos, como sofá, mesa de centro, poltrona, luminárias e esculturas que integram arte, arquitetura e mobiliário brasileiro em um encaixe perfeito para criar um ambiente harmonioso e único.

Luxo náutico

Carla Guilhem assina a coleção Essenza para a Artefacto Beach & Country com peças inspiradas no universo náutico e no luxo dos superiates. Destacam-se os móveis da linha See, que incluem chaise, puff, sofá e banco na cor champanhe. As peças chamam a atenção pelo design que segue linhas futuristas e detalhes em fibra, material que contribui para o requinte e sofisticação do ambiente.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!