Festival Bom Gourmet

Acima de 3 metros

Anuário Haus 2023

Pé-direito alto potencializa bem-estar e conforto nos ambientes; inspire-se com 5 projetos de interiores

Vivian Faria, especial para HAUS
21/12/2023 19:13
Thumbnail
Comuns no passado, os pés-direitos altos – aqueles que ultrapassam os 3 metros de altura – voltam a aparecer com mais frequência em projetos de diversos tipos. Não é à toa: eles contribuem – e muito – para que as pessoas se sintam bem em espaços, tanto pela amplitude quanto porque permitem melhor ventilação, iluminação e conforto ambiental.
Além disso, podem ser importantes aliados na hora de pensar espaços comerciais, pois permitem que produtos sejam destacados.
Para inspirar quem deseja incorporar os pés-direitos altos em futuros projetos, selecionamos 5 propostas do Anuário HAUS 2023:

Área social mais ampla

Na Casa 11, o pé-direito duplo amplia a área social integrada, principalmente o living e o ambiente voltado para refeições. Também permite maior ventilação e iluminação, já que a interface com o ambiente externo é feita por grandes aberturas em vidro. No projeto assinado pelo Ra.w Studio, cortinas garantem o controle da iluminação e a privacidade. O forte uso da madeira no espaço traz textura e faz um contraponto ao vazio branco do pé-direito.

Produtos em destaque

Em espaços comerciais, o pé-direito duplo contribui para destacar os produtos. É o caso da boutique de revestimentos Gazzalle Evolve, assinada pelo escritório Gazzalle Arquitetura e Construtora.

Valorização pelo revestimento

No projeto assinado por Julianna Lang, o pé-direito duplo também aparece na área social, criando uma ampla sala de estar. Ali, ele é valorizado não apenas pelas amplas aberturas em vidro, que permitem boa iluminação e ventilação naturais, mas também pelo revestimento cimentício da lareira, que vai do chão ao teto.

Pé-direito alto + verde

No projeto assinado por Janaina Bazzo para a expansão de uma startup, o pé-direito amplo é associado a um jardim vertical e a vasos e plantas pendentes para ampliar a conexão com a natureza e o bem-estar.

Amplas aberturas para o exterior

Aliado a generosas janelas com vista para a copa das árvores, o pé-direito mais alto do que padrão permite maior integração com a natureza. Além disso, amplia as possibilidades para o projeto de interiores, tendo servido como ponto de partida para NJ+ Arquitetos criar ambientes funcionais, elegantes e ricos em referências de arte, literatura e história.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!