Festival Bom Gourmet

Espaços para trabalhar

Anuário Haus 2023

Projetos de escritórios miram funcionalidade, produtividade e bem-estar

Bruno Zermiani, especial para HAUS
30/11/2023 13:23
Thumbnail
A pandemia mudou nosso modelo de trabalho e aprofundou a compreensão sobre a influência dos ambiente sobre o nosso bem-estar. Com isso, o home office e os espaços colaborativos ganharam relevância, ao mesmo tempo em que ambientes voltados para o trabalho passaram a incorporar conceitos como biofilia e neuroarquitetura para melhorar a experiência e até a produtividade de trabalhadores.
Confira 7 projetos de espaços de trabalho que são frutos desse novo momento e que estão presentes no Anuário HAUS 2023!

Cores e luzes naturais

Os destaques da nova sede da Addiante, projetada por Maiara Faria, são a biofilia e a neuroarquitetura, utilizadas para criar ambientes espaçosos, aconchegantes, produtivos e confortáveis. A iluminação natural, o conjunto de cores, a vegetação e os espaços de descompressão têm impacto direto na saúde e no bem-estar dos funcionários.

Mistura que funciona

Ambientes integrados em um elegante mix arquitetônico. Cinandra Geremia projetou seu novo escritório para ilustrar sua personalidade profissional e mostrar que a mistura de materiais e estilos diferentes, e até mesmo opostos, pode funcionar muito bem se apresentada de maneira adequada.

Home office gatificado

O home office pode ser o espaço mais utilizado da casa — tanto pelos moradores quanto pelos seus pets. Aqui, o Studio Cinco projetou um ambiente pensado para ser um local de trabalho eficiente e confortável, além de proporcionar momentos de convivência entre a tutora e sua gata.

A importância da colaboração

O coworking be.Hive, projetado por Luize Andreazza, é todo pensado para promover conexões, produtividade e bem-estar em áreas de convivência e descanso. O design biofílico, em alta, traz cores e padrões que remetem à natureza. O ponto fundamental é a área de interação central, que favorece a troca de experiências, ideias e conhecimento.

Escritório em casa

A decoradora Romy Schneider coloca todo o seu talento e experiência para tornar seu escritório um reflexo do seu trabalho. Os espelhos, móveis, papéis de parede e outros elementos compõem um ambiente de trabalho único e criativo.

Aproveitamento ideal do espaço

Cleusa de Souza cria aqui um escritório ao mesmo tempo aberto e com espaço para a privacidade. A utilização de elementos como MDF, vidros espelhados e iluminação conferem elegância, enquanto ideias criativas, como o uso de cadeiras tanto para a mesa de reuniões quanto para a estação de trabalho, dão dinamismo ao espaço.

Vista para a piscina

Que tal um home office que permita um pulinho na piscina para aliviar o estresse? Essa pool house projetada pelo Studio 45 tem essa como uma de suas funcionalidades. Além de servir como espaço para receber confraternizações, a área funciona para os dias de trabalho em casa.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!