Festival Bom Gourmet

Biofilia

Anuário Haus 2023

Projetos de interiores priorizam a madeira para trazer elementos naturais para dentro de casa

Bruno Zermiani, especial para HAUS
08/12/2023 10:57
Thumbnail
A conexão com a natureza tem sido cada vez mais buscada em projetos de arquitetura e interiores e, nesse cenário, um elemento ganha espaço de destaque: a madeira, com suas cores e padrões naturais. Painéis, chapas, pisos e móveis de madeira vêm, cada vez mais, se tornando o centro das atenções em muitos espaços, tornando-os mais aconchegantes, atemporais e vivos.
Confira cinco projetos do Anuário HAUS 2023 em que arquitetos, decoradores e designer de interiores utilizaram a madeira de maneira criativa para trazer um "toque de natureza" a seus projetos:

Aconchego natural

Lâminas naturais de madeira dão todo o charme aos painéis da sala nesse projeto de Carolina Dallagrana. Ao compor e contrastar com os móveis, quadros e eletrônicos, oferece o aconchego buscado para o ambiente.

Contraste marcante

O uso massivo da madeira pelo RA.w Studio em móveis, paredes e teto de uma casa projetada para uma família traz textura, além de fazer um belo contraponto ao pé-direito duplo da residência, contrastando com o branco e outras cores claras.

Destaque do ambiente

A madeira é protagonista em praticamente todos os cantos desse projeto da Suite Arquitetos — do painel da sala aos móveis, passando pela escada e pela bancada da cozinha, dando uma ideia de continuidade e integração.

Elegância e relaxamento

A madeira também relaxa – nada melhor para um consultório que busca promover um processo de cura em todos os seus ambientes. Os painéis, móveis e estantes do projeto assinado por Jorge Elmor contribuem para a sensação de bem-estar através de sua delicadeza e elegância.

Tradição e inovação

O contraste entre o preto dos eletrodomésticos e da bancada e os tons quentes da madeira na cozinha projetada por Alexandre Rousset cria um ambiente único com referências antigas e novos elementos, resultando em um espaço confortável, que prioriza o bem-estar e a inovação.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!