Festival Bom Gourmet

Biofilia

Anuário Haus 2023

Vegetação natural ganha protagonismo em ambientes residenciais e corporativos

Bruno Zermiani, especial para HAUS
14/12/2023 19:33
Thumbnail
Assim como madeira, pedras e outros elementos naturais, plantas têm sido muito utilizadas para dar um ar biofílico a projetos arquitetônicos. Mais do que em pequenos vasos decorativos, elas aparecem cada vez mais integradas aos projetos e, muitas vezes, tornam-se protagonistas nos ambientes.
Confira quatro exemplos de projetos do Anuário HAUS 2023 que utilizam a vegetação a seu favor:

Vida em todos os ambientes

A vegetação permanente projetada por Nara Moraes e Iole Demarchi permite que todos os ambientes da residência tenham um toque de vida. Um exemplo está nos painéis verdes da sala de jantar, complementando com elegância o espaço gourmet.

Bem-estar no trabalho

Maiara Faria projetou a sede de uma empresa pensando no bem-estar dos trabalhadores em primeiro lugar. A vegetação natural está no lustre, nas paredes e até no teto, dando ao local um ar de frescor.

Elegância natural

Janaina Marques propõe uma fusão do moderno com a natureza, resultando em um ambiente exuberante, acolhedor e inspirador. Para isso, insere no living uma parede verde que fica próxima a um balanço, criando um espaço perfeito para o relaxamento.

Recepção verde

É impossível ver a entrada da casa projetada por Paolla Uaska e não se encantar com o belíssimo jardim vertical logo ao lado da porta, dando as boas-vindas a quem entra. Na parte de dentro, um jardim está conectado à casa, dando ainda mais vivacidade ao ambiente.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!