Portfólio HAUS

Arquitetura

6 projetos de bares, restaurantes e cafés que se destacam pela arquitetura e decoração

Luan Galani
11/02/2021 13:00
Thumbnail

Cervejaria Über Ale Taphouse, projetada por Arthur Calliari Arquitetos. | Matheus Kaplun

Além de alimentos e bebidas de qualidade, empreendimentos comerciais, como cafeterias, bares e restaurantes, também se preocupam em oferecer espaços convidativos e atraentes. Uma vez que o que o cliente procura é cada vez mais uma experiência única, o que contempla também a arquitetura e a decoração.

Go Coffee + Stro + Smash!

O arquiteto André Henning é uma das principais vozes curitibanas quando o assunto é projetos de arquitetura e decoração de empreendimentos gastronômicos. Um dos mais recentes é a reforma completa de um ambiente com 138 m², com o objetivo de unir duas marcas já consagradas de franquia: Go Coffee e Smash!, com a novidade STRO.
Os ambientes deveriam ter entradas unitárias, mas integração interna. Três espaços que se contrastam e complementam num jogo de cores e conceitos.
A Go Coffee foi pensada para ser um café de passagem, um espaço para quem tem uma rotina agitada, mas não abre mão das pequenas pausas e prazeres cotidianos. Os contrastes de cores entre o verde, o preto, branco e elementos naturais trazem um refúgio no meio da cidade.
A hamburgueria SMASH! tem o visual urbano com personalidade forte. O graffiti em toda sua fachada e as luzes criam um jogo de formas. A ideia para o restaurante STRO foi trazer um ambiente que remetesse à Rússia, país de origem do strogonoff, em cores e materiais, com acabamentos monolíticos, como porcelanato com imitação de pedras, papel de parede em couro, marcenaria em tons terrosos e serralheria.

Coffee Box

A pequena cafeteria Coffee Box, no Centro de Curitiba, foi laureada com a 1ª edição do Prêmio Lusófono de Arquitetura e Design de Interiores, de melhor design de exteriores e interiores de comércio de pequena dimensão de todos os países de língua portuguesa do mundo no ano de 2020. A autoria é do arquiteto curitibano Givago Ferentz, do escritório Givago Ferentz Arquitetos.
A cafeteria de grab and go foi concebida sobre um conceito de decoração urbana, bastante jovial e tecnológica, com iluminação RGB e espelhos infinitos de LED. "O partido para o projeto veio através de seu nome, remetendo a uma caixa e à energia, onde uma das principais ideias era o desenvolvimento de um espaço compacto que gere experiência dinâmica e ousada, sem abandonar o funcional", explica o arquiteto na descrição oficial do projeto.

Über Ale Taphouse

A cervejaria Über Ale Taphouse foi projetada por Arthur Calliari Arquitetos. A identidade do empreendimento é uma fusão dos conceitos ‘punk rock’ e ‘ska music’, com um design contemporâneo.
Na arquitetura interna, as torneiras de chope foram projetadas para serem protagonistas, emolduradas e cercadas pelo balcão de atendimento. A identidade ‘rocker’ é ressaltada com elementos como as capas de álbuns de CDs no balcão, os desenhos temáticos em giz, o piso quadriculado em preto e branco e os pendentes em estilo industrial.

Euro Bistrô

A designer de interiores Daiane Moraes reformou 703 m² do Euro Bistrô, um restaurante especializado em vinhos. Além de investir na integração e conforto dos espaços, ela refez a cozinha industrial para receber o chef italiano que comanda o empreendimento. A proposta inclui uma área para eventos, happy hour e degustação de vinhos com quatro wine stations, alinhados com uma loja-franquia da Vinho&Ponto.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!