Prêmio Pritzker 2023

Arquitetura

“A arquitetura deve ser vigorosa e reconfortante”, afirma vencedor do Pritzker 2023 David Chipperfield

Fernanda Massarotto, especial para HAUS
14/03/2023 17:18
Thumbnail

Arquiteto britânico foi escolhido pelo júri do Prêmio Pritzker 2023 | Tom Welsh/Divulgação

Um prêmio merecido e tardio. Sir David Chipperfield, 69 anos, foi contemplado com o Prêmio Pritzker de Arquitetura, no último dia 7 de março. O arquiteto inglês que restaurou e reinventou a Procuratie Vecchie de Veneza (2022) e projetou a Simon Galerie de Berlim, a Royal Academy of Art em Londres e o Neues Museum de Berlim é aclamado pelo seu compromisso com uma arquitetura de presença cívica discreta, mas transformadora. Enquanto aguarda a cerimônia de entrega da medalha com a escrita "firmness, commodity, delight", em maio próximo, em Atenas, na Grécia, o arquiteto falou com exclusividade à HAUS sobre o prêmio e o legado de seu escritório em Londres.
A sua visão em relação à arquitetura demonstra um grande respeito cívico que chega até a superar a sua extrema criatividade como profissional. Os seus projetos são sóbrios, mas inovadores. Como descreveria a "sua" visão do que é a arquitetura by David Chipperfield?
Penso que minha abordagem em relação à arquitetura não deve ser definida por um estilo particular ou pela minha identidade visual, mas sim pela adequação da mesma ao ambiente e pela qualidade e experiência ao longo dos anos. No nosso escritório, temos muito cuidado para entender o contexto único e as oportunidades dos projetos, sempre buscando aprimorar o que existe, em vez de oferecer novidades ou excentricidades. Nossa abordagem se baseia na criação de um processo de design forte e colaborativo que desenvolvemos através da resposta a perguntas oportunas.
Em última análise, acho que a arquitetura deve ser vigorosa e reconfortante, proporcionando ambientes adequados para a vida quotidiana, aprimorando, e jamais se tornando o centro de todas as atenções. A arquitetura deve ficar em segundo plano. O que deve prevalecer é a qualidade de vida de quem dela desfruta.
Um de seus projetos mais recentes foi a reforma do edifício Procuratie Vecchie, em Veneza.
Um de seus projetos mais recentes foi a reforma do edifício Procuratie Vecchie, em Veneza.
Na sua opinião, qual será o futuro da arquitetura em relação a certas questões como: crescimento urbano, impacto das mudanças climáticas, desenvolvimento de novos sistemas de transporte e evolução de novas tecnologias?
O futuro da arquitetura e sua relevância social depende do seu próprio comprometimento em relação a estas questões. Para isso, devemos estabelecer um criterioso planejamento urbano e nos envolver profundamente com os processos de planejamento. Não devemos abordar a questão fundamental de nossos tempos por meio de projetos individuais, mas sim criando uma estrutura coerente que leve em consideração nossa contribuição coletiva.
Legado: como quer ser lembrado?
É difícil quantificar meu legado ao número de projetos realizados mas gostaria que o trabalho do meu escritório de arquitetura fosse lembrado pelo processo colaborativo através do qual foi criado. Nossas experiências em obras como o Neues Museum e a Neue Nationalgalerie, em Berlim, foram particularmente especiais, pois ambos são edifícios com muita história e significado. Também tivemos a sorte de trabalhar em muitos lugares ao redor do mundo, na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia. Tenho muito orgulho de todas as ações da minha fundação sem fins lucrativos, a Fundación RIA, na Galícia, na Espanha, que contribui para definir estratégias de desenvolvimento sustentável.
Royal Academy of Arts Masterplan
Royal Academy of Arts Masterplan

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!