Arquitetura

A escolha da janela

Daniel Batistella, especial para a Gazeta do Povo
02/08/2012 03:22
Thumbnail

Porta janela: luminosidade e arejamento máximos integram os ambientes | GAZETA

Suas principais funções são iluminar, ventilar, proteger e manter o ambiente temperado e agradável. A escolha das janelas parece algo simples, mas quem está construindo ou reformando a residência sabe: há muitos tipos de esquadrias, tanto com relação ao tipo de abertura quanto ao material de fabricação.
Por isso, antes de optar é necessário pensar qual será seu uso principal, explica Monique Kahale, arquiteta da Balaroti. “Deve-se pensar muito bem o que se espera de cada janela, sem esquecer do lado estético, de acordo com o gosto do cliente”, diz.
Prontas ou sob medida, todas elas pedem alguns cuidados com a instalação e manutenção, que variam de acordo com o material usado. As de alumínio, por exemplo, devem ser retiradas da embalagem somente quando o acabamento das paredes estiver pronto, pois o cimento mancha o material, explica Pedro Druziki Jr., arquiteto parceiro da construtora Baggio. “Facilidade de manutenção é um dos pontos fortes do material, que pode ser limpo apenas com água e sabão neutro, evitando-se produtos abrasivos e ácidos”, diz.
As de madeira pedem mão de obra especializada e peças tratadas e protegidas com cupinicida e selador antes da instalação, além de empenho e cuidados redobrados na hora da manutenção, principalmente quando expostas ao sol e à chuva. “Acabamentos com verniz, stain e tinta esmalte embelezam e resguardam a madeira, mas é preciso reaplicá-los sempre”, conta Druziki Jr. Já as de PVC têm manutenção simples e isolamento termoacústico como vantagens, além de não propagarem chamas e não oxidarem quando em contato com cimento, cal e gesso. “Em contrapartida, não aceitam pintura e o preço é ainda mais alto que a madeira e o alumínio”, explica.
A mão de obra cuidadosa na hora de instalar qualquer um desses modelos é fundamental desde o início do projeto até a colocação da janela, ressalta a arquiteta Daniela Barranco Omairi. “A instalação incorreta pode colocar em risco a eficiência da janela”, diz. Cada modelo de janela exige um tipo de ferragem específica, mas, em geral, elas necessitam de dobradiças, fechos, corrediças, fechaduras, ganchos, rodízios, puxadores, travas e trincos.
E caso seja necessária a troca do modelo ou material da janela, não existe restrição. “Desde que a abertura seja trabalhada e apropriada para o novo tipo de esquadria, não há problemas”, explica Monique.
Serviço:
• Daniela Barranco Omairi, (41) 3019-9090.
Balaroti, fone (41) 3035-8080.
Construtora Baggio, (41) 3025-6111.
Pedro Druziki Jr., (41) 3032-2562.

Janelas

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!