Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Antes e depois de reforma de apartamento modernista de 1954 em Curitiba pela arquiteta Flavia Noronha.
Antes e depois de reforma de apartamento modernista de 1954 em Curitiba pela arquiteta Flavia Noronha.| Foto: Divulgação

Um apartamento pequeno com todos os acabamentos originais de 1954 foi adquirido por um cliente solteiro no Edifício Imperador, um dos ícones do Centro de Curitiba. A reforma necessária da unidade de 53 m² ficou sob responsabilidade da arquiteta Flavia Gadotti Noronha, que deixou o apartamento com a cara do cliente, que adora arte e música, que gostaria de espaço para receber amigos, que precisava de um home office bem pensado e que não gosta de modismos na decoração.

Conheça o Portfólio HAUS: vitrine definitiva de projetos

Flavia explica que algumas características únicas do apartamento foram mantidas, como o pé-direito avantajado de 2,94 metros, as esquadrias originais, o piso de madeira em taco de imbuia e duas luminárias da época, uma no hall e outra na área de serviço.

Antes e depois de reforma de apartamento de 53 m².
Antes e depois de reforma de apartamento de 53 m².| Divulgação

Toda a rede elétrica e o sistema hidráulico do apartamento precisaram ser trocados. O piso original da cozinha em mosaico veneziano era lindíssimo, mas estava muito avariado e não havia possibilidade de recuperação. A arquiteta decidiu por substituir o mosaico por um porcelanato cinza fosco (80 x 80 cm), com uma interpretação bem similar ao visual do cimento queimado. E a parede que dividia a cozinha do estar foi derrubada. Todos os ambientes foram integrados.

Antes e depois da área da cozinha, que foi integrada aos outros espaços sociais.
Antes e depois da área da cozinha, que foi integrada aos outros espaços sociais.| Divulgação

Como o cliente ressaltou no briefing, ele gostaria de soluções atemporais, sem modismos da decoração. Por isso Flavia optou por explorar o azul marinho, o terracota, o branco e o cinza. Na cozinha e nas outras áreas sociais, predomínio de amadeirados claros. No banheiro, a parede principal do box foi revestida por um acabamento acetinado geométrico neutro.

Antes e depois do banheiro do apartamento.
Antes e depois do banheiro do apartamento.| Divulgação

O quarto principal tem cerca de 15 m² e foi lá que morador e arquiteta decidiram instalar também o home office. No lugar de um guarda-roupa antigo sob medida, o lugar virou espaço de trabalho com uma grande bancada e prateleira para livros. Toda a marcenaria foi desenhada pela arquiteta para o projeto.

Na iluminação, além das duas luminárias da época, ela foi pensada para ser essencialmente em trilhos. E nas janelas, para não mudar a fachada do prédio modernista, a arquiteta apenas fez um retrabalho de vedação e reajuste das esquadrias.

Antes e depois da área do home office no quarto.
Antes e depois da área do home office no quarto.| Divulgação

Veja mais fotos da reforma no Edifício Imperador:

Quarto do apartamento também foi reformado.
Quarto do apartamento também foi reformado.| Divulgação
Detalhe da cozinha após a reforma.
Detalhe da cozinha após a reforma.| Divulgação
Outro ângulo da cozinha e da área de jantar.
Outro ângulo da cozinha e da área de jantar.| Divulgação
Obras de arte de Cintia Ribas são destaques na área social.
Obras de arte de Cintia Ribas são destaques na área social.| Divulgação
Detalhe do estar e de toda a profundidade da área social.
Detalhe do estar e de toda a profundidade da área social.| Divulgação
2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]